Aprenda a escolher o melhor ERP para e-commerce

Veja o que avaliar e como escolher o ERP para e-commerce adequado às necessidades do seu negócio. Tenha maior volume de vendas, além de qualidade nos processos e no atendimento ao cliente.

13/Abr/2022
Empreendedorismo

O mercado de e-commerce cresceu muito a partir de 2020, impulsionado pela pandemia da COVID-19, pelo isolamento social e pelas mudanças de hábitos de consumo. Nesse cenário se tornou mais necessário do que nunca ter uma gestão do negócio, e é aqui que entram as facilidades e vantagens do ERP para e-commerce.

Para contextualizar, só em 2021 o crescimento do e-commerce foi de 27%, com os empreendedores faturando R$ 161 bilhões. Para você que já tem loja física, mas quer começar a empreender no comércio virtual, saiba que essa é uma grande oportunidade. 

Então, para facilitar a gestão de sua loja virtual, neste post, conheça as facilidades que um sistema ERP pode trazer para seu negócio. Ainda, veja como escolher o melhor software ERP para e-commerce e o que de melhor está disponível no mercado.

Benefícios do ERP para e-commerce

Antes de escolher o sistema ERP para seu e-commerce, conheça mais sobre esse software. A sigla ERP em inglês refere-se à Interprise Resource Planning, que traduzindo para o português é o Planejamento de Recursos de uma Empresa. 

Trata-se de um sistema de gestão empresarial que automatiza e integra processos de trabalho com o foco de melhor performance dos negócios. 

Para ajudar a entender melhor como o ERP pode ajudar seu e-commerce, listamos os principais benefícios. Confira!

Maior agilidade nos processos de vendas

Com automatização de várias etapas operacionais da sua loja virtual, os clientes recebem mais rápido seus pedidos. Com o ERP para e-commerce, as atividades de recebimento, separação, entrega e faturamento de pedidos ficam reunidas em um só local. Ainda, podem ser integradas com processos de outras áreas que forem necessárias para melhor desempenho do seu negócio.

Emissão automática de notas fiscais eletrônicas

Pelo ERP, o processo de vendas é integrado com a emissão de notas fiscais eletrônicas. Assim que a venda é finalizada e efetuado o pagamento, o sistema calcula os impostos exigidos e emite a nota fiscal para o cliente.

Gestão otimizada do estoque

Com um ERP você faz uma melhor gestão de estoque, pois de acordo com as vendas realizadas, o controle de estoque é atualizado. E pode ser integrado com o sistema de compras para maior controle das reposições e acrescentar ao estoque os produtos adquiridos. Tudo de forma automática!

Integração com outros sistemas

O ERP pode ser integrado com o sistema de contabilidade, CRMs (Gestão de Relacionamento com o Cliente), marketplaces, como Mercado Livre, sistemas bancários e de pagamentos, sistemas de fretes e entregas via Correios. São muitas possibilidades, depende da demanda do seu e-commerce e do software escolhido;

Gestão financeira estratégica

É possível reunir todas as informações financeiras, contábeis e fiscais em uma única plataforma de ERP. Isso possibilita uma visão mais estratégica das operações financeiras do seu negócio e um melhor planejamento para decisões de investimento ou redução de custos mais assertivas. Exemplos disso repercutem em ofertas de frete grátis, troca de fornecedores, ampliação do negócio ou do portfólio de produtos, dentre outros;

Backup automático de dados

O software realiza backup automático de dados e é acessado por meio de login e senha. Os clientes e a empresa ficam mais tranquilos com a segurança de suas informações. Esse caso se aplica, se o software escolhido disponibilizar essa função, muitas vezes, com armazenamento em nuvem para ser acessado de qualquer lugar.

Como escolher o melhor ERP para o seu negócio?

Conhecendo essas vantagens do ERP para e-commerce, você agora pode estar em dúvida em como escolher o software mais adequado para seu negócio. Para ajudar nessa difícil missão, preparamos algumas perguntas para guiar seu processo de decisão de acordo com as necessidades de seu e-commerce. 

Pegue papel e caneta ou seu computador/celular para anotar as respostas de acordo com a realidade do seu negócio. Vamos começar?

Quais são seus objetivos?

Se seu e-commerce tem plano de negócios ou um planejamento estratégico, vai ser fácil responder a essa pergunta, é só copiar e colar. Mas se não tem, pense aonde quer chegar com sua empresa. Quais suas metas de curto, médio e longo prazo? 

Quer se tornar referência no seu mercado de atuação? Quer aumentar o faturamento em 30% em um prazo específico? Quer integrar e automatizar todos os processos para agilizar as vendas? Esses são só alguns exemplos, você como dono do negócio que precisa estabelecer qual caminho quer tomar para obter os resultados esperados.

Quais são suas necessidades?

Essa outra questão diz respeito às necessidades do seu negócio para guiar a melhor escolha de ERP para e-commerce.

