Aprenda tudo sobre gestão empresarial e suas vantagens

Entenda tudo sobre o assunto de gestão empresarial. Confira dicas de metodologias que te ajudarão durante o processo.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Todo empreendedor precisa de uma gestão empresarial feita com responsabilidade para fomentar seu negócio, possibilitando seu crescimento financeiro saudável e assim, ser capaz de enfrentar os desafios que encontrar pelo caminho.

Com ajuda e orientação, a gestão empresarial se torna mais leve e capacita o empreendedor para guiar seus parceiros de negócio e colaboradores, para que trabalhem em harmonia rumo aos mesmos objetivos.

Aprenda neste artigo como aprimorar sua gestão com o passo a passo que elaboramos. Boa leitura!

O que é gestão empresarial?

A gestão empresarial é um processo de planejamento e estratégias, que visa sempre os melhores resultados para o negócio, realizada por meio de ações que mensuram problemas e evitam falhas, além de efetuarem a correção dos erros.

Na prática, serve para gerenciar a empresa rumo ao objetivo esperado com os melhores resultados possíveis, abrangendo a definição de metas, organização de processos, planejamento estratégico, análises de custos, compras, vendas, pagamentos e recebimentos, contratações e demissões, enfim, tudo o que envolve o ambiente de uma empresa.

Além disso, a gestão empresarial abarca a administração de aspectos relacionados aos recursos humanos, como contratações, demissões e capacitação da equipe. Uma equipe motivada e qualificada desempenha um papel crucial no sucesso do negócio.

Mesmo que a empresa seja de pequeno porte ou individual, investir na gestão empresarial é essencial para impulsionar o crescimento sustentável e competitivo. Para tal, é necessário o estudo do mercado em que se atua e muita dedicação.

Compreender o que é a gestão empresarial permite com que o MEI crie processos estruturados e definidos com suas reais necessidades, preservando seus pontos fortes e trabalhando para solucionar os pontos fracos.

Vantagens que a gestão empresarial proporciona ao MEI

Uma gestão empresarial bem estruturada oferece diversas vantagens para o negócio, tais como:

  • Ampliar a organização com a integração entre os departamentos;
  • Tomada de decisões mais embasadas e assertivas;
  • Otimização do capital disponível, redução de custos e aumento da lucratividade;
  • Qualifica os controles internos, permitindo o planejamento a longo prazo;
  • Conhecimento ampliado sobre o mercado;
  • Eleva a produtividade e a eficiência;
  • Torna os processos mais seguros, rápidos e menos suscetíveis a erros;
  • Ajuda a definir e a realizar metas.

Passo a passo para fazer gestão empresarial

Confira nosso passo a passo para ter sucesso na aplicação de uma boa gestão empresarial:

Passo 1: faça um planejamento

O primeiro passo para uma gestão empresarial eficaz é elaborar um planejamento estratégico. Ou seja, é essencial que você saiba e defina aonde quer chegar, para traçar os passos necessários para isso. 

Defina a missão, visão e valores da sua empresa, estabeleça metas e objetivos claros, e crie um plano de ação para alcançá-los. Esse é um compromisso que se mantém durante toda a existência do seu negócio, exigindo revisão e ajustes para possíveis desvios, correção de erros e processos, além dos demais imprevistos que podem (e vão!) ocorrer.

Mesmo as decisões mais difíceis exigem um planejamento para se colocar em prática, como a demissão de algum colaborador, rescisão de contrato de fornecedor, ou fechamento de filial. Exatamente tudo deve ter seus passos calculados.

Por isso, planejar é minimizar erros e danos, conduzindo o seu negócio aos melhores resultados.

Passo 2: use indicadores de desempenho

Já dizia Philip Kotler, “o que não é medido não é gerenciado”.

Utilizar indicadores de desempenho é um dos meios para se avaliar o negócio e identificar se ele está na direção correta para que seus objetivos sejam alcançados. Eles fornecem insights importantes sobre a eficiência dos processos e o alcance das metas.

Por isso, fazer uso dos indicadores como uma das ferramentas para a gestão é eficiente e complementa o planejamento, já que é possível medir a qualidade e produtividade do seu negócio.

A título de exemplo, os indicadores mais utilizados são os indicadores financeiros, indicadores de processos, indicadores de vendas e de marketing, indicadores de satisfação do cliente, indicadores de recursos humanos.

