O que é melhoria contínua e como aplicar no seu negócio?

Saiba como a melhoria contínua proporciona crescimento e aprendizado para o negócio através de uma gestão eficiente
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Com o mercado em constante evolução, muitas empresas têm aplicado soluções e recursos para otimizar processos em seus produtos e serviços, e também em seu ambiente interno, visando crescimento constante e melhor eficácia na rotina de todos os colaboradores e clientes. É aí que entra a melhoria contínua, um conjunto de técnicas inovadoras.

Para promover melhor essa gestão de forma estratégica, a melhoria contínua visa otimizar e gerenciar processos, buscando relevância e competitividade no mercado, além de crescimento nas empresas. Isso se dá identificando os principais gargalos e oportunidades de um negócio perante ao mercado e perante a própria equipe.

Mas como a melhoria contínua funciona na prática? Quais são os primeiros passos para conseguir aplicar? Entenda como é possível alcançar grandes resultados aplicando a melhoria contínua na sua empresa, as vantagens da sua implementação e como ela impacta diretamente em diversas áreas das organizações.

O que é melhoria contínua?

Melhoria contínua é um conjunto de práticas e ações implementadas por diversas empresas ao redor do mundo, com o objetivo de obter melhores resultados e um bom aproveitamento em processos internos e também nos processos de venda de um produto ou serviço, melhorando a qualidade.

Essa é uma prática muito rica e benéfica, pois ajuda a identificar erros que estão impedindo o negócio de avançar, além de promover um melhor aproveitamento de tempo e recursos disponíveis para melhor atender o cliente e estabelecer um bom ambiente para a equipe interna.

Com o crescimento do home office em todo o mundo, as práticas de melhoria contínua tem se tornado cada vez mais necessárias, pois é um facilitador no gerenciamento de projetos e pode evitar muitas falhas pelo caminho.

É considerado um processo cíclico, pois visa o aprendizado constante para as equipes, buscando sempre algo de melhoria e otimização. Para as empresas que praticam, as oportunidades são inúmeras e há muitas vantagens.

Vantagens de implementar a melhoria contínua

Adotar essa prática no processo organizacional traz inúmeros benefícios que impactam diariamente nos resultados da empresa. Dentre os benefícios, destacamos o estímulo para o trabalho em equipe, pois unindo diversos profissionais em um ambiente colaborativo, as oportunidades de aprendizado são imensas.

Além disso, quando os processos são mais eficazes, é notável um aumento de produtividade, tornando todos os processos mais fluidos e eficientes. Isso evita retrabalhos e gasto de tempo em tarefas desnecessárias. Para as empresas, as vantagens vão desde a facilitação no onboarding de novos colaboradores, até a redução de custos e um melhor gerenciamento de riscos.

Uma empresa que conhece bem seus processos e sempre procura melhorá-los, possui mais controle sobre o ambiente interno e melhores soluções para resolver conflitos e possíveis problemas que possam surgir.

Conheça os 3 tipos de melhoria contínua

Diversas áreas da sua empresa podem ser impactadas positivamente pelas práticas de melhoria contínua. Conheça os 3 tipos mais comuns e entenda como elas funcionam no dia a dia.

Melhoria contínua de processos

A melhoria contínua de processos visa mapear e identificar possíveis erros que podem estar prejudicando processos internos entre a equipe; ajuda a aplicar mudanças para melhorar e alcançar mais agilidade no dia a dia. É uma excelente forma de otimizar tempo e melhorar a relação e produtividade dos times.

Melhoria contínua de produtos

A melhoria contínua de produtos tem como principal objetivo melhorar e aperfeiçoar cada vez mais os produtos oferecidos pela empresa, identificando bugs e falhas e buscando aproveitar as oportunidades de novos produtos para oferecer aos clientes. O objetivo é proporcionar uma boa experiência para eles e também para as equipes que irão atender esses clientes dentro dos projetos.

Melhoria contínua de serviços

A melhoria contínua de serviços ajuda a identificar e gerir os serviços oferecidos pela empresa, a fim de analisar e melhorar a eficácia cada dia mais. Esse tipo de melhoria procura também gerenciar a relação custo-benefício dos serviços para a empresa, sendo um facilitador para a boa tomada de decisões.

Como aplicar melhoria contínua no dia a dia?

Começar a aplicar melhoria contínua no dia a dia é menos difícil do que parece. Porém, é preciso preparar o ambiente com o intuito de ser mais colaborativo para que toda a empresa esteja sincronizada buscando melhores resultados nas ações. É importante saber o ponto de partida da empresa para identificar os melhores caminhos. Saiba como dar os primeiros passos:

  • Mapear os processos: antes de iniciar qualquer coisa, é preciso mapear os processos para entender de que ponto a empresa vai partir. Esse processo é importante também para medir os resultados das ações aplicadas;
  • Identificar os possíveis problemas: após mapear os processos, já vai ficar mais fácil visualizar os possíveis problemas que precisarão ser corrigidos. Esse processo dará um norte do que será preciso fazer a seguir;
  • Usar ferramentas de melhoria contínua: existem várias ferramentas de melhoria contínua e elas ajudam a otimizar os processos oferecendo uma melhor experiência para a equipe e para os seus clientes. Dentre as ferramentas mais utilizadas estão o Ciclo PDCA, BPM, Matriz GUT e Six Sigma e Sistema ERP.
  • Analisar os resultados: para obter uma visualização mais clara do retorno das ações que foram feitas, é preciso definir seus KPIs (indicadores de desempenho) e analisar os resultados. Assim você conseguirá entender o que foi positivo, e o que precisará de ajustes.

Crescimento e aprendizado constante para o negócio

Aplicar melhorias contínuas no seu negócio, vai muito além de otimizar processos. É também entender de fato a situação atual da empresa, seu posicionamento no mercado, e como a empresa está trabalhando para melhorar o trabalho entre as equipes.

As vantagens são enormes e há muitos caminhos a seguir. O que há de comum entre eles é entender de fato o que precisa ser melhorado para tomar ações mais efetivas e trazer o crescimento organizacional constante.

A decisão de dar o primeiro passo é só o começo de uma jornada repleta de aprendizado sobre o negócio, sobre os processos e sobre o que está sendo oferecido. Para te ajudar nessa missão, conte com uma ferramenta como o ERP Omie, que visa oferecer as tecnologias necessárias para ajudar no processo de melhoria contínua do seu negócio. Entre em contato conosco!

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