Descubra o que é e quais os benefícios de overdelivery

Descubra o que é e como processo de overdelivery pode fidelizar seus clientes, beneficiando seu negócio e auxiliar no crescimento. Entenda com a Omie!
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Vivemos na era da experiência, em que clientes esperam cada vez mais ter interações positivas e significativas com as marcas. 

Nesse sentido, é preciso buscar formas de entregar mais que um produto ou serviço, mas exceder as expectativas. O overdelivery é um termo que propõe essa ideia. 

Neste post, vamos explicar o conceito de overdelivery e explicar sua importância e benefícios, além de mostrar práticas e ferramentas que podem ajudar você a implementá-lo no seu negócio para surpreender seus clientes. 

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O que é overdelivery?

Overdelivery é uma palavra do inglês que significa “entregar mais”. Sendo assim, essa estratégia busca superar todas as expectativas do consumidor, oferecendo a melhor experiência de compra possível, durante todo o processo.

A abordagem tende a ser uma maneira eficaz de encantar os clientes e construir relacionamentos sólidos, o que leva a fidelização e retenção. No mais, é uma maneira de destacar sua marca, colocando-a um grande passo à frente da concorrência.

Surpreenda e supere as expectativas dos seus clientes

Exemplos práticos de overdelivery

O overdelivery pode ser usado em diferentes estágios de contato entre o consumidor e a empresa. Confira abaixo algumas alternativas para o seu negócio:

  • Prazo de entrega reduzido: a comodidade oferecida ao entregar um produto mais rápido tende a gerar uma ótima impressão no cliente;
  • Conteúdos extras: um curso que oferece materiais além do currículo básico de forma gratuita gera surpresa e pode estimular um cliente a comprar outros cursos da empresa;
  • Experiências: interações positivas podem resultar em uma boa impressão no cliente e fazer com que ele tenha ainda mais interesse pela empresa;
  • Cupons de desconto: quem não gosta de poupar dinheiro? Isso pode ser usado como estratégia de divulgação ou como uma forma de reter clientes;
  • Embalagens: o unboxing, hoje em dia, é uma experiência à parte. Dar atenção especial à forma como seus produtos são encaminhados evidencia cuidado e uma atenção maior ao cliente, o que gera um vínculo mais substancial;
  • Brindes: essa é uma ótima forma de garantir que o cliente se sinta especial.

Quando o overdelivery é necessário e importante?

Vale a pena apostar na prática de overdelivery em diversas situações estratégicas para impulsionar o sucesso de um negócio e alavancar vendas. Considere os pontos e contextos a seguir. 

Para fortalecer o relacionamento com o cliente 

Em primeiro lugar, o overdelivery é fundamental para a construção de relacionamentos fortes com os clientes

Ao oferecer mais do que o esperado, as empresas podem estabelecer uma conexão emocional que fortalece a fidelidade do cliente ao longo do tempo. 

Clientes satisfeitos podem se tornar defensores entusiasmados da marca, o que significa que vão recompensá-la para amigos e familiares. Isso não apenas fortalece a imagem da marca, mas também contribui para a prospecção de novos leads. 

Para fazer bons lançamentos

Paralelamente, quando um empreendimento vai lançar novos produtos ou serviços, o overdelivery pode ser uma ferramenta eficaz para gerar entusiasmo e criar uma impressão positiva desde o início. 

Estratégias como ofertas promocionais, suporte adicional e experiências exclusivas podem ser implementadas para conquistar os primeiros clientes e estabelecer uma base sólida para o crescimento futuro da empresa.

Para contornar as taxas de cancelamento

O overdelivery pode desempenhar um papel fundamental na recuperação de clientes insatisfeitos. 

Ao responder de maneira proativa às preocupações dos clientes e oferecer benefícios adicionais, as empresas têm a chance de reconquistar a confiança e manter a lealdade do cliente.

Para ter uma vantagem competitiva 

Em setores altamente concorridos, o overdelivery pode ser uma estratégia eficaz para diferenciar sua empresa dos demais. Isso pode envolver oferecer serviços adicionais, brindes ou benefícios exclusivos que vão garantir a preferência do público. 

Quais são as principais vantagens do overdelivery?

