Qual o conceito de Lean Manufacturing e como aplicar na sua empresa?

Descubra como o conceito de Lean Manufacturing pode garantir mais eficiência e menos desperdício no funcionamento da empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A cadeia de produção dentro de uma indústria deve ser pensada de forma a ser a mais eficiente e econômica possível, se adequando às necessidades da empresa e ao mercado em que atua. Pensando nisso, foi desenvolvido o conceito de lean manufacturing, de forma a combater o desperdício e extrair tanto do material disponível quanto dos colaboradores o máximo possível de potencial.

Nesse conteúdo, vamos abordar mais a fundo o que é Lean Manufacturing, para que serve e onde pode ser aplicado, seus inúmeros benefícios e de que forma seus princípios podem ser aplicados na prática no dia a dia de qualquer empresa. Acompanhe!

banner cta empreendedor

O que é Lean Manufacturing?

Lean Manufacturing é um conceito trazido do Japão e implementado pelo engenheiro Taiichi Ohno na empresa Toyota, motivo pelo qual também é conhecido como “Sistema Toyota de Produção”, mais tarde sendo também incorporado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Esse sistema de gestão e produção enxuta tem como principal objetivo encontrar formas de otimizar as atividades da empresa e evitar o desperdício, priorizando a eficiência, agilidade e inovação dos processos.

Os pilares desse sistema de gestão são o conceito de fabricação conforme demanda, adoção de estoques mínimos e consequentemente a diminuição significativa de desperdícios.

Tudo isso é bom para a economia da empresa, já que evita gastos desnecessários, assim como é bom para o meio ambiente, pois o número de lixo produzido e recursos utilizados cai drasticamente. Num momento onde muitas pessoas levam em conta a pegada ecológica das empresas que consomem, isso pode ser um grande diferencial frente à concorrência.

O Lean Manufacturing preza também pela qualidade e eficiência durante toda a experiência de compra do cliente, oferecendo produtos de boa qualidade num espaço de tempo reduzido, já que, eliminando processos desnecessários dentro da empresa, é possível diminuir consideravelmente o tempo entre o pedido do cliente e a entrega.

Para que serve o Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta?

O objetivo central do Lean Manufacturing é desenvolver uma estratégia de funcionamento que evite desperdícios e processos desnecessários dentro da empresa, ao mesmo tempo em que oferece ao cliente um produto de boa qualidade.

Quando bem implementado, esse sistema é sinônimo de lucratividade, economia e eficiência dentro da empresa, o que causa um impacto positivo tanto nos processos internos, junto aos colaboradores, quanto na experiência de compra do cliente e o produto final que será destinado a ele.

Alguns de seus principais benefícios de aplicar a metodologia Lean são:

  • eliminação de desperdícios, por meio de um sistema de gestão com 100% de trabalho útil;
  • melhoria contínua; 
  • aprimorar processos;
  • reunir periodicamente todos os colaboradores para obter feedbacks;
  • traçar planos de ação.

Também podemos citar o compromisso com a qualidade na produção, buscando sempre solucionar problemas e impedir que a simplificação dos processos tenha um impacto negativo no resultado.

Além da produção just in time (na hora certa), que garante uma integração entre a demanda e o que é produzido, coordenando o que é comprado, quando e em qual quantidade, sempre buscando diminuir o desperdício e otimizar a linha de produção.

Como já citado algumas vezes, o foco principal do lean manufacturing é o controle de desperdício e busca pela eficiência e inovação de processos. Sendo assim, é necessário saber identificar os maiores desperdícios dentro de uma empresa e como evitá-los, certo? Esse sistema de gestão também cita quais são eles:

  • Defeitos

Erros em materiais, produtos, equipamentos e processos.

  • Excesso de produção

Adquirir mais material do que é necessário, ou ainda produzir mais do que a demanda.

  • Estoques

Armazenamento de produtos em grandes estoques, seja pelo exagero de compra de matéria prima ou de produção que não condiz com a demanda da clientela.

  • Processo desnecessário

Burocracias desnecessárias que em nada agregam à experiência do cliente ou ao dia a dia da empresa.