O seu negócio precisa de fretes mais baratos ou entregas mais rápidas? Ou uma integração de atividades mais eficiente para um atendimento rápido aos clientes? Precisa de integração com a contabilidade, CRM e marketing para impulsionar mais as vendas e aumentar o faturamento? 

Para responder essa pergunta, você pode contar com a ajuda de sua equipe. Reúna-se com os departamentos da sua empresa e veja a necessidade observada pelas pessoas que realizam as atividades e coletam as opiniões de seus clientes. Compare com suas percepções e planeje as ações necessárias para atender as demandas de seu e-commerce.

Qual é o seu investimento?

Essa é a parte que mais atormenta os empreendedores: o investimento para ter um ERP para e-commerce. Calma! É possível achar no mercado opções de todos os tipos, vai depender das necessidades e objetivos do seu negócio. Por isso, é importante responder às perguntas anteriores. 

Existem opções desde funções mais simples para iniciar o uso de ERP em pequenas empresas até as mais avançadas para quem tem um capital maior de investimento. O armazenamento de dados em nuvem é um fator que diminui consideravelmente os custos de manutenção e operação de um sistema ERP. 

A maioria dos softwares permite o teste gratuito por 7 dias ou um pouco mais para você verificar se é a opção ideal para seu negócio. Acompanhe no próximo tópico, as 5 melhores opções de ERP disponíveis no mercado brasileiro.

Funções que um ERP para e-commerce deve ter 

Um sistema ERP oferece diversos módulos e funcionalidades e, como um e-commerce tem algumas necessidades específicas, é importante encontrar uma opção que atenda pontos básicos, para assim garantir a melhor gestão do negócio.

Entre as principais funções indicadas que um ERP para e-commerce precisa ter, podemos destacar:

  • Integração com sistema dos Correios e marketplaces;
  • Vendas e propostas;
  • Controle de caixa.
  • Gerenciamento de catálogo e kits de produtos de forma personalizada;
  • Gestão de todo o processo de vendas: pedidos, separação, faturamento, impressão de notas e etiquetas e expedição em um único lugar;
  • Gestão automatizada de estoque;
  • Funções diversas para o controle financeiro, incluindo emissão de boletos, planos de contas, gestão de preços, gestão de compras e importação de mercadorias;
  • Relatórios gerenciais: vendas, estoque, curva ABC.
  • Emissão de nota fiscal, modelos NF-e e NFS-e;
  • Emissão de NFC/SAT;
  • Servidor seguro em nuvem atualizado em tempo real;

Omie: sistema ERP para e-commerces

Indicado para pequenas, médias e grandes empresas de e-commerce, o sistema ERP da Omie possui muitos benefícios, como:

  • Emissão de nota fiscal automática, com integração com a SEFAZ e cálculo automático de impostos;
  • Integração com plataforma de CRM para melhor gestão de relacionamento com os clientes;
  • Vendas e marketplace funcionando no mesmo sistema para melhor organização e planejamento comercial;
  • Gestão financeira mais eficiente por reunir todas as informações contábeis, fiscais, financeiras e outras em um só local, permitindo que a gestão do negócio tenha melhores resultados;
  • Compras, estoque e produção funcionam juntos em um só software. Assim, evita-se vender produtos que não constam no estoque ou que ainda estão em processo de produção. Mais qualidade do processo de vendas e satisfação do cliente;
  • Integração com o contador por meio de um Painel do Contador exclusivo, onde o sistema de contabilidade é integrado com o ERP;
  • O empreendedor pode testar o ERP Omie gratuitamente por 7 dias.

Um bom sistema de gestão pode revolucionar seu negócio

Depois de conhecer os benefícios, agora você entende porque o ERP para e-commerce da  é a melhor escolha para a gestão do seu negócio!

Para isso, conte com o sistema ERP da Omie que, além do e-commerce, integra-se a vários outros softwares de CRM, marketplaces e outros usados na gestão de empresas. 

Ainda, é o único que conta com um Painel do Contador para ajudar a não perder prazos fiscais, emitir notas fiscais e reunir todas as informações para ajudar o contador a ter uma gestão eficiente.

Ademais, todos os processos são automatizados e ainda há integração com a SEFAZ do seu estado para otimizar o tempo dos processos de trabalho. Além de todas as outras funcionalidades já citadas anteriormente, conta com um suporte rápido e personalização das funções para sua empresa.

Por fim, conta também com cursos gratuitos e online para o empreendedor se capacitar e atualizar conhecimentos de gestão de empresas. Atende vários segmentos: educação, agências de viagens, saúde, comércio exterior, pets, transportes, alimentação e muitos outros.

Acesse nosso site e experimente agora por 7 dias de forma gratuita o ERP Omie. Sua empresa vai ter muito mais sucesso com todas as informações reunidas em único local. Melhor gestão de oportunidades de vendas e maior qualidade de atendimento.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas