Packing: o que é, qual é a sua importância e como fazer?

A embalagem de um produto é um fator importante da experiência de comprar. Entenda a importância do packing para os negócios.
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Se você acessar um site de avaliação de empresas ou ler comentários sobre uma marca nas redes sociais, é muito provável que você encontre reclamações sobre a entrega de um produto. Afinal, os procedimentos logísticos podem ser complexos e pouco eficientes a depender dos métodos usados. Para operar com a garantia de que uma encomenda chegará bem protegida ao seu destino, é essencial saber o que é packing.

Neste conteúdo, você irá aprender tudo sobre esse processo e descobrirá como embalar adequadamente suas mercadorias para conquistar a confiança do público e gerar mais satisfação entre os seus clientes. Boa leitura!

O que é packing?

O packing pode ser definido como o processo de embalar um produto que será enviado ao comprador. Ele envolve a acomodação dos itens em embalagens adequadas e outras medidas de segurança que garantem que a mercadoria chegue preservada no seu destino.

Quando é o caso, esse procedimento também inclui o encaixe de vários produtos em um mesmo pacote. Assim, é possível otimizar o espaço que uma remessa ocupa no veículo, o que gera mais eficiência no transporte e diminui os gastos com as embalagens.

Vale destacar que, apesar dos nomes serem muito parecidos, packing não é a mesma coisa que pickingoutra etapa da cadeia logística. Esse segundo conceito se refere às técnicas usadas para facilitar a localização e a seleção de determinado item no armazém de uma empresa.

Entenda a importância do packing na logística

O packing é um dos processos logísticos mais importantes para garantir a satisfação do cliente. Produtos feitos de materiais sensíveis, como vidro ou plásticos frágeis, podem quebrar ou amassar ao longo do caminho.

Por isso, preparar o pacote com bastante atenção é fundamental para a mercadoria ser transportada com segurança. Além de causar uma boa impressão, esses cuidados evitam desperdícios e prejuízos para o negócio.

Atualmente, o envio e o recebimento dos itens são partes relevantes da experiência de compra e várias marcas já investem em inovações nessas etapas. Então, é interessante investir em embalagens com design diferenciado ou que possam ser reutilizadas pelo consumidor.

Como funciona o packing?

Embalar uma mercadoria pode parecer uma tarefa simples, mas o processo de packing costuma ser desafiador para empresas que lidam todos os dias com o envio de centenas ou até mesmo milhares de produtos, como grandes redes de varejo e e-commerces. Nesse cenário, a remessa passa pelas seguintes etapas:

  • Seleção da embalagem: escolha de um pacote com formato, tamanho e material adequados para acomodar o item;
  • Preparação do produto: mercadorias delicadas e frágeis podem precisar de camadas extras de proteção, como envolvimento em plástico bolha;
  • Preenchimento da embalagem: o produto é colocado na embalagem, que pode ter o restante de seu volume preenchido para aumentar a segurança.

Portanto, o packing é muito mais do que embalar uma compra. O profissional responsável pela preparação do envio tem a função de analisar as especificidades do produto para prever danos que podem ocorrer no transporte e, assim, tomar as medidas corretas para evitá-los.

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Passo a passo de como fazer packing

Como mencionado no tópico anterior, cada fase do processo de packing ajuda a reforçar a qualidade da entrega. Para descobrir como preparar um pacote para envio de forma segura, confira o passo a passo abaixo:

1. Analise o produto

Para embalar o produto de forma adequada, ele deve ser analisado com atenção. É necessário conferir as dimensões (altura, comprimento e largura), o peso, o formato e o material usado na confecção.

Desse modo, é possível compreender a fragilidade da mercadoria e outras necessidades especiais que ela possa ter para garantir sua integridade ao chegar na casa do cliente.

2. Escolha a embalagem

As características do produto mencionadas acima devem ditar a escolha da embalagem. As caixas, sacos, envelopes ou fardos precisam:

  • ser de um tamanho que evite que o item se movimente bastante durante o transporte;
  • ser feitos de um material que suporte o peso total da mercadoria;
  • ser difíceis de perfurar e conseguir evitar vazamentos, especialmente no caso de líquidos;
  • ser neutros e não chamar a atenção, principalmente quando se trata de artigos de luxo ou que requerem discrição na entrega;
  • suportar as condições climáticas, a depender da região.

3. Verifique se o produto está protegido

Em algumas situações, só a embalagem não é o suficiente para evitar danos ao longo do processo de envio. Um teste simples e prático para verificar se o produto está bem protegido é agitar levemente o pacote para conferir se o item está bem fixado dentro da caixa.

Caso a mercadoria seja delicada e se movimente muito dentro da embalagem, você pode adicionar mais recursos de proteção. Os mais comuns são bolinhas de isopor, plástico bolha e papel amassado.

Também é importante conferir se o pacote está bem lacrado para evitar perdas ou vazamentos. Logo, não deixe de investir em fitas adesivas ou grampeadores de alta qualidade para se assegurar de que a caixa não irá abrir.

4. Coloque a etiqueta

Toda encomenda que chega na casa de um consumidor contém uma etiqueta adesiva na embalagem que mostra informações importantes sobre a entrega – remetente, destinatário, endereços, método de envio, empresa responsável pelo transporte, entre outras.

No packing, a etiquetagem é feita para o pacote ser facilmente identificado e direcionado corretamente em cada etapa do processo logístico, além de garantir que o cliente consiga rastrear sua compra.

Atenção: fique ciente de que, a depender do produto comercializado, a privacidade do cliente deve ser mantida acima de tudo. Um pacote pode passar por terceiros antes do destinatário final, então, evite sinalizar o conteúdo da embalagem na etiqueta. 

Aumente a eficiência do seu negócio com os melhores conteúdos sobre logística

Seja pelo uso de embalagens atrativas e diferenciadas ou pela qualidade da entrega, a forma com que o produto chega até a residência do cliente tem se tornado um fator cada vez mais crucial para construir uma boa reputação para a sua marca.

Apostar em um bom procedimento de packing não só garante a integridade da mercadoria ao alcançar o seu destino, como também traz retornos positivos para a empresa. Então, não deixe de revisar os processos logísticos do seu negócio para extrair o melhor da sua estrutura.

E que tal começar agora mesmo? Confira outros conteúdos de logística do blog Omie para aprender ainda mais sobre picking e packing.

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