  • Movimento desnecessário

Deslocamentos evitáveis e que podem causar perda de tempo entre os colaboradores.

  • Transporte desnecessário

Tempo perdido com transporte desnecessário de material ou produtos e uma logística falha de processos.

  • Espera

Pausas ocasionadas por problemas técnicos, operacionais ou pela falta de profissionais.

  • Talento não utilizado

Desperdício de talento dos colaboradores em trabalhos desnecessários, quando poderiam contribuir bem mais para a empresa se estivessem desempenhando a função adequada para suas habilidades.

Como aplicar o Lean Manufacturing na empresa?

Ao conseguir identificar as potenciais fontes de desperdício dentro da empresa, é possível traçar um plano de ação para contornar esses problemas.

Esse é o objetivo do Lean: garantir a otimização de processos dentro da empresa, ao mesmo tempo em que preza pela qualidade do produto e pelo impacto que as atividades da empresa têm sobre seus colaboradores, sua lucratividade e sobre o meio ambiente.

Esse reajuste não é uma tarefa simples e exige tempo, dedicação e uma análise aprofundada de todo o funcionamento da empresa, de forma a identificar pontos de melhora e tendo em mente os objetivos que se busca alcançar.

Para que cumpra seus objetivos, o lean manufacturing leva em conta cinco princípios, que devem ser levados em conta por toda empresa que busca implementar esse sistema:

1. Valor

É a análise de tudo aquilo que o cliente considera importante ao consumir em um determinado momento, o que pode ser observado pelo design do produto, percepção da marca, tecnologia e preço final do produto.

Isso garante que suas expectativas sejam alcançadas e evita que seja entregue a ele um produto que não está disposto a consumir, o que acarretaria desperdício.

2. Fluxo de valor

O fluxo de valor diz respeito à soma de todas as fases de produção até o momento em que o produto é entregue ao cliente, e deve ser feita uma análise de cada uma dessas fases com o objetivo de eliminar tarefas e processos desnecessários.

3. Fluxo contínuo

Logo após, é necessário estabelecer um fluxo de funcionamento dentro da empresa, garantindo que tudo ocorra sem grandes interrupções e com um bom ritmo.

4. Produção puxada (sistema pull)

Essa etapa só se inicia com uma nova demanda, já que no Lean Manufacturing a produção se dá de acordo com a demanda dos clientes. Dessa forma, o estoque é determinado pela quantidade de pedidos, que serão sempre fabricados nas quantidades necessárias, evitando a não utilização e desperdício.

5. Busca da perfeição

Se as outras quatro etapas forem seguidas corretamente, já será possível controlar o desperdício dentro da empresa. Porém, um dos princípios do Lean Manufacturing é a melhoria constante, sempre analisando os processos e buscando inovações que trarão melhoria ao funcionamento da empresa e relacionamento com os clientes.

Crescimento sustentável, o caminho rumo ao sucesso

O Lean é um conceito que agrega fatores econômicos e práticos. Garantir uma melhor eficiência e otimização de processos traz benefícios para os gestores, para o financeiro, colaboradores, clientes e também para o meio ambiente, evitando que matéria prima e produtos sejam desperdiçados.

Essa forma de gestão garante bons resultados e uma cultura organizacional mais focada e bem sucedida. Isso tudo tem como resultado processos bem estabelecidos, satisfação dos clientes e um diferencial frente à concorrência.

Agora que você já sabe os inúmeros benefícios dessa filosofia, que tal aprender mais sobre como implementar ferramentas do lean manufacturing na sua empresa? Siga no Blog Omie para mais aprendizados!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
A gestão de projetos pode ser a ponte para entregas de qualidade, com controle orçamentário e eficiência. Entenda como colocar
gestão financeira para MEI
Descubra a importância de uma gestão financeira para MEI para aumentar a eficiência do seu empreendimento. Aprenda como fazer e
Lean office
O Lean Office é uma metodologia que visa a aplicação dos princípios do Lean Manufacturing para reduzir o desperdício e