O que é centro logístico e como funciona? Entenda porque é importante e conheça os tipos!

Saber o que é centro logístico é importante para a eficiência operacional e redução de custos das empresas. Entenda melhor neste artigo!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

As operações que envolvem armazenagem, gerenciamento e distribuição de produtos estão cada vez mais otimizadas para garantir eficiência para as empresas e aumentar a satisfação dos clientes. Nesse contexto, é importante entender o que é centro logístico.

Para esclarecer esse assunto, desenvolvemos este artigo mostrando a definição de centro logístico, seu funcionamento, importância e outras informações. Continue a leitura e saiba mais.

O que é centro logístico?

O centro logístico é um espaço que reúne diferentes processos relativos à armazenagem, gestão e distribuição de mercadorias. Dessa forma, ele não é apenas um local de armazenamento, visto que sua função é fazer a movimentação estratégica de mercadorias.

É uma instalação complexa de logística, reunindo tecnologias e profissionais que trabalham no recebimento, gestão do estoque, preparação de pedidos e expedição de produtos.

Por realizar uma série de atividades, é comum que esses centros contem com sistemas automatizados, garantindo eficiência para a logística das empresas e qualidade na entrega para os clientes.

Vale ressaltar ainda que uma característica dos centros logísticos é estar localizados em pontos estratégicos, próximos a grandes centros urbanos e com fácil acesso às principais rodovias e portos.

Como funciona o centro logístico?

Após entender o quer dizer centro logístico, chega a hora de saber em detalhes como esse local funciona. Veja a seguir as principais atividades realizadas.

Recebimento de mercadorias

O centro logístico recebe os produtos dos fornecedores, fazendo a verificação de cada um de modo que estejam conforme os pedidos. Na sequência, cada mercadoria é registrada no sistema, o que possibilita seu rastreamento.

Armazenagem dos produtos

Os produtos são armazenados de maneira estratégica e organizada, para haver um bom aproveitamento do espaço e seja fácil ter acesso a eles. O objetivo é reduzir o tempo de manuseio, assim podem ser utilizadas prateleiras móveis e sistemas automatizados.

Gerenciamento de estoque

Uma operação logística importante nesses centros é a gestão de estoques, um monitoramento e controle dos itens armazenados, para evitar excesso ou falta de produtos. O objetivo é reduzir perdas e fazer uma previsão de demanda.

Tudo isso é realizado com o uso de tecnologia que analisa dados, acompanhando os pedidos e saída de mercadorias. Dessa maneira, as empresas garantem o estoque no nível ideal e evitam perder uma venda por falta de produtos, por exemplo.

Gestão da informação e documentos

Cabe acrescentar que, entre as atividades do centro logístico, está ainda a emissão das etiquetas e notas fiscais dos produtos, assegurando que o processo de compra e envio esteja conforme as obrigações fiscais e possa ser rastreado com facilidade.

Separação e embalagem dos produtos

O local realiza ainda o processo de picking, que é a separação dos produtos seguindo o pedido dos clientes e também o packing, fazendo a embalagem adequada e cuidadosa de cada item.

É um trabalho essencial para garantir que os clientes recebam exatamente o que foi comprado e em boas condições.

Há ainda centros de distribuição que podem fazer a embalagem personalizada de cada pedido.

Expedição de mercadorias

A expedição e despacho dos produtos envolve o envio e entrega dos pedidos. Para isso, o centro de logística faz o planejamento da rota, escolhendo o tipo de transporte mais adequado para ter eficiência e reduzir valores de fretes.

Ele pode ainda fazer a gestão de frotas e, dependendo do destino, pode ser necessária a transferência do produto para outros centros logísticos. O objetivo é garantir que o cliente receba sua compra dentro do prazo estipulado.

Importância dos centros logísticos para as empresas

Os clientes estão cada vez mais exigentes, por isso, para se manter e se destacar no mercado, é imprescindível que as empresas adotem processos logísticos eficientes.

Então, para companhias que trabalham com um alto número de entregas, o centro logístico passa a ser uma necessidade. Isso porque é um local que faz a gestão dos produtos, tornando as operações de recebimento, estoque, manuseio e expedição mais otimizadas.

