Entenda o que é remarketing, como funciona e exemplos

Entenda como o remarketing pode ajudar a conquistar e fidelizar clientes.
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Você já deve ter passado pela situação de pesquisar um produto em uma ferramenta de busca e, horas depois, ser bombardeado por anúncios daquele mesmo tipo de produto em diversos lugares, não é mesmo? No universo digital, essa prática tem um nome: remarketing.

Isso acontece porque essa ação poderosíssima permite que se faça marketing novamente para as mesmas pessoas que já demonstraram interesse nos produtos ou serviços visitados. Essa é uma excelente técnica para aumentar as vendas.

Mas o que exatamente é o remarketing e como ele pode impactar nas estratégias de vendas da sua empresa? É o que veremos a seguir, juntamente com exemplos e suas funcionalidades! Confira!

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O que é remarketing?

O remarketing, também conhecido como retargeting, é uma tática e uma das tendências de marketing digital que visa reconquistar clientes em potencial que já tiveram algum contato com a sua marca. Embora seja amplamente utilizado no mundo virtual, o remarketing não é uma invenção recente, sabia?

Lembra quando, bem antes do e-commerce, a estratégia de captação era enviar catálogos aos clientes ou fazer telefonemas? Pois é, hoje, com o advento das ferramentas de pesquisa e dos cookies, essa dinâmica se tornou ainda mais intensa.

Por falar em cookies, eles são os responsáveis por armazenar informações sobre os usuários que acessam seu site. Esses dados incluem suas preferências, o tipo de conteúdo que costumam acessar e os temas mais recorrentes em suas buscas.

Com base nesses insights, sua empresa pode criar anúncios personalizados, aumentando as chances de converter um lead em um cliente fiel.

Por exemplo, imagine que você tenha navegado pelo site de uma loja de roupas, visualizando um casaco específico. Aqui, o remarketing entra em ação: após algum tempo, você começa a receber anúncios desse mesmo casaco em diferentes plataformas.

Isso não é mágica e nem acontece por acaso. A estratégia é construída em torno da demanda. A marca busca meios de alcançá-lo novamente e oferecer o produto que você demonstrou interesse.

Por que o remarketing é importante?

O remarketing visa aumentar as conversões. Afinal, raramente um consumidor faz a compra logo na primeira pesquisa.

Segundo dados do Google Adwords, apenas 3% dos visitantes de um e-commerce convertem imediatamente e esse número pode ser ainda menor em vendas que exigem a solicitação de um orçamento.

A prática de remarketing permite que o consumidor tenha um contato mais íntimo com o produto ou serviço via mensagens personalizadas. Assim, o visitante relembrará da oferta, continuará pensando na compra e será cada vez mais “convencido” de que vale a pena fechar o negócio.

Vale ressaltar que, de acordo com um relatório da AgilOne, mais de 70% dos compradores desejam que as marcas ofereçam algum tipo de experiência personalizada durante suas compras online.

Portanto, o remarketing é crucial para uma eficaz gestão de marketing, pois reconhece a extensão da jornada do consumidor e proporciona uma nova oportunidade de interação, otimizando as possibilidades de conversão e diminuindo a demanda por investimento na atração de novos clientes.

Como funciona a estratégia de remarketing?

O remarketing é uma tática poderosa no marketing digital que visa alcançar novamente os usuários que já interagiram com sua marca. Entenda como funciona essa estratégia de forma mais clara:

Cookies e comportamento do usuário

Os cookies são arquivos criados pelos sites que registram informações sobre as ações dos usuários, como páginas visitadas e produtos visualizados. Com base nesses dados, avalia-se o comportamento do usuário e identifica padrões.

Segmentação personalizada

Anúncios são direcionados com base no histórico de navegação, idade e localização do usuário. Se um consumidor pesquisou um tênis esportivo, por exemplo, anúncios relacionados a tênis podem ser exibidos posteriormente.

