Sistema MES: descubra o que é e quais os benefícios para indústria

Com o sistema MES, você integra o chão de fábrica à gestão do negócio, ajudando na redução de custos e no aumento da produtividade.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Fazer a gestão de processos industriais é um desafio, especialmente no que diz respeito ao fluxo de trabalho no chão de fábrica. Assim, para garantir alta produtividade e redução de custos, o ideal é contar com o sistema MES.

Quer entender melhor como funciona o sistema MES, sua importância na indústria 4.0 e todas as vantagens dessa tecnologia? Confira as informações que reunimos neste artigo.

O que é o sistema MES?

MES é a sigla para Manufacturing Execution Systems ou Sistema de Execução da Manufatura. É uma tecnologia utilizada na produção industrial para fazer um rastreamento e documentação dos processos do chão de fábrica.

É um sistema de monitoramento em tempo real, permitindo aos gestores o acesso a informações e relatórios das diversas atividades que envolvem os processos produtivos, como expedição de pedidos, qualidade de produtos, entre outros.

Trata-se de uma tecnologia híbrida, que se conecta tanto com hardware (equipamentos) como com softwares (outros sistemas).

Qual a importância do MES?

O sistema MES de produção é importante para que os gestores saibam se o que foi planejado está sendo realizado. Isso porque a ferramenta permite acompanhar o andamento de todos os processos da manufatura, sendo ideal para a produção em massa.

Por conta de seu papel de unir o chão de fábrica com a gestão, integrando e digitalizando os processos da cadeia produtiva, o sistema MES se torna fundamental na indústria 4.0, pois automatiza de forma inteligente a manufatura.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Como funciona o sistema MES?

A ferramenta faz o controle, acompanhamento e planejamento em tempo real dos processos industriais. Ou seja, possibilita identificar se há falhas, o que permite realizar ajustes de forma rápida, evitando problemas, perda de prazos e prejuízos com a produção.

Com o sistema MES, o gestor tem ainda o histórico de cada produção, com o mapeamento dos componentes utilizados na fabricação de cada produto.

Quais as características e funcionalidades do Sistema MES?

Para compreender melhor o sistema MES, acompanhe suas principais características e funcionalidades a seguir.

Gestão de produção, de materiais, documental e de pessoas

Com o sistema MES, a indústria controla, organiza e rastreia todos os processos de produção, desde o pedido até o produto acabado.

Além da gestão de produção, a ferramenta monitora ainda a movimentação de materiais, garantindo que estejam disponíveis na hora certa e quantidade adequada.

É uma tecnologia que faz também o gerenciamento de toda a documentação de produção, como formulários e registros, e a gestão de pessoal para que somente os profissionais com as qualificações adequadas assumam determinadas funções no chão de fábrica.

Coleta de dados

A ferramenta faz ainda a coleta de dados em tempo real de máquinas, operadores, sensores e outros sistemas envolvidos nos processos da manufatura.

Gerenciamento da manutenção de equipamentos

A tecnologia traz o histórico de uso dos maquinários, bem como os problemas, permitindo fazer o gerenciamento da manutenção, inclusive de forma preventiva.

Programação da produção

O sistema MES permite planejar a produção segundo os recursos disponíveis, capacidade de maquinário ou prioridade de pedidos.

Controle de qualidade

A tecnologia monitora dados de qualidade durante o processo produtivo, com medições e inspeções. Assim, pode garantir a conformidade dos produtos ou acionar alertas caso seja detectado algum problema de qualidade.

Análise de indicadores

O sistema MES gera relatórios, facilitando o acompanhamento de cada processo, seu desempenho, o que permite comparar com dados históricos e com a performance esperada.

São informações valiosas que possibilitam aos gestores a tomada de decisão ou a identificação de pontos de melhoria.

Integração com outros sistemas

O MES tem como característica a integração com outros sistemas, como o ERP, permitindo a sincronização de informações, otimização de processos e uma gestão industrial mais eficiente.

Quais os benefícios do MES?

