Guia definitivo do Market Share: entenda o que é e como calcular

Descubra o Market Share e como ele é importante para o seu negócio. Entenda o conceito e aprenda a calcular agora mesmo!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O market share da sua empresa é importante para saber como ela está se destacando no mercado. É uma informação que vale a pena se atentar, especialmente quando se trata de construir uma boa reputação e atrair investidores.

Basicamente, o market share é uma medida que mostra a participação da empresa em relação ao total de vendas do mercado. Desse modo, é uma forma de analisar o desempenho e comparar com os concorrentes. Continue lendo o artigo para entender melhor!

Banner Teste grátis agora top

O que é Market Share?

Market share, ou parte do mercado, é um termo em inglês que se refere à porção do mercado que uma empresa possui. Corresponde à parcela das vendas totais do setor que a empresa é responsável, indicando o tamanho e sua influência no mercado.

O market share está diretamente ligado ao valor da marca. Se uma empresa tem uma parcela significativa do mercado, isso significa que se destaca em relação aos seus concorrentes.

Esse indicador pode ser analisado de duas maneiras diferentes: em termos de valor e volume de vendas.

Para calcular o market share em valor, é necessário considerar o valor total das vendas da empresa em seu setor. Já o market share em volume considera a quantidade de produtos vendidos, não apenas o valor.

Por exemplo, uma empresa pode ter um alto valor de vendas, mas vender uma quantidade reduzida de produtos.

Para compreender a fatia de mercado de uma empresa e o que isso representa, é importante analisar o setor em que ela atua.

Por que o market share é tão importante?

Quando um negócio consegue conquistar uma fatia relevante do mercado, isso mostra que está competindo em alto nível.

Conforme o setor de mercado em que uma empresa atua também cresce, o market share dela terá um impacto direto na sua receita.

Portanto, um negócio que investe em aumentar sua fatia de mercado ganha tanto em valor de marca quanto em performance financeira, se destacando da concorrência.

Existem empresas especializadas em pesquisas de mercado que fornecem dados sobre o market share, e é através delas que os investidores têm acesso às informações para análise.

Outro ponto que ressalta sua importância é que essa métrica permite à empresa avaliar o desempenho de produtos específicos.

Quais são os elementos que compõem o market share?

O market share é composto por diversos elementos que definem a participação de uma empresa em um determinado mercado. Estes são os principais componentes:

  • Vendas: a receita total gerada pela empresa e o número de unidades vendidas em um período específico.
  • Clientes: o total de clientes que compraram da empresa em um determinado período e a sua base de clientes.
  • Receita: o valor total e o valor por cliente, ou seja, a quantia de dinheiro que a empresa recebeu em um período e a média de recursos recebidos de cada cliente.
  • Mercado: o tamanho do mercado e o seu crescimento, considerando as vendas ou receita total de todas as empresas e a taxa de crescimento desse mercado.
  • Concorrência: a participação de mercado dos concorrentes e as estratégias que estão sendo utilizadas por eles para aumentar a sua fatia de mercado.
  • Marca e reputação: a força da marca e a reputação da empresa em termos de confiabilidade, qualidade e atendimento ao cliente.
  • Inovação: a capacidade da empresa de desenvolver novos produtos, serviços e processos.
  • Marketing e vendas: a eficácia das estratégias de marketing e vendas da empresa.

Como calcular o Market Share de um negócio?

Primeiramente, você deve selecionar o período que será analisado, que pode ser um mês, seis meses ou dois anos, por exemplo. Depois disso, reúna os dados de quantidade e valores de venda durante o tempo selecionado.

Identifique os pontos-chave, como o produto, a região e o tipo de cliente. Isso vai te ajudar a entender com quem você está competindo. Também é importante escolher um período específico, seja mensal, semestral ou anual, para fazer o cálculo.

Você pode usar a regra de 3, metodologia matemática simples que pode ser aplicada de diferentes maneiras.

Volume de vendas

Para isso, basta pegar as vendas realizadas em um determinado período e dividir pelo total. Isso inclui as suas vendas e as dos seus concorrentes no mesmo período.

Por exemplo, se você vendeu 1.000 unidades do seu produto e o total de vendas (incluindo as suas) foi de 4.000 unidades, o seu market share será de 25%.

4.000 = 100%

1.000 = X

1000 × 100 = 100.000 ÷ 4.000 = 25%

Número de clientes

Nesse caso, basta pegar o número de clientes que você conquistou e dividir pelo total de potenciais compradores do seu mercado.

Por exemplo, se você tem 120 clientes por mês no seu negócio, e existem 800 pessoas que poderiam ser seus clientes, o seu market share será de 15%.

800 = 100%

120 = X

120 × 100 = 12.000 ÷ 800 = 15%

Faturamento

Nele, se compara o valor que você faturou com o total faturado pelo seu mercado no mesmo período.

