O que é gestão comercial e sua importância para as empresas

Descubra mais detalhes sobre a gestão comercial, sua importância para os negócios e atração de clientes, além do papel da tecnologia nessa área.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você já ouviu falar em gestão comercial? Ela é fundamental para que as empresas estabeleçam relações duradouras, principalmente no que diz respeito a novos clientes. Além disso, o setor comercial é um dos mais importantes para qualquer negócio, independente do porte ou segmento. 

O gestor comercial, ou representante comercial, é responsável por atrair e fidelizar os clientes responsáveis pelo crescimento do negócio. Para entender mais o que é gestão comercial, o que faz um profissional da área, além de sua importância, continue lendo!

O que é gestão comercial?

A gestão comercial é uma área essencial para qualquer empresa. É o setor que está interligado em todas as transações comerciais de um negócio, incluindo a venda de produtos e, também, a venda de serviços. 

Em outras palavras, podemos dizer que a gestão comercial tem o papel de gerenciar o empreendimento de um ponto de vista mais estratégico, no qual o objetivo principal é estabelecer boas relações com os clientes e fornecedores. Mais do que isso, busca também converter potenciais clientes para que se fidelizem à marca. Tudo isso, tendo como principal objetivo vender. 

O que faz a gestão comercial?

A gestão comercial possui um escopo bem abrangente de atividades, incluindo o planejamento, gestão de pessoas e processos, avaliações, contato com clientes e fornecedores, entre outras. 

São atividades essenciais e que fazem parte da rotina de empresas de diversos segmentos e tamanhos. É comum que, nessa área, um gerente cuide das equipes, defina as estratégias, preços e mercado de atuação. Tudo isso com base em pesquisas que incluem a viabilidade financeira da empresa. 

Além disso, geralmente, a gestão comercial precisa estar integrada e ter comunicação transparente com a área de marketing. Isso porque, dessa forma, é possível ter uma visão mais ampla sobre as estratégias comerciais e seu sucesso. 

Importante dizer que o profissional da gestão comercial pode ir além da venda direta de produtos, sendo possível atuar na logística, distribuição, entre outros serviços. Ou seja, essa é uma área que planeja, organiza e monitora, tanto as equipes, processos, finanças quanto as estratégias e ações. 

Quais empresas precisam de uma gestão comercial? 

O mundo está em constante mudança e os consumidores cada vez mais exigentes, buscando por qualidade, transparência e boa relação com as empresas das quais consome. 

Por isso, todos os negócios que vendem produtos ou serviços precisam de uma excelente gestão comercial. É através destes profissionais que a empresa irá impulsionar as vendas e, consequentemente, o espaço no mercado. 

O cargo é tão importante que empreendimentos que possuem esse setor e profissionais qualificados para atuar acabam se tornando mais competitivos no mercado. 

Banner CTA

Por que ter uma área de gestão comercial?

Até aqui já deu para ter uma ideia da importância da gestão comercial. Ela está por trás das principais decisões e ações que tornam as vendas mais assertivas. Mas não é só isso!

A boa gestão comercial tem impacto direto em indicadores importantes para o negócio, como a margem de lucro, faturamento e quantidade de clientes. Os resultados podem aparecer a médio ou longo prazo e, quando as ações propostas pela área são bem executadas, é perceptível benefícios como:

  • Melhorias nas vendas;
  • Aumento da competitividade;
  • Compras mais acertadas;
  • Mais oportunidades de negócio;
  • Melhoria nos processos comerciais;
  • Maior fidelização de clientes;
  • Relações mais confiáveis;

Além disso, como a gestão comercial é uma das poucas áreas em que existe contato direto com os clientes, consumidores, concorrentes e o mercado como um todo, ela consegue informações mais privilegiadas que tornam as estratégias mais efetivas. 

Tecnologia em gestão comercial, já ouviu falar?

Sim, ela existe! Não é segredo que o avanço tecnológico transformou o mundo dos negócios e a relação das empresas com seus públicos. Por isso, a tecnologia em gestão comercial é uma grande aliada das empresas, principalmente das pequenas e médias. 

Isso porque com o decorrer do tempo a tecnologia e a transformação digital trouxe a possibilidade de automatizar  processos burocráticos, complexos e que demandam muito tempo. 

Na gestão comercial, especificamente, ela ajuda que as equipes atinjam seu potencial máximo. As facilidades proporcionadas pela tecnologia vão muito além de otimizar o dia a dia e aumentar a produtividade. Entre as  vantagens da automação comercial podemos destacar:

  • Conquista de leads mais qualificados;
  • Relatórios mais confiáveis, com dados reais;
  • Mais controle sobre as atividades executadas pelo time;
  • Aumenta a inteligência de mercado com análises mais estratégicas;
  • Permite criar indicadores de desempenho adequados;

O CRM da Omie é um exemplo da aplicação da tecnologia na gestão comercial. A funcionalidade do software de ERP Omie permite que você acompanhe de perto todas as informações e dados atualizados sobre seus clientes, vendas e compras. Tudo por um sistema 100% digital, intuitivo e dinâmico que apresenta dados do Pipeline, negociações, entre outras. 

Com essa e outras funções voltadas para a gestão comercial, os negócios podem ter seus processos muito mais simplificados, personalizados e produtivos. Melhorando significativamente os resultados das vendas. 

Quais as responsabilidades do gestor comercial? 

Em um curso de gestão comercial, os profissionais aprendem sobre as várias possibilidades de atuação do setor, muitas delas relacionadas ao planejamento e monitoramento de ações de vendas. O que está correto, mas não é apenas isso. 

O gestor comercial é responsável, por exemplo, por definir valores, realizar e determinar pesquisas de mercado, propor ações para melhorar e garantir um bom relacionamento com os clientes, determinar pontos de vendas e muito mais!

O profissional é essencial para o crescimento de uma empresa, efetividade nas vendas e relação saudável com seus públicos. Ainda, um gestor comercial pode trabalhar de forma autônoma ou CLT, com diversos ganhos e benefícios. Em ambos os casos, as responsabilidades são as mesmas: vender!

Conheça todas as funções de um gestor comercial e prepare-se para impulsionar a sua carreira e negócio!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
One Stop Shop
O One Stop Shop é um modelo de negócio que pode aumentar suas vendas e melhorar a experiência do cliente.
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
O que é empreendedorismo: pessoas entrando em portal em forma de chave
Conheça mais sobre as características do empreendedorismo e saiba como ter sucesso no seu negócio.