Você viu a importância do sistema MES na indústria 4.0, sendo assim, se quer digitalizar e acompanhar em tempo real as atividades do chão de fábrica, contar com essa tecnologia é fundamental.

Como falamos, ela vai permitir o monitoramento dos processos da cadeia de produção, além de trazer uma série de benefícios para o negócio, como:

  • redução de custos: o acompanhamento dos processos no chão de fábrica permite identificar desperdícios, além de problemas e falhas, possibilitando sua correção em tempo hábil para minimizar prejuízos;
  • uso otimizado do maquinário: o sistema MES auxilia nas operações de manutenção, evitando que a fábrica fique com equipamentos ociosos;
  • gestão de estoque eficiente: a tecnologia traz informações para liberar a produção segundo a demanda, reduzindo perdas e eliminando despesas com armazenamento;
  • controle da qualidade: a ferramenta identifica processos que estão fora dos padrões de qualidade, permitindo fazer correções antes que o produto chegue ao consumidor. Contribui para a satisfação dos clientes e boa reputação da empresa;
  • decisões mais estratégicas: com dados, relatórios e gráficos sobre o andamento dos processos no chão de fábrica (relativos a materiais, mão de obra, maquinário e outros aspectos), o gestor pode tomar decisões mais estratégicas para o negócio.

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

Como implantar o MES em sua indústria?

Para fazer a implementação do sistema MES na sua indústria, otimizando a produção, é preciso seguir alguns passos. Acompanhe.

Diagnóstico

Comece listando todos os sistemas já utilizados para o acompanhamento dos processos do chão de fábrica. Depois, verifique quais são as falhas e gargalos recorrentes, bem como os recursos que são desperdiçados.

Assim, é possível identificar pontos de melhoria que dependem de um sistema como o MES, como aumento da eficiência operacional ou redução de custos.

Projeto de implementação

Depois da análise e diagnóstico dos processos industriais que podem se beneficiar com a tecnologia, chega a hora de procurar um fornecedor do sistema MES. Lembre-se: algumas empresas que trabalham com sistema ERP oferecem o sistema MES.

Realização de testes

Depois de escolher o fornecedor, antes de fazer a implementação, é crucial realizar testes com o sistema MES, tanto com os hardwares, como com os softwares integrados. Aqui, é preciso incluir a equipe que vai lidar com a tecnologia.

Acompanhamento

Após a implementação, comece a acompanhar o desempenho do sistema MES, analisando os ganhos que a solução está trazendo para a produção industrial.

Qual a relação entre sistema MES e ERP?

O ERP é um sistema de gestão empresarial que trabalha para integrar, em uma única plataforma, diferentes setores da empresa. Assim, ele conta com módulos variados, como financeiro, vendas, contábil, RH, estoque, entre outros.

Logo, o ERP permite ao gestor ter uma visão sistêmica do negócio, diferentemente do sistema MES, que se volta para os processos industriais. Apesar de tecnologias distintas, os sistemas são complementares, integrando o chão de fábrica à gestão empresarial.

Automatize processos para sua empresa se destacar no mercado

O sistema MES é essencial para controlar e rastrear em tempo real os diferentes processos do chão de fábrica. Dessa forma, assim como o sistema ERP, é uma ferramenta que não pode faltar se o seu objetivo é automatizar processos.

As indústrias precisam se adequar à transformação digital, buscando tecnologias, como o sistema MES, que melhorem o fluxo de trabalho, a qualidade dos produtos e proporcionem redução de custos. Dessa forma, é possível fazer o negócio se destacar no mercado.

Se quiser uma solução para digitalizar seus processos e integrar os setores da empresa, conte com o sistema Omie para empreendedores e otimize sua rotina empresarial.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
como manter os clientes engajados
Entenda a importância de durante o processo de implementação de um novo produto ou serviço manter os clientes engajados e
escala de trabalho
A escala de trabalho organiza horários de funcionários, promovendo eficiência e equilíbrio. Aprenda a calcular e implementar uma escala eficaz.
Aprenda sobre amortização, seus benefícios e como funciona para facilitar o pagamento de dívidas de forma econômica e eficiente.