Por exemplo, se os seus concorrentes faturaram R$ 500 mil, mas você faturou apenas R$ 50 mil, a sua participação no mercado será de 10%.

500.000 = 100%

50.000 = X

50.000 × 100 = 5.000.000 ÷ 500.000 = 10%

Valor de mercado

Você também pode calcular a posição da sua marca em relação ao valor de mercado. Digamos que um segmento com 10 empresas, incluindo a sua, valha R$ 10 milhões, e a sua marca valha R$ 2 milhões. Aqui, a conta fica mais simples do que as anteriores.

2.000.000 ÷ 10.000.000 = 0,2 × 100 = 20%

4 estratégias para aumentar o Market Share da sua empresa

Existem várias maneiras de melhorar sua posição no mercado e aumentar suas vendas.

Dessa forma, uma pesquisa de mercado é fundamental, pois fornece dados completos sobre o seu segmento. Confira algumas estratégias:

Desenvolva uma estratégia de Marketing Digital

O marketing digital permite que você promova sua marca ou produto online e alcance um grande público. Com o crescimento da internet, as pessoas estão cada vez mais comprando produtos online.

Assim, você pode aproveitar essa oportunidade para aumentar a visibilidade do seu negócio, se conectar diretamente com seu público-alvo e vender online. O primeiro passo é entender quem são seus potenciais consumidores.

Descubra quais redes sociais eles usam, se estão acostumados a comprar online e como seus produtos podem resolver seus problemas. Com essas informações, implemente ações de marketing e crie conteúdo que chame a atenção deles.

Invista em novos canais de venda

Ter mais de um canal de venda, como uma loja online, é uma oportunidade de expandir o market share. Isso permite prospectar mais clientes e ampliar a região geográfica atendida pela empresa.

Assim, é possível enviar produtos para todo o território nacional e até mesmo para outros países, sem a necessidade de abrir uma loja física.

No entanto, para vender online, é importante saber gerenciar as vendas online e todas as etapas envolvidas, como controle de estoque e entrega. Uma das estratégias para aumentar faturamento é ter um bom sistema de gerenciamento.

Atenção ao Customer Experience

As pessoas valorizam a forma como são tratadas e a experiência que têm ao comprar, seja online ou em lojas físicas. Por isso, é essencial fazer uma gestão de relacionamento com o cliente para melhorar a jornada de compra.

No caso de uma loja online, aspectos como páginas bem organizadas, informações fáceis de encontrar, carregamento rápido, fotos de alta qualidade e um processo de pagamento simplificado fazem toda a diferença.

Já em lojas físicas, é importante criar um ambiente acolhedor para os clientes e treinar os funcionários nas melhores técnicas de vendas.

Tenha a tecnologia como aliada

No caso das vendas e do atendimento ao cliente, uma ferramenta muito útil é o CRM. Essa sigla significa Customer Relationship Management, que, em português, pode ser traduzido como gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Trata-se de uma transformação digital que permite controlar as interações com os consumidores em um único aplicativo, evitando erros comuns e garantindo uma gestão eficiente do relacionamento com os clientes.

O software ERP de gestão também é uma ferramenta importante para uma gestão estratégica a fim de otimizar processos e prevenir erros. Ele ajuda a melhorar a comunicação entre as equipes e o fluxo de trabalho na empresa.

YouTube video

Perguntas frequentes

Por que ter atenção à quota de mercado?

É importante ficar de olho na sua fatia de mercado, pois isso afeta diretamente as chances de expansão do seu negócio. Uma análise completa do market share pode atrair investidores e valorizar sua empresa.

Com isso, acompanhe como esse dado varia ao longo do tempo. Se sua participação diminuir, é hora de agir estrategicamente para melhorar as vendas.

Qual o objetivo do market share?

O market share é aquele percentual que mostra a fatia de mercado que uma empresa tem. Ele revela o quão bem a empresa está indo no seu nicho de atuação, sendo importante para definir boas estratégias.

Quais são os tipos de market share?

Há dois tipos de market share: o de valor e o de volume.

Otimize o market share do seu negócio

O crescimento de uma empresa não acontece do nada. Primeiro, é importante ter um planejamento bem-feito, com metas claras a curto e longo prazo.

Esses objetivos precisam estar bem definidos e explicados para a sua equipe. Além disso, é necessário se manter atualizado às mudanças do mercado para se adequar a novas demandas.

Para isso, você pode contar com a ajuda do sistema ERP da Omie. Com amplas funcionalidades, é possível fazer a gestão do seu negócio em um sistema integrado e pensar nas estratégias corretas para aumentar seu market share. Conheça agora!

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Banner lateral teste grátis
Conteúdos relacionados
Infoprodutos mais vendidos: homem mexendo em tablet e ícone de carrinho de compras em evidência
Saiba quais são os infoprodutos mais vendidos para 2025 e entenda como começar a vender