Remarketing: o que é, para que serve e como funciona?

Entenda mais sobre o remarketing e por que essa estratégia de vendas tem um dos maiores níveis de sucesso no mercado.
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Já passou pela situação de procurar por um produto em uma ferramenta de pesquisa e, horas depois, aparecerem diversos anúncios daquele mesmo tipo de produto? No universo digital, o remarketing é uma prática bastante conhecida e útil, pois direciona propaganda conforme as intenções dos consumidores. 

A estratégia de vendas tem como base as preferências e buscas do usuário, visando transformar clientes em potencial em clientes assíduos.

Esse tipo de abordagem tem como objetivo reconquistar o consumidor que, por algum motivo, deixou de finalizar a compra ou diminuiu a sua frequência de consumo. Obtendo informações mais detalhadas sobre os hábitos e preferências daquele lead, é possível direcionar o produto de forma a despertar seu interesse.

Neste post, vamos falar mais a fundo sobre o que é o remarketing, para que serve e como funciona na prática, já que é uma das estratégias com maior índice de conversão que existe atualmente. Confira!

O que é remarketing?

Trata-se da divulgação de um produto para um cliente em potencial que já teve algum contato com a marca. Ainda, é uma das estratégias de vendas mais utilizadas atualmente, mas engana-se quem acha que ela só existe no mundo virtual.

Antes do e-commerce, essa prática se dava por outros meios, por exemplo, telefonemas ou envio de catálogos a clientes em potencial, oferecendo novos produtos. Hoje, toda essa dinâmica funciona de forma ainda mais intensa, com o advento das ferramentas de pesquisa e dos chamados cookies.

Por meio deles, é possível armazenar informações acerca dos usuários que acessam o site da marca, suas preferências, que tipo de conteúdo geralmente acessam e qual o tema mais recorrente nas suas buscas. Tendo acesso a esses dados, consegue-se criar anúncios mais personalizados e aumentar as chances de transformar um lead em um cliente da marca.

Não é por acaso que, após acessar um produto específico, é provável que você receba diversas propagandas relacionadas a ele. Isso é uma estratégia construída em volta da demanda. Logo, sua busca leva a marca a procurar meios de chegar até você e oferecer o produto de que precisa.

O remarketing tem grandes chances de sucesso, principalmente quando se trata de produtos com uma jornada de compra mais longa. Ademais, é improvável que o consumidor finalize a compra na primeira vez que acessar o site, uma vez que é um comprometimento maior, que demanda pesquisa e análise.

Ao inserir a imagem do produto na tela do potencial cliente após algum tempo, aumentam-se as chances de que ele finalize a compra, o que é o principal objetivo do remarketing.

Como funciona a estratégia de remarketing?

Como vimos, o remarketing é pautado nas informações oferecidas pelos chamados cookies. Estes são um tipo de arquivo criado pelos sites que você acessa, facilitando a navegação ao lembrar de suas preferências. 

Ao acessar o Google e fazer uma pesquisa, por exemplo, é possível registrar esse dado e usá-lo para fins de remarketing, de acordo com aquilo que foi pesquisado.

Ao avaliar o comportamento e preferências do usuário, com base também em dados como idade e localização, pode-se oferecer uma experiência mais personalizada, disparando anúncios que despertem seu interesse, de fato.

Essa estratégia de vendas pode ser usada a partir de alguns comportamentos do usuário, como:

  • quando a compra não é concluída;
  • um grande número de páginas do site é visitado pela pessoa;
  • um produto específico que o site oferece foi pesquisado;
  • para pessoas que já gastaram um valor considerado alto no site em um momento anterior.

Todo esse público pode ser levado a finalizar a compra ou comprar novamente quando se depara com o produto que já foi pesquisado. Isso porque é mais fácil fidelizar e/ou atrair um cliente que já demonstrou interesse na sua marca do que trazer clientes novos.

A campanha de remarketing pode ser feita de diferentes formas, sendo as principais:

  • display: apresenta anúncios do Google relacionados a conteúdos já acessados pelo usuário;
  • pesquisa: foco em palavras-chave já pesquisadas pelo usuário, oferecendo propagandas do Google Ads relacionadas;
  • e-mail: envio de e-mails para usuários cadastrados no site da marca, com novos produtos e promoções, ou lembrando de itens deixados no carrinho de compras.

O remarketing pode ser feito por meio de duas plataformas: o Google Ads e o Facebook Ads (que também inclui o Instagram). Elas oferecem o código que deve ser adicionado ao site para que os anúncios relacionados ao que foi pesquisado surjam na tela do seu potencial cliente.

Essas ações, quando somadas ao uso de um CRM eficaz, são o segredo para gerar mais vendas constantes e qualificadas. 

Como fazer uma campanha de remarketing?

Já ficou claro que o remarketing é uma das estratégias mais eficazes de captação e fidelização de clientes, que é quando eles já demonstraram interesse no tipo de produto vendido pela marca e estão a apenas um passo da finalização da compra.

Para que essa estratégia dê certo, é preciso estar atento às quatro diferentes fases desse processo. Acompanhe!

Descoberta

O cliente percebe que tem uma demanda específica e procura a internet para tentar saná-la, digitando palavras-chave no Google que o levarão ao seu site.

Consideração

Nessa etapa, ele já tem uma maior noção daquilo que busca e conhece mais sobre o que procura, pesquisando sobre informações mais detalhadas do produto para, então, tomar uma decisão.

Decisão

Nessa fase, a compra é realizada, considerando os diferentes preços e opiniões dadas por outros compradores.

Fidelização

Finalizada a compra, o cliente pode se fidelizar e passar a recomendar sua marca para outras pessoas, caso tenha tido uma boa experiência.

O sucesso de vendas da sua empresa pode se tornar realidade

O remarketing é reconhecido como um dos métodos de vendas mais eficazes dentro do marketing digital. Com a ajuda de ferramentas cada vez mais desenvolvidas, é possível oferecer ao usuário anúncios personalizados e sedutores, garantindo a fidelização de um maior número de pessoas.

Fazer uso desse tipo de estratégia pode mudar radicalmente o rumo da sua empresa, alcançando novos patamares e tendo a certeza de que seus produtos estão atendendo às demandas do mercado.

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