Os serviços logísticos são essenciais para garantir que a etapa de entrega seja realizada com êxito para os consumidores no geral. Faz parte para a experiência de compra do cliente uma entrega cuidadosa com os produtos, que atenda os prazos definidos. Para que tudo dê certo e que erros sejam evitados, o processo de picking e packing da empresa precisa ser estruturado com cautela.
O picking e packing é a etapa de separação de pedidos e embalagem, que, quando bem realizada, resulta em uma entrega mais ágil e que atende as expectativas do cliente, trazendo inúmeros benefícios para o negócio. Entenda a importância desse processo logístico e saiba como aprimorar os resultados na sua empresa.
O que é picking e packing?
De forma simplificada, “picking e packing” são importantes áreas da logística que significam “separar e embalar”, quando traduzido para o português. Cada palavra se refere a uma etapa do processo, sendo picking o processo de separação do pedido, onde é feito o recolhimento daquilo que foi adquirido pelo cliente, e packing o processo de embalagem das mercadorias, deixando-as prontas para o envio.
Entenda um pouco mais sobre cada processo.
Picking
A etapa do picking começa assim que o cliente conclui o pedido no e-commerce ou marketplace. Esse processo consiste não só na preparação do pedido em si, mas também na emissão de notas fiscais, revisão do pedido, e gestão de estoque da empresa.
Todas essas etapas de separação são extremamente importantes para que o pedido seja enviado corretamente, conforme os itens que o cliente selecionou e para haver uma organização entre as demais áreas de planejamento logístico e controle. Um erro nessa fase do processo logístico da empresa, pode acarretar transtornos, prejuízos e insatisfação dos clientes.
Packing
O packing é a etapa que vem a seguir após a conclusão do picking. Nesse momento será feita a seleção da embalagem adequada para o produto e empacotamento, buscando sempre os melhores materiais para o transporte da mercadoria. É fundamental que os materiais escolhidos sejam resistentes em todo o percurso e preserve a integridade dos produtos que serão entregues.
A etapa de etiquetagem também é feita no packing, identificando os produtos com todas as especificações necessárias para que a entrega possa ser realizada com agilidade. Devem constar nas etiquetas informações importantes sobre o produto, sobre o remetente e destinatário, além dos devidos códigos para a identificação da entrega.
Nesse momento, deve ser também considerada a experiência do cliente com a entrega. Muitas empresas investem em personalização e outros tipos de itens para as embalagens, utilizando isso como estratégia para se conectar com os clientes na entrega do pedido.
Qual a diferença entre picking e packing?
Ambos os processos são etapas importantes e muito comuns no dia a dia da logística, mas a principal diferença entre eles é a etapa em que cada um age para que uma entrega funcione com agilidade e sem falhas para o consumidor final.
O processo de picking vem primeiro, pois é a etapa de recolhimento e separação dos produtos adquiridos pelo cliente. Há diversos tipos de picking feitos pelos departamentos logísticos, e essa etapa é anterior ao processo de packing.
Com o picking finalizado e documentado, vem o processo de packing, que cuida da embalagem apropriada para o produto, e tudo o que é necessário pensar para que a encomenda chegue segura e com integridade.
Entenda a importância do picking e packing para a logística
Picking e packing são processos realizados nos bastidores da empresa, ou seja, não possuem contato diretamente com os clientes. Porém, a falta de cuidado com os detalhes nessas etapas podem acarretar prejuízos e danos para o negócio, pois impacta diretamente na qualidade do serviço de entregas da empresa.
Todos os consumidores que compram de lojas online esperam receber o produto com suas devidas características e com tudo funcionando perfeitamente, assim como descrito nos anúncios. Para que isso aconteça e o processo de compra seja finalizado com êxito, é preciso ficar atento nas etapas de picking e packing da empresa e procurar manter tudo sempre documentado para evitar gargalos negativos.
Dentre as inúmeras vantagens de realizar um processo de picking e packing caprichado e bem estruturado, destacamos:
- Melhor experiência de entrega para os consumidores, que pode até gerar fidelização e recompra;
- Entregas mais ágeis e facilitadas tanto para os prestadores de serviço quanto para os clientes;
- Excelente experiência de compra no e-commerce e fortalecimento da marca;
- Chances de aumentar as vendas com um packing caprichado, estruturado e com a identidade do negócio.
Como aprimorar os processos de picking e packing na sua empresa?
Como você pode perceber, os processos de picking e packing envolvem diversas etapas no processo de entrega de mercadorias e, por conta disso, está sujeito a inúmeros erros e falhas humanas que podem acarretar prejuízos para a empresa e insatisfação maior dos clientes.
Para que os processos sejam aprimorados e realizados com excelência, é preciso avaliar alguns pontos fundamentais para tomar as melhores decisões para a empresa. Além de contar com a tecnologia para facilitar o dia a dia de todos os trabalhadores.
Otimize os processos
Avalie como as etapas do processo de picking e packing podem ser otimizadas na rotina, centralizando as tarefas para que não haja inúmeros manuseios com diferentes pessoas pela empresa. Utilizar um sistema focado em integrar as tarefas de picking pode ser uma boa alternativa para agilizar cada vez mais o processo.
Utilize a tecnologia a seu favor
Faça uso de bons softwares que tenham a capacidade de integrar a gestão do e-commerce com a gestão logística do negócio. Dessa forma, você evita que as informações fiquem perdidas e gerem mais erros pelo caminho.
Capriche na escolha das embalagens
Para que a sua empresa obtenha um processo de packing diferenciado, é preciso estar atento na escolha das embalagens para cada tipo de produto. A embalagem será o primeiro contato entre a mercadoria e o consumidor. É importante causar uma boa impressão, mostrando que a empresa tem capricho e respeito pelos consumidores.
Monitore os resultados das suas ações
De nada adianta implementar mudanças constantemente e não entender o que tem funcionado ou não. Faça análises constantes das operações e, se necessário, aplique mudanças para melhorar ainda mais os processos.
Integrar processos é sempre a melhor escolha
Agora você já entendeu a importância do picking e packing na rotina administrativa de uma empresa. Essas etapas, que possuem funções diferentes, mas igualmente importantes para a empresa, possuem papel importante para a valorização do processo de entrega de mercadorias de um e-commerce.
Muitas vezes, as empresas só se preocupam em elaborar estratégias para atrair mais visitantes e vender mais, e acabam esquecendo da experiência de compra do cliente, que inclui o processo de entrega. Tudo isso se enquadra na etapa de logística, e merece atenção em cada detalhe para garantir o sucesso da compra e venda.
Para mais dicas como essa, confira o conteúdo: Saiba o que é logística e como é importante para o seu negócio.