O atacarejo é um conceito que une as duas modalidades de comércio mais conhecidas e tradicionais: o atacado e o varejo. Transformou definitivamente as relações comerciais do país e veio para ficar. O modelo de negócio representa diversos benefícios e vantagens, tanto para quem vende quanto para quem compra.
Sendo assim, quem atua na área de redes de supermercados, gestão logística ou até mesmo em outros setores, tem muito a ganhar ao conhecer mais detalhes sobre este assunto. Entender o que levou a popularização dessa modalidade é fundamental para futuros planejamentos estratégicos.
Neste artigo, você vai aprender o que é o conceito de atacarejo, como ele surgiu, quais são as principais características e vantagens de investir em um negócio que segue esse modelo. Acompanhe tudo isto a seguir.
O que é atacarejo e quais suas vantagens?
De forma simples, o atacarejo é um termo que conceitua um modelo de negócio que une características tanto do atacado quanto do varejo, que atinge a um público muito amplo, já que tanto pessoas físicas quanto jurídicas utilizam este tipo de serviço.
A ideia inicial do atacarejo surgiu na Alemanha e o objetivo principal era possibilitar ao cliente a opção de escolher o produto desejado e levá-lo da prateleira direto para a sua casa, sem a necessidade de intermediação de vendedores, tornando o preço mais atrativo.
Ou seja, oferece a oportunidade ao cliente de comprar mais por um menor valor, uma vez que o modelo conta com um sistema de preços diferenciado.
No Brasil, esse modelo de negócio híbrido surgiu nos anos 1970, com a rede de supermercados Makro. Contudo, as crises econômicas e políticas do período foram impulsionadoras para a popularização e fortalecimento desse tipo de negócio, pois os clientes que compravam nos mercados locais passaram a frequentar os atacados.
Atualmente, esse tipo de comércio é muito difundido pelo país e amplamente utilizado pelas famílias brasileiras. Uma pesquisa da Nielsen revelou que o brasileiro compra mais em atacarejo que em supermercado, sendo tal modelo uma das principais modalidades de compras do país.
Algumas marcas de empresas de atacarejo são bem famosas no país, como o Extra, Grupo Mateus, Assaí etc.
Quais as principais características do atacarejo?
Entre as principais características do modelo de atacarejo, podemos destacar que o seu funcionamento e aparência é bem diferente de um mercado comum. No atacarejo, a própria loja física funciona como um depósito, com um modelo específico de gerenciamento de estoque. Assim, as mercadorias estocadas e o ambiente de compras habitam o mesmo espaço.
Além disso, alguns pilares essenciais nesse ramo, são:
- Preços baixos;
- Alto volume de vendas;
- Pouca variedade de produtos;
- Preços diferenciados.
Para atingir esses objetivos, o atacarejo pode ser definido entre algumas características básicas, tais como:
Self-service (autosserviço)
De forma geral, este é o conceito base para o funcionamento de um atacarejo. O autosserviço caracteriza o fato de o próprio consumidor realizar tudo sozinho, desde a escolha dos produtos até o transporte. Dessa forma, todo o processo de atendimento torna-se mais rápido e eficiente.
Estrutura simples
Com uma estrutura física simples e arrojada, o atacarejo foca na capacidade de armazenamento de grandes quantidades e despacho facilitado. Normalmente, os prédios desse tipo de negócio apresentam uma estrutura resistente, a fim de suportar as mercadorias e maquinários.
Vale lembrar que essa estrutura não precisa ser necessariamente física, os conceitos e características do atacarejo podem também existir de forma on-line, por meio do e-commerce.
Preço baixo
Nesse formato, existe um preço diferenciado para produtos comprados em pequenas e grandes quantidades, com descontos progressivos. Assim, a partir de um determinado volume de compras, menor será o valor de cada unidade.
Sendo assim, é imprescindível que a organização tenha uma boa gestão de vendas que irá garantir a lucratividade das negociações a partir do ticket médio.
Menor variedade de produtos
Por focar na quantidade de mercadoria, o atacarejo prioriza a compra e armazenamento de grandes lotes. Consequentemente, o sortimento de produtos conta com uma menor variedade de opções.
Alto volume de vendas
O foco principal é no alto volume de vendas, com grandes quantidades de produtos, a fim de compensar a oferta dos preços mais baixos.
Vantagens de investir em um negócio atacarejo
A partir das características do atacarejo, é possível deduzir que existem diversas vantagens atrativas para os comerciantes que decidam investir em um negócio do modelo atacarejo, como explicado a seguir.
Menos custos com estrutura
Por contar com uma estrutura única, na qual os produtos são armazenados e comercializados no mesmo ambiente físico, o modelo de atacarejo representa menos custos com estrutura e locação de espaço.
Menor necessidade logística
Redução de gastos com transporte também é uma das vantagens desse modelo, já que o espaço para venda e armazenamento de produtos é o mesmo.
Fluxo mais prático e barato
O fluxo logístico é mais prático e enxuto, com diversas etapas do processo que são diminuídas, ou até mesmo eliminadas. No fim, é possível perceber uma expressiva economia de tempo e recursos.
Uma interessante opção para investimento
Aqui, você conheceu diversos detalhes sobre o conceito de atacarejo, as principais características e as vantagens de investir neste tipo de negócio. O formato se tornou muito popular no Brasil e vem crescendo de forma contínua e lucrativa ao longo do tempo, sendo uma interessante opção para investimento.
É importante ter em mente que, independente do modelo de negócio, é essencial que o empreendedor conheça técnicas de vendas no atacado que irão possibilitar a conquista de mais clientes e a expansão do negócio.