Comportamentos-chave para remarketing

Quando um usuário adiciona produtos ao carrinho, mas não conclui a compra, o remarketing lembra desses itens. É o famoso “carrinho abandonado”. Se alguém visitar várias páginas de um produto, os anúncios relacionados podem ser exibidos. Clientes que gastaram muito em seu site são valiosos, por isso, o remarketing os incentiva a comprar novamente.

Formas de remarketing

  • Display: anúncios do Google exibidos em sites relacionados aos interesses do usuário;
  • Pesquisa: anúncios baseados em palavras-chave pesquisadas pelo usuário;
  • E-mail: envio de e-mails personalizados com ofertas ou lembranças de itens no carrinho.

Plataformas de remarketing

  • Google Ads: oferece códigos para adicionar ao site e segmentar anúncios;
  • Facebook Ads (incluindo Instagram): permite o remarketing com base nas ações dos usuários.

Essas ações, quando somadas ao uso de um CRM eficaz, são o segredo para gerar mais vendas constantes e qualificadas.

Como fazer uma campanha de remarketing?

As vantagens do remarketing são muitas se você souber aplicá-lo corretamente. Conheça um passo a passo simples de remarketing como fazer para que essa estratégia funcione:

  1. Planeje sua campanha

    Identifique seu público-alvo e defina os objetivos da campanha de remarketing. Qual a ação que você deseja que os usuários realizem? Qual é o seu investimento disponível? O planejamento é crucial para o sucesso das estratégias de marketing digital, incluindo o remarketing no Facebook.

  2. Configure o pixel do Facebook

    O pixel do Facebook é um código JavaScript que coleta informações dos usuários. Ele é essencial para automatizar suas campanhas de remarketing, por isso, o instale em seu site para rastrear as ações dos visitantes, como visualizações de páginas e interações com produtos.

  3. Crie um público personalizado

    No Gerenciador de Anúncios do Facebook, crie um público personalizado com base nas ações dos usuários em seu site. Por exemplo, crie um público com pessoas que visitaram páginas de produtos específicos ou abandonaram o carrinho de compras.

  4. Desenvolva a campanha

    Escolha o objetivo da campanha, como tráfego, conversões ou visualizações de vídeo. Selecione o público personalizado criado anteriormente. Crie anúncios relevantes e atraentes, com imagens e textos que incentivem a ação desejada. Defina o orçamento e o cronograma da campanha.

  5. Avalie o desempenho

    Acompanhe os resultados da campanha. Analise métricas como CTR (taxa de cliques), taxa de conversão e ROI. Faça ajustes conforme necessário para otimizar o desempenho e alcançar seus objetivos.

Exemplos de remarketing

Vamos analisar alguns remarketing exemplos de como utilizar o remarketing de maneira clara e direta:

  • Clientes que abandonaram o carrinho: quando alguém adiciona um item ao carrinho em seu site, mas não finaliza a compra, é possível criar anúncios específicos para esses usuários. Exiba os produtos deixados no carrinho e ofereça incentivos para retornarem e concluírem a compra;
  • Clientes que já realizaram compras: segmentar clientes que já compraram em seu e-commerce é uma estratégia eficaz. Por exemplo, é possível criar anúncios para quem gastou um valor específico, pois já estão familiarizados com sua marca e podem se interessar por novos produtos ou ofertas;
  • Downloads de materiais ricos: se você disponibiliza materiais como e-books, infográficos, crie anúncios direcionados aos usuários que já baixaram esses materiais. Essa segmentação auxilia a manter o interesse desses leads e incentivá-los a progredir no funil de vendas.

Conquiste clientes com estratégias inteligentes

O remarketing é uma das estratégias mais eficazes no marketing digital e com o auxílio de ferramentas cada vez mais avançadas, você pode oferecer anúncios personalizados e atrativos aos usuários, melhorando as técnicas de vendas online, garantindo um aumento nos lucros e fidelização de um público maior.

Lembre-se de que o sucesso não acontece da noite para o dia; é uma jornada contínua. Portanto, mantenha-se focado, adapte-se às mudanças do mercado e continue aprimorando suas táticas.

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