O que é gestão, quais os tipos e como funciona?

Para que sua empresa possa se destacar no mercado, é preciso implementar uma gestão eficaz. Conheça os tipos e competência de um bom gestor.
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Quem tem um negócio ou pretende abrir uma empresa precisa saber o que é gestão para conduzir o empreendimento e se destacar no mercado. Mas estamos falando de um conceito bastante amplo, que se aplica às empresas e a outros aspectos do nosso dia a dia.

Quer entender o significado de gestão e os principais tipos? Continue a leitura e fique por dentro também das principais metodologias de gestão, responsabilidades e competência de um gestor!

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O que é gestão? 

Gestão é um conjunto de práticas sistematizadas voltadas para o planejamento, controle e administração de processos. 

A gestão envolve a tomada de decisões, a definição de estratégias, a coordenação de atividades e a supervisão do desempenho. É fundamental para garantir que os recursos sejam utilizados de maneira otimizada, maximizando os resultados e mantendo a organização no caminho certo em relação aos seus objetivos de curto e longo prazo.

Os principais tipos de gestão

No dia a dia de uma empresa, temos o gerenciamento de várias áreas e a possibilidade de usar diferentes modelos de gestão em cada uma. Entenda melhor como funcionam os principais tipos de gestão!

Gestão empresarial

A gestão empresarial é a responsável pela condução da empresa como um todo, considerando todos os departamentos. Corresponde, portanto, à gestão administrativa de recursos, contabilidade, pessoas, equipamentos, vendas, marketing, entre outros pontos.

Funciona como um grande guarda-chuva, pois o gestor administrativo coordena o trabalho de gestão de outras áreas do negócio, trabalha em conjunto com a definição de metas e analisa os resultados alcançados.

Gestão financeira 

A gestão financeira trabalha com as atividades que tenham relação com as finanças e patrimônio da organização, garantindo a sobrevivência do negócio no mercado. Assim, os gestores dessa área atuam com:

  • orçamento — registro e análise de receitas e despesas, controlando o fluxo de caixa e fazendo o planejamento futuro de recursos;
  • investimentos — estratégias para contenção de despesas e aumento do faturamento para ter lucro e ser possível fazer investimentos para a empresa crescer;
  • controle de custos — visa ao equilíbrio financeiro da organização, analisando as despesas e buscando meios de diminuir esses gastos, seja com a troca de fornecedores, redução do uso de materiais, economia de energia elétrica ou outras medidas.

Qualquer tipo de negócio precisa de um controle nessa área, ou seja, é imprescindível a gestão financeira para escritórios contábeis, e-commerces e até mesmo para profissionais que atuam como microempreendedor individual (MEI). 

Gestão de produção

Na gestão de produção, o objetivo é melhorar a produtividade, reduzindo prazos e custos. Nessa área, o gestor trabalha com estratégias para o processo operacional ser otimizado e eficiente sem que isso afete a qualidade de um produto ou serviço.

Gestão de recursos humanos

O gestor de RH precisa estar ao lado dos colaboradores, sendo um intermediário entre eles e o gestor administrativo para que os objetivos da empresa sejam alcançados ao mesmo tempo em que as equipes trabalhem em um ambiente saudável e nas condições ideais.

Nesse ponto, é preciso ter uma gestão humanizada, que valoriza e motiva os profissionais, resolva conflitos e que tenha uma escuta ativa para as queixas das equipes. É interessante ainda adotar um sistema de gestão de pessoas para organizar e controlar os processos com eficiência.

Gestão de vendas

Também chamada de gestão comercial é a área para organizar e planejar todos os processos envolvidos nas vendas de produtos ou serviços. 

A ideia é alcançar as metas da organização, por isso um aspecto importante desse tipo de gestão é ter uma equipe de vendas bem treinada.

Gestão de logística

É a área que cuida dos processos de armazenagem, transporte e entrega de produtos, assim se relaciona também com a gestão de estoque

O objetivo é ter processos mapeados de forma eficaz para garantir que a mercadoria chegue no prazo e em bom estado em seu destino.

Gestão de marketing

Temos ainda a gestão de marketing, uma área que se volta para fortalecer a imagem da empresa no mercado e aumentar as vendas, utilizando pesquisas para conhecer os consumidores e as melhores estratégias de divulgação.

O gestor de marketing trabalha também com ações para promover produtos, para buscar os melhores pontos de venda e para melhorar o relacionamento com os consumidores.

Gestão de inovação

É a área que tem relação com a transformação digital nos negócios, pois ela se volta para estratégia de implementação de inovação na empresa.

 Isso abrange o planejamento e controle de processos para criação de novos produtos, acompanhamento das tendências do mercado, contratação de talentos ou ainda desenvolvimento de novos modelos de negócios.

Metodologias de gestão: conheça as principais

Para fazer uma boa gestão, uma estratégia é adotar uma metodologia para planejar, organizar e executar os processos com mais eficiência. Confira as principais a seguir.

