Quais são as funções de um gestor comercial?

Saiba tudo sobre o papel que um gestor comercial desempenha e sua importância no desenvolvimento dos negócios.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O setor comercial é um dos mais importantes dentro de uma empresa. Os profissionais que compõem esse departamento trabalham de forma consistente para captar e se relacionar bem com os melhores clientes, criando planos de ação e estratégias que possibilitem crescimento contínuo.

Dentro desse cenário, a presença de um bom gestor comercial possibilita atingir novos horizontes de maneira sólida, pois este profissional atua para o aproveitamento de novas oportunidades e desenvolvimento pessoal de cada colaborador, seja da área ou da equipe como um todo. 

As oportunidades no setor comercial vem crescendo muito nos últimos meses, mas o que faz um gestor comercial e quais suas principais responsabilidades? Entenda mais sobre os desafios desse profissional responsável pelo gerenciamento de vendas e suas principais funções dentro da empresa. 

O que é um gestor comercial?

O gestor comercial é a pessoa responsável por se envolver em todos os âmbitos da área de vendas de uma empresa, lidando com as relações entre compra e venda de produtos ou serviços.  

É muito importante que este tenha perfil especialista e entenda muito sobre as soluções oferecidas pela empresa em que atua, assim, busca assumir responsabilidades importantes e representar o lugar de autoridade no mercado. 

Diferente do representante de vendas, o gestor comercial irá trabalhar não só para vender o produto ou serviço do negócio, mas também na parte estratégica, estudando o mercado, os fornecedores, tomando as melhores decisões para o desenvolvimento organizacional. 

Quais são as funções do gestor comercial? 

Para ser um bom gestor comercial, é preciso possuir diferentes habilidades, pois são inúmeras as responsabilidades que esse profissional precisa assumir, indo desde a estratégia de vendas, até o gerenciamento do time. Tudo isso visando os melhores resultados e menores riscos. Conheça as principais funções desempenhadas nessa posição:  

Interface entre as áreas de negócios 

Antes de oferecer o melhor relacionamento com os clientes da empresa, ter uma boa sintonia com as demais áreas é essencial para o andamento das estratégias surtirem o efeito desejado. Uma das grandes dificuldades entre os negócios é o equilíbrio produtivo. 

A pessoa responsável por realizar essa interface do time de vendas com os outros times como marketing, financeiro, produto, logística, dentre outras áreas, é o gestor comercial. Ele deve ter domínio de gestão de processos, saber se comunicar e aplicar ferramentas de melhoria contínua

Sem esse bom relacionamento entre os setores e com o time desalinhado, fica muito mais difícil conquistar um bom rendimento. É função do gestor comercial desempenhar esse papel para que as coisas fluam da melhor forma possível entre as equipes internas, obtendo dados em tempo real e replicando estratégias de sucesso. 

Gerenciamento do time de vendas

Realizar um bom gerenciamento do time de vendas também é função do gestor comercial. Isso não só inclui estar a par das estratégias, traçando as principais metas do setor e acompanhando o resultado, como também é de extrema importância desenvolver talentos e estimular a liderança, motivando e aprimorando as habilidades dos integrantes do time.

Um gestor comercial de alta performance precisa estar preocupado em proporcionar um bom treinamento do time de vendas, para, assim, melhorar a autoconfiança que o time tem ao vencer desafios diários. Isso leva o cliente a se sentir confortável em contratar o produto ou serviço da empresa em questão. 

Acompanhamento dos resultados

O acompanhamento de resultados é um trabalho minucioso realizado pelo gestor comercial. Este precisa estar sempre atento a alguns indicadores que impactam diretamente no crescimento do negócio, como taxa de cancelamento, número de novas vendas, desempenho por vendedor, resultados de campanhas, dentre outras métricas. 

Esse é um trabalho que precisa ser realizado de forma constante, para que o gestor identifique, sempre que necessário, as mudanças que precisam ser realizadas nos processos internos, conforme as metas e objetivos do negócio. 

Análise da concorrência

Uma empresa que busca estar sempre em ótima posição no mercado precisa desenvolver uma estratégia competitiva – o que só é possível analisando o que os concorrentes têm desempenhado. O gestor comercial precisa analisar a concorrência de forma recorrente, para entender as principais tendências e práticas comerciais que o mercado tem desenvolvido. 

Além disso, a análise de concorrência é importante para entender se é necessária uma revisão nos serviços que estão sendo oferecidos para os clientes, o público-alvo, precificação, entre outros elementos que podem deixar o negócio em desencaixe com o nicho de mercado. 

Implementação de campanhas de vendas

No decorrer de todo o ano, a implementação de novas campanhas de vendas são essenciais para aproveitar as oportunidades que o mercado oferece, buscando a inovação do negócio. E esse tipo de campanha pode envolver ou não outras áreas da empresa. 

O gestor comercial precisa estar por dentro de todas as campanhas, motivando o time a desempenhar o melhor papel dentro das estratégias, monitorando de perto os resultados para fazer os ajustes exigidos dentro das ações. 

Conhecimento das movimentações do mercado

Com um mercado sempre em constante mudança, o gestor comercial fica por dentro de todas as movimentações que acontecem para estar preparado ao identificar oportunidades ou ameaças. 

Entender esse dinamismo do mercado deixa toda a equipe mais preparada para tirar o melhor de oportunidades de novos produtos e inovações tecnológicas, considerando ainda fatores sociais como novas leis e baixas econômicas.  

Automação comercial para gestores estratégicos? 

Para ter o conhecimento e habilidades necessárias de um bom gestor comercial que pensa de forma estratégica, é preciso ter uma visão ampla do produto ou serviço oferecido pela empresa e do mercado. Além disso, outro grande desafio é o de fazer uma boa gestão de pessoas, o que traz grandes diferenciais e torna o gestor comercial um verdadeiro líder. 

Diante de tantas demandas que esse cargo exige, para dar conta de tudo de forma efetiva e organizada, a sua empresa pode contar com ferramentas de gestão que desempenham funções burocráticas de forma automatizada, integram dados e dão fluidez à rotina dos gestores. 

A automação comercial já é uma realidade. Seja para contratar um profissional gestor, estruturar o time comercial ou começar a atuar nesse ramo, a tecnologia tem ditado tendência e mudado a forma de obter informações e otimizar processos. Conheça as vantagens da automação comercial hoje mesmo! 

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
A importância da gestão comercial
Saiba mais sobre a gestão comercial, como ela funciona, sua importância e porque o seu negócio deve adotar essa prática.
conheça os principais de indicadores de vendas
De leads a lucros: saiba como medir e melhorar seu desempenho com 8 indicadores de vendas.
Gestão de Vendas
Seu faturamento pode crescer ao realizar a gestão de vendas. Descubra como implementar na sua empresa!