Por que toda empresa precisa fazer análise de dados?

Análise de dados: o que é, quais os tipos e porque é importante para o sucesso da sua empresa.
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Quando realizada de maneira eficiente, a análise de dados ajuda a empresa a atingir todo o seu potencial, com informações estratégicas e insights valiosos para propor melhorias e alcançar novas metas. 

Por conta disso, entender o que é análise de dados, como ela funciona e como realizar esse tipo de análise é essencial para conseguir traçar estratégias e obter excelentes resultados para o seu negócio. Continue a leitura e entenda mais sobre!

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O que é análise de dados?

A análise de dados é um processo essencial que visa transformar as informações e números, baseados em dados, em insights úteis para a tomada de decisões. Ou seja, é uma técnica de business intelligence utilizada por diversas empresas que envolve a coleta, limpeza, organização, processamento e interpretação de dados. 

Ela nunca foi tão importante como atualmente. Isso porque com o grande número de dados gerados no dia a dia, o famoso big data, é necessário que a gestão de dados seja realizada de forma inteligente. Dessa forma, a análise de dados visa facilitar esse entendimento e tornar os dados verdadeiros aliados do negócio. 

Para que serve a análise de dados?

O principal objetivo da análise de dados é extrair informações valiosas a partir do grande volume de dados gerados nas empresas. Com isso, permite que os negócios tomem decisões mais assertivas e eficazes. 

Essa técnica é usada em diversas áreas para entender os problemas, descobrir as oportunidades e tomar decisões estratégicas. Além disso, a análise de dados é uma grande aliada na hora ajudar a prever eventos futuros, já que pode se basear em dados históricos, o que pode ser muito valioso para prever tendências e gerar inovação.

No entanto, a falta de análise de dados pode resultar em decisões não tão positivas,  baseadas em suposições ou intuição, o que pode ser prejudicial para o seu negócio. Além disso, vale destacar que a falta de análise de dados também pode levar a uma má compreensão dos problemas e oportunidades que existem para a empresa, incluindo a falta de planejamento para o futuro.

Vale ressaltar ainda que a interpretação de dados não deve ser entendida como uma solução definitiva para todos os problemas do seu negócio, mas sim como uma ferramenta estratégica para ajudar na tomada de decisões.

Como a análise de dados funciona?

Apesar de parecer simples, a análise de dados é um processo um pouco complexo já que envolve vários métodos e etapas. Além disso, existem diferentes métodos e tipos de análise de dados que podem ser utilizados na sua empresa.

A escolha do tipo ideal vai depender do seu objetivo e de quais dados estão disponíveis. Abaixo separamos quais são os métodos mais utilizados na análise de dados e os tipos. Confira.

Métodos de análise de dados 

Uma das etapas para analisar os dados corretamente é definir qual será o método utilizado nessa coleta de dados.  Eles irão determinar como os dados serão analisados. Existem dois métodos principais de análise de dados: quantitativo e qualitativo

O método quantitativo envolve a análise de dados numéricos e estatísticos, enquanto o método qualitativo envolve a análise de dados não numéricos, como texto, imagens e áudio. É comum que ambos os métodos sejam usados em conjunto para uma análise mais completa e abrangente. Veja abaixo mais detalhes sobre eles. 

Quantitativo

O método quantitativo é um dos mais utilizados e envolve a coleta e, também, a análise de dados numéricos. Ou seja, seu objetivo são as informações numéricas do negócio. 

A análise quantitativa geralmente envolve o uso de estatísticas e algumas técnicas matemáticas para identificar padrões e tendências.

Neste sentido, diversos dados podem ser utilizados como dados financeiros, de vendas, demográficos e outras informações quantificáveis.

Qualitativo

O método qualitativo difere: é feito com base em dados não numéricos. Isso significa que a análise vai além dos números, sua função é entender os dados de forma mais qualitativa, ou seja, mais direcionada para atender às necessidades do mercado, impactando positivamente sua competitividade e lucratividade.

Por exemplo, ao avaliar as vendas de um produto, ela considera o perfil do cliente, os produtos mais populares e a demanda em datas específicas.

Tipos de análise de dados 

Assim como as metodologias, existem diferentes tipos de análise de dados que podem ser utilizadas em sua empresa. A definição de qual escolher vai depender das necessidades e objetivos do negócio. Mas, no geral, ela pode ser: 

Análise descritiva

Uma das mais básicas, a análise descritiva envolve uma coleta de dados mais simples e a descrição de suas características e tendências, sem necessariamente buscar por relações causais ou explicativas. 