PDCA

PDCA indica as ações Plan, Do, Check e Act (Planeje, Faça, Cheque e Aja). A ideia é acelerar e melhorar os processos de um negócio, visto que a divisão por etapas permite identificar falhas mais rapidamente, minimizando os riscos e auxiliando na busca por soluções.

OKR

A metodologia OKR ou Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave) como a própria denominação indica vai perseguir objetivos e acompanhar resultados. O intuito é que gestores e colaboradores trabalhem pelas mesmas metas.

Para isso, o objetivo deve ser concreto e as ações para sua realização precisam ser de conhecimento de todos na empresa.

Scrum

O Scrum é uma metodologia ágil que trabalha com ciclos curtos e colaboração constante, sendo muito utilizado em times de TI. Ele se vale de revisões periódicas e ajustes rápidos nos processos, permitindo uma adaptação ágil para os projetos.

A gestão atual e a tecnologia

Como você viu, a gestão de uma empresa é uma tarefa complexa, envolvendo dados, números e informações importantes. Logo, é fundamental contar com ferramentas de gestão empresarial para ganhar tempo e evitar erros que podem prejudicar seu negócio. 

Importância da gestão moderna 

Os recursos tecnológicos acompanham uma gestão de qualidade, por isso é importante que as empresas se adaptem à transformação digital e contem com softwares para auxiliar o controle e gerenciamento da organização.

Adaptação da Gestão 

Cada negócio tem suas particularidades, por isso conte com ferramentas de gestão desenvolvidas para o seu setor. Empresas de TI, por exemplo, podem otimizar a gestão de processos com o uso de sistemas que tragam funcionalidades para suas necessidades. 

Saiba ainda que os gestores podem automatizar diversas atividades manuais e integrar diferentes setores da empresa com um sistema ERP de qualidade, permitindo um controle de diferentes atividades, especialmente da gestão financeira e emissão de notas fiscais.

Onde aplicar a gestão em diferentes contextos?

Você viu sobre gestão, o que é esse conceito e como ele é aplicado no ambiente empresarial. Mas, cabe ressaltar que a gestão faz parte de outros setores e também do nosso dia a dia. Acompanhe!

Gestão na vida pessoal

Em nosso cotidiano, precisamos fazer a gestão do tempo para termos uma boa produtividade no trabalho e possamos dar conta de todos os compromissos. Há ainda a gestão da nossa carreira, com metas que devemos alcançar para ter sucesso profissional.

Gestão ambiental

A gestão ambiental é uma preocupação dos governos, sociedade e também deve ser foco das empresas para que possamos usar os recursos naturais com equilíbrio, evitando gastos elevados de água e energia, e ainda se possa reduzir a emissão de agentes poluentes.

Os empresários devem ter esse compromisso de responsabilidade social, avaliando como sua atividade impacta o meio ambiente e o que é possível fazer para reduzir os danos.

Gestão de crises

O gerenciamento de crises é o trabalho que uma organização deve fazer para lidar com um problema inesperado. É uma área da empresa que se planeja com estratégias para enfrentar cenários desfavoráveis de grande impacto ou emergências, ou seja, que demandam decisões e ações rápidas.

Gestor: o que é responsabilidade e o que não é?

Para fazer uma gestão de qualidade, é essencial entender o que é atribuição do gestor e também o que não é. Para você compreender melhor as responsabilidades desse cargo, elaboramos a tabela abaixo. Confira!

Responsabilidades de um gestor O que não são responsabilidades de um gestor
Definir metas e objetivos claros Executar todas as tarefas operacionais
Tomar decisões estratégicas Fazer todo o trabalho manualmente
Liderar e motivar a equipe Realizar tarefas que não estão em sua alçada
Planejar e alocação de recursos Resolver problemas pessoais dos funcionários
Monitorar o desempenho da equipe Ser o único responsável pelo sucesso da empresa
Comunicar a visão e estratégia Microgerenciar cada detalhe das tarefas
Identificar e resolver problemas Ficar isolado e não se envolver com a equipe
Desenvolver habilidades da equipe Ignorar feedback dos colaboradores
Avaliar e ajustar estratégias Ignorar a ética e integridade nos negócios

Quais as competências de um bom gestor?

Além de conhecer as responsabilidades de um gestor, você precisa saber quais são as competências que ele precisa ter. Acompanhe!

Liderança inspiradora

Um bom gestor é um bom líder que inspira suas equipes, tanto em situações favoráveis, quanto nas desfavoráveis de um negócio. A dica é estar próximo dos profissionais, demonstrar proatividade e otimismo para que seu time vista a camisa da organização.

Aliás, grandes empreendedores podem ser a sua inspiração para fazer uma gestão de qualidade. Entre eles, temos os brasileiros Alexandre Costa, da Cacau Show, e Luiza Trajano, que fez o Magazine Luiza se tornar uma das grandes redes do país.