Vale destacar que esses locais também ganharam uma relevância ainda maior com o crescimento do e-commerce, ou seja, com o aumento do volume de vendas online.

Acompanhe abaixo as principais vantagens que o centro logístico oferece:

  • redução de custos;
  • gestão do estoque;
  • eficiência nos processos logísticos;
  • boa experiência de compra para o cliente com sistemas que garantem a precisão dos pedidos;
  • redução de erros na logística, pois conta com equipe capacitada e infraestrutura avançada;
  • velocidade nas operações, permitindo a entrega no prazo.

Tipos de centros logísticos

O centro logístico é a peça essencial da cadeia de suprimentos. Contudo, vale acrescentar que podem existir diferentes instalações com essa proposta. Confira.

Centro de Distribuição

As atividades do centro de distribuição ficam concentradas no armazenamento e distribuição dos produtos aos clientes finais ou intermediários.

Geralmente, estão próximos a grandes mercados, facilitando o recebimento dos produtos e permitindo entregas mais ágeis.

Centro de Cross-Docking

Nesse tipo de centro logístico, os produtos não ficam armazenados por muito tempo: a ideia é recebê-los, fazer a seleção e direcionar para os transportadores. Assim, há um ganho de eficiência na distribuição e redução dos custos operacionais.

É o local ideal para a distribuição de diversos tipos de produtos, especialmente os perecíveis.

Centro de Abastecimento

É conhecido também por centro de suprimento e tem como função fazer o abastecimento das linhas de produção, fornecendo itens e materiais utilizados para a fabricação de produtos.

Centro de Valor Agregado (CVA)

É um centro logístico cujo papel não está na armazenagem das mercadorias: sua função é agregar valor aos itens, assim são espaços dedicados a oferecer outros serviços, como embalagem personalizada, rotulagem diferenciada, entre outros.

Centro de logística reversa

Há ainda os centros logísticos que se voltam para a gestão de mercadorias que são devolvidas ou trocadas pelos clientes. Realizam ainda o recebimento de produtos que serão descartados ou reciclados, fazendo a destinação adequada.

Qual a diferença entre centro logístico e armazém?

O centro logístico realiza um conjunto de operações logísticas, inclusive a gestão dos produtos com a finalidade de agilizar processos e reduzir custos para as empresas.

Já o armazém é uma estrutura mais simples que tem como função principal o armazenamento de mercadorias ou matérias-primas, podendo estar dentro ou fora das empresas.

Perguntas frequentes sobre centro logístico

Quer saber mais sobre o centro logístico? Veja as respostas para as perguntas mais comuns sobre o assunto.

Quando o produto sai do centro logístico vai para onde?

Ao sair do centro logístico, o produto é direcionado para a transportadora e encaminhado para o destino, ou seja, será entregue ao cliente. Para saber onde o pedido está, o cliente pode conferir o código de rastreamento enviado pelo e-commerce.

O que significa objeto em centro logístico?

Significa que o pedido chegou no centro logístico, ou seja, o produto será separado, embalado e enviado ao endereço de entrega.

O que é o último centro logístico?

É o último local que o produto passa (para ser separado e processado) antes de ser encaminhado para o endereço de entrega.

Melhore a experiência do seu cliente com a tecnologia

Se você tem uma loja virtual, precisa ter agilidade para receber e separar produtos, além de fazer o gerenciamento do estoque. Então, é fundamental contar com um sistema ERP para integrar as diversas atividades do seu negócio.

Você consegue fazer a gestão dos estoques, emitir etiquetas e notas fiscais, além de realizar o controle financeiro da empresa com mais agilidade.

Agora você já sabe o que é o centro logístico e como essa estrutura pode trazer eficiência para as empresas, especialmente aquelas que atuam com o e-commerce.

Quer que a sua empresa evolua? Conheça as funcionalidades do sistema online Omie e veja como otimizar sua rotina empresarial!

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Market Share
Descubra o Market Share e como ele é importante para o seu negócio. Entenda o conceito e aprenda a calcular
canais de vendas
Conheça os diferentes canais de vendas e o motivo para criar uma estratégia para eles na sua empresa.
cadeia de valor
Entenda melhor os processos da sua empresa e como eles se relacionam implementando a cadeia de valor.