Por isso, é comum neste tipo de análise sejam geralmente realizadas a criação de tabelas e gráficos para visualizar e resumir os dados mais superficiais e que já aconteceram.

Análise preditiva

A análise preditiva usa técnicas para prever, como o próprio nome diz, resultados futuros com base em dados históricos. Ou seja, ela busca identificar padrões e tendências nos dados e usá-los para fazer previsões. É o tipo de análise mais utilizada em áreas como marketing, finanças e indústria, já que ajuda a antecipar possíveis cenários. 

Análise prescritiva 

Essa análise é a responsável por ajudar os gestores a entender quais ações devem ser tomadas na empresa. Ela é uma forma avançada de análise de dados, que aproveita ferramentas como BI, conhecimento mais técnico de dados para criar técnicas de modelagem e simulação para recomendar ações futuras.

Para isso, a análise prescritiva usa dados históricos e atuais para simular diferentes cenários e identificar as melhores soluções para problemas complexos.

Análise diagnóstica

A análise diagnóstica, por sua vez, busca compreender os motivos de tal coisa acontecer. Ou seja, a raiz de um problema. E para isso ela utiliza variados dados de ações que já aconteceram e que estão acontecendo para examinar as relações entre variáveis e entender o que está causando um determinado resultado. 

Análise exploratória 

Muito semelhante à análise descritiva, a exploratória é um tipo de interpretação de dados que busca entender e descobrir padrões, tendências e relações entre variáveis desconhecidas. 

Isso significa que seu objetivo é se aprofundar ainda mais nos dados disponibilizados e entender qual a relação entre eles e o que ocorre na empresa. 

Etapas da análise de dados

Para conseguir os resultados esperados, não basta ler os dados que chegam até você. É preciso estruturar esse processo e seguir algumas etapas para garantir a qualidade e confiabilidade dos resultados. Abaixo, separamos quais são essas etapas e como elas funcionam. Confira!

  • Definição do problema e dos objetivos da análise: o primeiro passo é entender claramente qual é o problema a ser resolvido e quais são os objetivos a serem alcançados por meio da análise de dados.
  • Coleta dos dados: é nesse momento que você irá obter os dados relevantes para a sua análise. Eles podem ser obtidos por meio de diversas fontes, como bases de dados internas, pesquisas, relatórios, entrevistas e muito mais.
  • Limpeza dos dados: a terceira etapa é organizar os dados coletados, afinal, eles podem conter informações inconsistentes, incompletas ou duplicadas. Por isso, nesta etapa, é necessário realizar a limpeza dos mesmos para garantir que eles sejam confiáveis e precisos.
  • Organização e preparação dos dados: depois da limpeza, os dados coletados precisam ser organizados de uma forma que facilite a sua análise. Neste ponto você pode criar tabelas, gráficos e outros recursos visuais que facilitem sua identificação e interpretação.
  • Análise inicial dos dados: é a etapa que envolve a exploração inicial dos dados que foram coletados. Você pode realizá-la por meio de diversas técnicas estatísticas, que podem te ajudar a identificar alguns padrões e tendências nos dados e facilitar a análise. 
  • Aplicação de métodos de análise de dados: com base na análise inicial, você deve aplicar os métodos de análise de dados específicos, que fazem sentido para seu objetivo. Como já citamos, eles podem ser quantitativos ou qualitativos.
  • Interpretação dos resultados: após limpar, organizar e analisar os dados, você deve interpretá-los de forma que os resultados encontrados se tornem relevantes para te ajudar a obter insights e facilitar a tomada de decisão.

Ao seguir essas etapas, você conseguirá uma análise de dados mais eficiente que ajude, de fato, o seu negócio a alcançar os melhores resultados! Uma dica é compartilhar os resultados obtidos com os times, assim, é possível explicar o porquê de uma determinada ação e tornar a comunicação mais clara, reforçando a cultura organizacional

Invista na análise de dados em sua empresa

A análise de dados é uma prática fundamental para empresas que desejam tomar decisões estratégicas baseadas em informações confiáveis e transparentes. Por ser um processo que envolve diversas etapas, desde a coleta de dados até a apresentação dos insights obtidos, é importante contar com ferramentas adequadas, como as de Business Intelligence

Através do BI é possível coletar, integrar e analisar dados de diversas fontes em um único lugar, facilitando o processo de tomada de decisão! É essencial que as empresas estejam atentas aos benefícios que a análise de dados pode trazer, como o aumento da eficiência operacional, a redução de custos e a melhoria da competitividade no mercado. 

Para quem deseja se aprofundar no assunto, é possível conferir mais informações no blog da Omie sobre o que é e como funciona o Business Intelligence. Confira!

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