Comunicação eficaz

Saber como transmitir uma informação sem ruídos, seja em uma conversa, reunião, relatório ou e-mail é uma competência que o gestor precisa desenvolver. Assim, é possível passar a mensagem correta, evitando dúvidas e perda de tempo.

A comunicação eficaz tem relação também com saber ouvir colaboradores e clientes com atenção, analisando as ideias e pontos de vista que ajudem na resolução de problemas ou para ter insights para o negócio.

Tomada de decisão informada

A gestão envolve tomar decisões e isso deve ser feito após analisar todos os lados, enfim, com informações em mãos. Nesse sentido, o gestor não deve decidir baseado em sua intuição e sim em dados reais para fazer uma escolha alinhada aos objetivos da empresa.

Gestão do tempo

Para o gestor realizar todos os compromissos, é preciso fazer a gestão do tempo, de modo que o relógio trabalhe a seu favor. Assim, é importante ter uma agenda, saber definir prioridades e evitar distrações, otimizando o tempo de reunião, por exemplo.

Habilidade técnica

Ao ter habilidades técnicas relacionadas ao seu setor, você pode entender o funcionamento dos processos da sua empresa, facilitando na hora de gerenciar pessoas e acompanhar os fluxos de trabalho. 

Resolução de conflitos

O gestor é responsável por conduzir suas equipes e também para sanar problemas, entre eles os conflitos que possam existir entre os profissionais. 

Nessas situações, a dica é reunir os colaboradores envolvidos, manter a calma e ouvir os dois lados antes de tomar uma decisão, buscando sempre a pacificação e um clima organizacional harmônico.

Capacidade de delegar

Uma das competências do gestor é delegar as tarefas de modo equilibrado e considerando as potencialidades de seus profissionais. E, nesse ponto, é preciso confiar no trabalho da equipe, ou seja, deixar que todos trabalhem com autonomia.

Ao saber como distribuir as tarefas, você aumenta a produtividade e ganha tempo, alcançando as metas estabelecidas.

Adaptabilidade

O gestor precisa estar preparado para diferentes cenários que o negócio possa enfrentar, como queda nas vendas, redução de lucros ou outros problemas. Então, deve ser flexível para se adaptar, buscando novas estratégias ou ajustando alguns processos.

Por exemplo: se você tem uma loja física e quer expandir os negócios, pode considerar ter uma loja virtual e vender para todo o Brasil.

Visão estratégica

Para que seu negócio tenha saúde financeira e perspectiva de crescimento, você deve ter uma visão estratégica, fazendo previsões de curto, médio e longo prazo. 

Em outras palavras, é preciso considerar a realidade do mercado, tendências, aspectos de sazonalidade e dados do seu setor para fazer um planejamento eficaz.

Gestão de recursos

O gestor precisa cuidar de diferentes aspectos do seu negócio, coordenando as equipes, finanças e seu tempo. Precisa se organizar e contar com a tecnologia para administrar todos esses fatores com eficiência.

Aprendizado contínuo

Buscar conhecimento sobre gestão e se manter atualizado em seu segmento também vai ajudar o gestor a saber como liderar e a tomar as melhores decisões para expandir seu negócio.

Integridade e ética

Para gerenciar uma empresa da forma adequada, um ponto fundamental é que o gestor trabalhe com ética e integridade, cumprindo todas as regras da administração e sendo honesto com profissionais, clientes e fornecedores.

Pensamento analítico

O gestor trabalha com uma variedade de dados e, por isso, precisa pensar de forma analítica para definir metas, analisar resultados e tomar decisões para melhorar a competitividade do seu negócio.

Quais as vantagens de fazer uma boa gestão no seu negócio?

O trabalho de gestão é amplo e complexo, mas é um conjunto de práticas que vale a pena ser executado, pois vai trazer vantagens para sua empresa, como:

  • aumento da produtividade;
  • mais qualidade nos produtos e serviços;
  • previsibilidade nos resultados;
  • controle eficaz das finanças;
  • redução de erros e retrabalhos;
  • alinhamento da equipe.

Impulsione a gestão da sua empresa com um sistema ERP

Fazer uma boa gestão envolve utilizar as melhores ferramentas de gerenciamento para integrar e automatizar processos. 

Com o sistema ERP Omie você agiliza os fluxos de trabalho, alinha as atividades das equipes e tem um controle de todos os processos do seu negócio. 

Além disso, acompanha, em uma única plataforma, todos os setores da sua empresa. Mantém, assim, um alto nível de qualidade e produtividade, destacando-se no mercado.

Você viu o que é gestão e como ter um controle, organização e mapeamento dos processos é essencial para que sua empresa alcance novos patamares de eficiência e crescimento. Além disso, um aspecto que não pode faltar é adotar as melhores tecnologias de gestão.

Impulsione o sucesso da sua empresa com quem é referência em sistemas de gestão: conheça todas as funcionalidades do sistema ERP Omie e veja como agilizar a sua rotina empresarial!

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