Ao buscar sempre superar as expectativas dos clientes e oferecer o melhor serviço possível, é claro que a empresa colherá muitos frutos. Aqui, destacamos: 

  • Poder ampliar a carteira de clientes, atraindo novos compradores; 
  • Fidelizar e reter seu público; 
  • Melhorar consideravelmente o posicionamento da empresa, fortalecendo sua imagem no mercado; 
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Gera reações mais positivas sobre as marcas nas redes sociais e canais de comunicação. 

Desafios comuns ao implementar o overdelivery

O overdelivery é extremamente vantajoso, mas ele também é preciso considerar alguns desafios e dificuldades que sua empresa pode enfrentar. Alguns fatores de atenção são:

  • Custos adicionais: é preciso planejar cuidadosamente a distribuição de cupons, descontos e condições, pois eles precisam ser financeiramente viáveis para o negócio. 
  • Expectativas futuras: o overdelivery faz com que o cliente espere sempre mais, o que pode ser difícil de sustentar no longo prazo. Deve-se planejar as ações e pensar com estratégia; 
  • Gestão de recursos: oferecer mais do que o esperado pode exigir mais recursos, tempo e esforço. Isso pode levar a uma pressão adicional sobre a equipe e estrutura da empresa, caso não haja um planejamento estratégico.
  • Consistência na entrega: algumas empresas podem começar a overdeliver, mas, com o tempo, podem enfrentar dificuldades em manter esse nível de serviço ou qualidade.
  • Adaptação a mudanças de escala: se a empresa estiver crescendo rapidamente, a prática de overdelivery pode ser mais difícil de escalar. 

Como fazer overdelivery?

A estratégia de overdelivery é vantajosa tanto para o cliente quanto para o negócio. Conheça, a seguir, alguns passos para implementar essa ideia. 

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  1. Conheça seus clientes: é preciso conhecer bem o seu cliente, para assim, garantir que o atendimento oferecido condiz com suas mínimas expectativas e a sua necessidade.
  2. Identifique áreas de surpresa positiva: defina momentos-chave na jornada do cliente ou pontos de contato onde o overdelivery pode ter um impacto significativo.
  3. Personalize a experiência: utilize dados do cliente para personalizar a experiência e gerar ofertas que se alinhem aos interesses individuais dos clientes.
  4. Implemente programas de fidelidade: crie programas que recompensem clientes fiéis com benefícios adicionais. Isso não apenas incentiva a recompra, mas também promove a lealdade.
  5. Ofereça brindes e extras: use experiências sensoriais, cupons, brindes, frete grátis, entre outros recursos para surpreender clientes. 
  6. Garanta suporte adicional: não é só de descontos que se faz o overdelivery. Esteja disponível para responder a perguntas, resolver problemas e garantir que os clientes se sintam apoiados em todas as interações.
  7. Mantenha a consistência: como mencionamos nos desafios, é importante manter a consistência ao longo do tempo. Evite criar expectativas que não possam ser sustentadas no longo prazo.

Que ferramentas e técnicas usar para aplicar o overdelivery?

Aplicar o overdelivery é mais eficiente com o uso de ferramentas e boas práticas. Tecnologias e estratégias que fazem toda a diferença para a adoção dessa abordagem são: 

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  • sistema ERP: permite ter acesso e controle de todas as etapas de compra. Os diferentes módulos contam com praticidade e organização em todos os processos, um recurso essencial para melhorar a gestão e atender seu cliente da melhor forma. 
  • módulo CRM no sistema ERP: com ele, é possível controlar o cadastro dos clientes e acompanhar transações e interações, de forma a estabelecer um melhor relacionamento com eles. 
  • Análise de dados: relatórios de performance gerados pelo ERP podem ajudar a avaliar o impacto financeiro e a eficácia das iniciativas de overdelivery. 
  • Automação: ao implementar mecanismos que agilizam processos e eliminam burocracias e gargalos, as empresas podem atender seus clientes com maior atenção e eficácia. 
  • Ferramentas de pesquisa: plataformas de pesquisa online permitem coletar informações diretamente dos clientes, o que ajuda a entender as preferências e a medir a eficácia das iniciativas de overdelivery.

Ofereça a melhor experiência aos seus clientes

Oferecer a melhor experiência possível ao consumidor deve sempre ser o foco principal da empresa, pois só assim é possível sair na frente da concorrência e obter os melhores resultados possíveis, além de ajudar a fortalecer sua marca. 

Por isso, o overdelivery não deve ser visto como uma estratégia passageira, mas um modo de conduzir negócios para conseguir sempre manter clientes satisfeitos e a seu lado. 

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