Overdelivery: o que é e quais as vantagens?

Aprenda mais sobre como agregar valor à sua marca e surpreender seus clientes com essa estratégia
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O propósito principal de qualquer empresa deve ser sempre oferecer os melhores produtos e serviços a seus clientes. Por isso, todas as estratégias devem ser pensadas tendo em mente a maior satisfação do seu público-alvo.

Pensando nisso, foi criado o termo overdelivery, uma estratégia que tem como objetivo oferecer esse tipo de performance e criar um verdadeiro ciclo de crescimento para a sua empresa.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é overdelivery, citar alguns exemplos, suas vantagens e, principalmente, sobre como colocá-lo em prática de forma eficiente. Acompanhe!

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O que é overdelivery?

Overdelivery é uma palavra do inglês que significa “entregar mais”. Sendo assim, essa estratégia busca superar todas as expectativas do consumidor, oferecendo a melhor experiência de compra possível, durante todo o processo.

Ao ser surpreendido dessa forma, o público tende a construir uma maior relação de fidelidade com a empresa, o que é um grande passo à frente da concorrência.

Exemplos de overdelivery

O overdelivery pode ser usado em diferentes estágios de contato entre o consumidor e a empresa. Confira abaixo algumas alternativas para o seu negócio:

  • Prazo de entrega reduzido: essa é uma ótima estratégia para a retenção de clientes, já que a comodidade oferecida pelo prazo de entrega reduzido tende a gerar uma ótima impressão no cliente.
  • Conteúdos extras: essa é uma estratégia muito válida em cursos on-line, por exemplo. Ao oferecer conteúdos além do currículo de forma gratuita, o fato surpresa gerado no cliente provavelmente fará com que ele volte a comprar outros cursos oferecidos pela empresa.
  • Experiências: garantir uma experiência de compra única durante todo o processo é essencial para gerar uma boa impressão no cliente e fazer com que ele tenha ainda mais interesse pela empresa.
  • Oferecer cupons de desconto: quem não gosta de poupar dinheiro, não é mesmo? Ao oferecer um cupom de desconto ao seu cliente, você deixa claro que está disposto a pensar em formas que o façam voltar a comprar na sua empresa. Isso pode ser usado como estratégia de divulgação ou como uma forma de reter clientes.
  • Embalagens: ter uma atenção especial à forma como seus produtos serão embalados evidencia cuidado e uma atenção maior ao cliente, o que gera um vínculo mais substancial. Além disso, muitas pessoas tendem a postar embalagens com designs atrativos nas redes sociais, o que é uma ótima forma de captar novos clientes de forma orgânica.
  • Brindes: como o fator surpresa é essencial ao overdelivery, o brinde é uma ótima forma de garantir que o cliente se sinta especial para a sua empresa, o que muito provavelmente fará com que seu negócio saia na frente no quesito preferência do cliente.

Vantagens do overdelivery

Ao buscar sempre superar as expectativas dos clientes e oferecer o melhor serviço possível, é claro que a empresa colherá muitos frutos.

A atração de novos compradores, movidos pelo interesse de obter a melhor experiência de compra e um bom atendimento ao cliente, é um dos maiores benefícios do overdelivery. Além disso, ao demonstrar cuidado e dedicação em todos os processos da empresa, a fidelização de clientes se tornará muito mais viável de acontecer.

Sem falar que essa estratégia melhora consideravelmente o posicionamento da empresa. Ela sai na frente da concorrência, pois oferece um serviço acima do esperado, dentro do seu ramo.

Como fazer overdelivery?

A estratégia de overdelivery é vantajosa tanto para o cliente quanto para o negócio, pois este adquire grande crescimento na fidelização de clientes com base na ótima experiência de compra proporcionada, e aquele tem as expectativas superadas a partir das alternativas utilizadas.

Existem muitas alternativas inovadoras e estratégicas que podem ser aplicadas em empreendimentos físicos e virtuais, como experiências sensoriais, cupons, brindes, frete grátis, entre outros recursos já mencionados.

Porém, antes de planejar de quais recursos lançar mão, é preciso conhecer bem o seu cliente, para assim, garantir que o atendimento oferecido condiz com suas mínimas expectativas e a sua necessidade.

Não adianta oferecer um prêmio ou uma recompensa que não condiz com o interesse do cliente. Sendo assim, essa estratégia deve ser pensada minuciosamente desde o início, de forma a captar e encantar o consumidor sem que isso acarrete prejuízos à empresa.

Utilize a tecnologia para aprimorar a gestão de relacionamento com o cliente

Com o sistema ERP da Omie, fica muito mais fácil ter acesso a todas as etapas de compra da sua empresa, oferecendo ao cliente a experiência mais única e completa possível. Os diferentes módulos contam com praticidade e eficiência em todos os processos, um recurso essencial para levar o seu negócio adiante e fidelizar o cliente.

Com o módulo CRM, incluso no sistema ERP, é possível controlar oportunidades de negócio e analisar propostas, de acordo com a probabilidade de sucesso. Ao automatizar esse processo, fica muito mais fácil para o seu time estabelecer um melhor relacionamento com os clientes, já que este se torna o foco principal do negócio.

Seus clientes merecem a melhor experiência possível

Agora que você já sabe o que é e como funciona o overdelivery, fica claro como um bom planejamento e o uso dessa estratégia são peças-chave para conquistar e fidelizar cada vez mais clientes.

Oferecer a melhor experiência possível ao consumidor deve sempre ser o foco principal da empresa, pois só assim é possível sair na frente da concorrência e obter os melhores resultados possíveis em tempo recorde. Não deixe de conferir mais dicas no site da Omie.

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