Saber como criar um site é fundamental para o sucesso de uma empresa. Cada vez mais negócios buscam marcar presença online, seja para captar clientes ou efetuar vendas pelo e-commerce. Afinal, o site traz uma série de facilidades para o cliente, desde informações sobre produtos e serviços até formas de contato e de fechar negócio.
No entanto, quando ele acessa seu site e este não funciona adequadamente, as chances de desistir de navegar ou de comprar são altas. Pensando nisso, elaboramos um passo a passo de como criar um site profissional do zero. Acompanhe e saiba como impulsionar o seu negócio!
Por que a sua empresa precisa de um site?
Existem alguns motivos para a criação de um site ser algo indispensável para a saúde de um negócio, desde a divulgação da marca à efetivação da compra. Confira:
- Cartão de visita: atualmente, quando o consumidor necessita de algo, imediatamente faz uma busca online para saber onde e como conseguir o que precisa. O site funciona como cartão de visita, divulgando seus produtos/serviços com todas as informações de contato e endereço da empresa;
- Disponibilidade 24h: sites não têm horário de abertura e fechamento, ou seja, o cliente em potencial poderá efetuar uma compra a qualquer momento do dia ou da noite. Isso também facilita o contato, pois ele pode deixar uma mensagem fora do horário comercial, sem esperar a empresa “abrir”;
- Mais vendas: fazer compras e negócios online já é a realidade de muitos consumidores, principalmente no cenário pós-pandemia. A comodidade de receber os produtos em casa e assinar contratos remotamente é algo valorizado pelo consumidor da atualidade;
- Credibilidade da marca: ao investir na criação de um site profissional, a empresa passa credibilidade. O site transmite como a marca quer ser vista pelo seu público, carregando sua identidade, além de marcar presença e sair na frente de concorrentes que não têm um.
Quais são os tipos de site que existem?
Antes de criar o site, é preciso avaliar o modelo de negócio e seu objetivo, para então decidir o tipo de site mais adequado. Cada estratégia envolve escolhas diferentes, e você pode ter mais de uma se fizer sentido para sua empresa. Conheça as opções.
Site institucional
Além de disponibilizar informações importantes, como formas de contato e endereço, o site institucional pode conter uma seção com a história da companhia e de seus fundadores, apresentando os valores e a cultura da empresa.
Ele facilita que a empresa seja encontrada nos buscadores online, como o Google, e transmite credibilidade ao cliente, sendo uma chance de mostrar uma imagem positiva da organização e compartilhar as avaliações de clientes satisfeitos.
E-commerce
O e-commerce é um site de vendas, ou seja, permite que os clientes comprem online. Ele oferece comodidade, permitindo fechar vendas e negócios sem que o cliente precise sair de casa. Ainda, aumenta as opções de produtos a que o consumidor tem acesso, com fotos e descrições detalhadas.
Entretanto, é importante que o e-commerce seja construído para funcionar sem problemas. Páginas lentas, problemas na hora de finalizar a compra ou falta de informações sobre os produtos podem impactar negativamente a experiência do cliente.
Blog
Com o blog, você pode criar conteúdo relevante para o seu público e, dessa forma, atrair mais clientes. É também uma forma eficiente de ser encontrado com facilidade nos buscadores e criar uma relação de credibilidade com consumidores.
Por meio de conteúdos ricos que se relacionam com as dores e os desejos de potenciais clientes, sua empresa consegue entregar valor a eles com conhecimento e dicas valiosas. O blog também é muito útil para apresentar seus serviços ou produtos e levar as pessoas até seus canais de venda.
Passo a passo de como criar um site do zero
Em um primeiro momento, pode parecer um projeto complicado e com várias etapas, mas aprender como criar um site profissional do zero será uma tarefa muito recompensadora. Confira o passo a passo para construir um site de qualidade e com retorno para seu negócio.
Estabeleça objetivos
Primeiramente, seu site precisa ter um propósito. Seja apresentar sua empresa ao público, atrair mais clientes ou vender produtos, definir objetivos faz com que as funcionalidades escolhidas realmente atendam aos propósitos.
A partir disso, é possível pensar em diferentes recursos. Por exemplo, e-commerces devem ter funções de pagamento seguro, descrição dos itens, fotos de boa qualidade, entre outras.
Além disso, ao saber os objetivos, o site se torna uma ferramenta valiosa para a gestão, fornecendo insights sobre o comportamento dos consumidores, permitindo ajustar e atingir metas.
