O atacarejo une as duas modalidades de comércio mais conhecidas e tradicionais: o atacado e o varejo. Ele transformou definitivamente as relações comerciais do país e veio para ficar. Mas, afinal, o que é atacarejo?
Neste artigo, você vai aprender o conceito de atacarejo, como ele surgiu, quais são as principais características e as vantagens de investir em um negócio que segue esse modelo. Acompanhe a seguir.
O que é atacarejo?
De forma simples, o atacarejo é um modelo de negócio que une características do atacado e do varejo, e que atinge a um público muito amplo, já que tanto pessoas físicas quanto jurídicas utilizam este tipo de serviço.
O objetivo é oferecer a oportunidade ao cliente de comprar tanto de forma unitária quanto em grande volume. Caso decida levar mais de um item por um menor valor, o consumidor aproveita um sistema de preços diferenciado.
Como surgiu esse modelo de negócio
A ideia inicial do atacarejo surgiu na Alemanha com o intuito de possibilitar ao cliente a opção de escolher o produto desejado e levá-lo da prateleira direto para a sua casa, sem a necessidade de intermediação de vendedores, tornando o preço mais atrativo.
No Brasil, esse modelo de negócio híbrido surgiu nos anos 1970, com a rede de supermercados Makro.
As crises econômicas e políticas do período impulsionaram a popularização desse tipo de negócio, pois os clientes que compravam nos varejos locais passaram a frequentar os atacados.
Atualmente, esse tipo de comércio é muito difundido pelo país e amplamente utilizado pelas famílias brasileiras. Algumas marcas de empresas de atacarejo são famosas no Brasil, como Atacadão, Grupo Mateus, Assaí, Spani Atacadista, Maxxi, entre outras.
Como funciona o atacarejo?
Entre as principais características do modelo de atacarejo, podemos destacar que o seu funcionamento e aparência é bem diferente de um mercado comum.
No atacarejo, a própria loja física funciona como um depósito, com um modelo específico de gerenciamento de estoque. Assim, as mercadorias estocadas e o ambiente de compras habitam o mesmo espaço.
Para comprar o produto, o cliente não precisa de um vendedor, sendo ele mesmo quem pega a quantidade de produtos, coloca no carrinho, leva para o caixa e faz o transporte. É, portanto, uma jornada de compras que ele faz de maneira autônoma.
Quais as principais características do atacarejo?
O atacarejo possui algumas características básicas, como:
Self-service (autosserviço)
É o próprio consumidor quem realiza tudo sozinho, desde a escolha dos produtos até o transporte. Dessa forma, todo o processo de atendimento torna-se mais rápido, eficiente e tem um custo menor para o empreendedor.
Estrutura simples
Com uma estrutura física simples e arrojada, o atacarejo foca na capacidade de armazenamento de grandes quantidades e despacho facilitado.
Normalmente, os prédios desse tipo de negócio apresentam uma estrutura resistente, a fim de suportar as mercadorias e maquinários.
Vale lembrar que essa estrutura não precisa ser necessariamente física, os conceitos e características do atacarejo podem também existir de forma on-line, por meio do e-commerce.
Preço baixo
Existe um preço diferenciado para produtos comprados em pequenas e grandes quantidades, com descontos progressivos. Assim, a partir de um determinado volume de compras, menor será o valor de cada unidade.
Sendo assim, é imprescindível que a organização tenha uma boa gestão de vendas que irá garantir a lucratividade das negociações a partir do ticket médio.
Menor variedade de produtos
Por focar na quantidade de mercadoria, o atacarejo prioriza a compra e armazenamento de grandes lotes. Consequentemente, o sortimento de produtos conta com uma menor variedade de opções de marcas.
Alto volume de vendas
O foco principal é no alto volume de vendas, com grandes quantidades de produtos, a fim de compensar a oferta dos preços mais baixos.
Apesar dessas características, é essencial que o empreendedor conheça técnicas de vendas no atacado que irão possibilitar a conquista de mais clientes e a expansão do negócio.
Qual o público que frequenta o atacarejo?
Ao abrir um atacarejo, o empreendedor vai atender tanto consumidores finais como comércios locais e de pequeno porte.
Ao procurar por esse tipo de loja, as pessoas buscam preços mais atrativos (mesmo que tenham que levar uma quantidade maior de determinado item).
Além disso, famílias maiores, indivíduos com baixa renda ou clientes que buscam praticidade e não têm tempo para fazer as compras de supermercado (comprando em alto volume) também são comuns nos atacarejos pelas vantagens que eles oferecem.
Quais as vantagens do atacarejo?
A partir das características do atacarejo, é possível deduzir que existem diversas vantagens para os comerciantes que decidam investir em um negócio do modelo atacarejo, como explicado a seguir.
Menos custos com estrutura
Por contar com uma estrutura única, na qual os produtos são armazenados e comercializados no mesmo ambiente físico, o modelo de atacarejo representa menos custos com estrutura e locação de espaço.
Menor necessidade logística
Redução de gastos com transporte também é uma das vantagens desse modelo, já que o espaço para venda e armazenamento de produtos é o mesmo.
Fluxo mais prático e barato
O fluxo logístico é mais prático e enxuto, com diversas etapas do processo que são diminuídas, ou até mesmo eliminadas. No fim, é possível perceber uma expressiva economia de tempo e recursos.
Quais as desvantagens desse modelo de negócio?
O principal ponto negativo do atacarejo é, justamente, uma das diferenças para o varejo: a restrição da oferta de marcas dos produtos, pois é um negócio que oferece preços baixos justamente por negociar grandes quantidades com poucos fornecedores.
Outra questão é que alguns atacarejos têm mais dificuldade para vender produtos perecíveis, como os de hortifruti, de açougue e padaria. Assim, muitos clientes podem se dirigir ao varejo para comprar também esses itens.
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Aqui, você conheceu o conceito de atacarejo, as principais características e as vantagens de investir neste tipo de negócio. O formato se tornou popular no Brasil e vem crescendo de forma contínua e lucrativa, sendo uma interessante opção para investimento.
Se você quer faturar com esse modelo de negócio precisa investir em um sistema de gestão. Assim, os setores do seu atacarejo ficam integrados e as atividades automatizadas, garantindo eficiência no fluxo de trabalho.
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Depois de saber o que é atacarejo e vantagens, tenha em mente a necessidade de implementar uma tecnologia de gestão para fazer seu negócio decolar.
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