Conheça seu público
Tão importante quanto o site é conhecer quem o acessa. Isso permite a construção de páginas eficazes, oferecendo exatamente o que é buscado pelo público-alvo.
Se seus clientes são mais jovens, por exemplo, a comunicação e a apresentação das informações serão de determinada forma, mas se são executivos, a linguagem e a aparência devem refletir o que eles procuram.
Procure entender o que buscam na sua página: conhecer mais do produto/serviço? Informações de contato? Aprofundar o conhecimento antes de comprar? Tudo isso interfere na forma e no conteúdo do site.
Crie um domínio relevante
O domínio é o nome do site, aquele endereço na barra do navegador, também chamado URL. Trata-se de algo importante para que as pessoas o encontrem, e você pode registrá-lo através de sites como Registro.br ou HostGator.
Geralmente, uma taxa é cobrada para manter seu domínio no ar, mas não costuma ser um valor alto. Insira esse custo no seu orçamento e não se esqueça de anotar a data para renovar o registro e manter o site no ar.
Prefira um domínio com o nome da companhia, que não seja muito longo ou complexo de digitar.
Contrate um serviço de hospedagem
É importante contratar um serviço de hospedagem para manter o site funcionando. Você pode encontrar serviços pagos e gratuitos, porém, as versões pagas costumam ser mais estáveis e de navegação otimizada.
Avalie se as atividades feitas dentro do site exigirão um servidor mais potente ou não. Por exemplo, em um e-commerce, o cliente passa mais tempo navegando e o tráfego é mais alto.
Assim, o serviço de hospedagem deve ser bom o suficiente para evitar problemas que façam o cliente desistir de comprar.
Crie conteúdo de valor
Muitos consumidores procuram informações sobre o que desejam na internet e, ao acharem um site com informações relevantes, sentem mais confiança na empresa.
Por isso, é importante entender as dores e os desejos do público e produzir conteúdo para atender suas necessidades, oferecendo materiais ricos, bem escritos e que agreguem valor.
Avalie os melhores formatos de conteúdo, como artigos de blog, e-books, vídeos ou páginas de vendas e invista em marketing de conteúdo para potencializar os resultados.
Crie um site responsivo
As pessoas usam cada vez mais dispositivos móveis para acessar a internet, portanto, sua página precisa ser responsiva. Ela deve ter boa performance tanto em celulares e tablets quanto em computadores, sem quebras no layout ou falhas de carregamento.
Para garantir uma boa experiência, organize bem as abas e informações na página inicial, para que o direcionamento às outras páginas seja intuitivo. Informações importantes como meios de contato, endereço e ofertas devem ter boa visibilidade.
Também é importante saber como criar um termo de uso para sites para disponibilizá-lo ao cliente, com todas as regras de utilização de produtos/serviços, de venda e de pós-venda.
Crie uma identidade visual
A construção de uma boa identidade visual é importante para que a marca seja facilmente reconhecida pelo público. No seu site, isso pode ser feito com o uso de uma paleta de cores específica, fontes e escolha de imagens e formatos de conteúdos apresentados.
Procure investir na criação dessa identidade visual e aplique no site para ajudar no reconhecimento da sua empresa por parte dos clientes em qualquer lugar.
Como escolher o site ideal para sua empresa?
Para acertar na escolha e criar um site de sucesso, que seja ideal para a sua empresa, você pode se guiar por meio de algumas perguntas:
- Qual o segmento e o público-alvo da sua empresa?
- Que tipo de produto/serviço ela oferece?
- Qual o orçamento disponível para a construção, manutenção e atualização do site?
- Como a concorrência do seu segmento está utilizando sites e blogs, e o que está faltando neles?
A partir disso, fica mais fácil refletir sobre as reais necessidades e possibilidades do seu negócio, ajudando a filtrar entre os modelos de sites e suas diferentes propostas.
Aproveite os benefícios de um site para sua empresa
Saber como criar um site é muito importante para ganhar alcance na internet, conquistar a atenção do público-alvo e vender mais. Lembre-se de que ele precisa ser facilmente navegável, fornecendo todas as informações de que o cliente precisa sobre os produtos/serviços oferecidos, além de formas de contactar a empresa e fechar negócio rapidamente.
E, como dissemos, um site profissional pode fornecer informações preciosas sobre os hábitos de compra dos clientes, além de dados sobre as vendas realizadas e muito mais. Essas informações valem ouro quando aproveitadas pelos recursos de um bom sistema de gestão, agindo em favor do crescimento da empresa.
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