Passo 3: qualifique-se 

Para uma boa gestão empresarial, tenha consigo colaboradores qualificados, tanto para montar uma equipe eficiente e que entrega resultados, quanto para definir seu time de supervisores e gerentes. Esses profissionais devem estar preparados para o desafio, assim como você, empreendedor e dono do negócio. Mesmo se for atuar sozinho em sua empresa, é sempre necessário se atualizar e se qualificar.

Ainda que contrate um excelente contador para sua empresa, o seu gestor financeiro precisa estar comprometido com os resultados e responsabilidade esperados e a ele atribuídos.

Esteja preparado e qualificado para lidar com os desafios e garanta com que seus colaboradores também estejam. Isso gera uma conexão maior entre todos os envolvidos no negócio e, consequentemente, o sucesso é certeiro.

Passo 4: invista em tecnologias

Atualmente existem softwares de gestão empresarial que facilitam a vida do empreendedor. Esses softwares são conhecidos como ERP, sigla para Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Os ERPs são sistemas que se conectam às diferentes áreas de um negócio, compartilhando as informações e oferecendo relatórios para análises detalhadas e em tempo real.

Veja esse exemplo básico de uma situação do cotidiano:

Uma venda pode gerar informação ao financeiro (responsável pela cobrança), ao administrativo (que vai registrar o faturamento e emitir a nota fiscal), ao estoque (controla a saída de item) e, finalmente, para o departamento de compras (responsável pela reposição).

Com o ERP tudo isso é realizado de forma automática e integrada, ou seja, as informações chegam em tempo real e de setor a setor, facilitando relatórios e a comunicação entre todos.

Para alcançar ótimos resultados e otimizar seu tempo, você precisa conhecer o sistema ERP da Omie, que em uma única plataforma facilita o controle e proporciona uma gestão empresarial eficaz, totalmente integrada e descomplicada.

O ERP da Omie proporciona máxima economia, implementação rápida e você ainda conta com nosso suporte total.

É o único sistema que atende comércio, indústria e serviços. Ou seja, somos especializados do pequeno comércio à construção civil, da prestadora de serviço aos restaurantes e lanchonetes! A Omie traz as ferramentas de gestão ideais para qualquer empresa prosperar com eficiência e satisfação.

Além disso, o ERP da Omie possui um preço e um plano exclusivo para empresas MEI, que também precisam organizar sua carteira de clientes e estoque com eficiência para crescer, contando com notas fiscais, boletos ilimitados e muito mais.

banner cta empreendedor

7 metodologias para usar na gestão empresarial 

Conheça a seguir diferentes ferramentas de gestão empresarial que podem contribuir na qualificação de processos, facilitando a sua atuação.

1. Análise SWOT

Essa metodologia foi criada por Albert Humphrey, consultor de negócios e gestão com especialização em gestão organizacional e mudança cultural, docente na Universidade de Stanford.

A técnica consiste em identificar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças do negócio, auxiliando na formulação de estratégias mais adequadas. O SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) avalia o quão competitiva uma empresa é perante à concorrência.

Em português costumamos utilizar a tradução direta para a sigla, FOFA:

  • Forças: pontos fortes da empresa no momento, que ampliam a sua competitividade;
  • Oportunidades: perspectivas futuras na relação com o mercado;
  • Fraquezas: pontos fracos da empresa no momento que resultam em prejuízos, maiores custos e menos vendas;
  • Ameaças: riscos futuros oferecidos pela concorrência.

A ferramenta pode ser utilizada a fim de determinar quais são os pontos positivos e negativos, projetando o que virá pela frente, resultando em uma ação rápida perante os desafios.

2. Business Model Canvas

O Business Model Canvas, também conhecido como Quadro de Modelo de Negócios, é uma poderosa ferramenta de planejamento estratégico desenvolvida por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur em seu livro “Business Model Generation“. 

Essa metodologia fornece uma estrutura visual para ajudar empreendedores e gestores a criar, analisar e inovar nos modelos de negócios de suas empresas. Permite criar e analisar o modelo de negócio de forma simplificada, ajudando a compreender a lógica da empresa.

3. Matriz BCG 

A Matriz BCG (Boston Consulting Group) é uma ferramenta estratégica muito utilizada na gestão empresarial para avaliar o portfólio de produtos ou serviços de uma empresa e auxiliar na alocação de recursos de forma mais eficiente. Ela classifica os itens conforme a sua taxa de crescimento e participação de mercado, o que permite ao gestor adotar, a partir daí, as medidas mais adequadas a cada um deles. 

Foi criada na década de 1970 por Bruce D. Henderson, fundador do Boston Consulting Group, a matriz tornou-se uma referência na análise de portfólios de negócios.

4. 5W2H

Criado por profissionais da indústria automobilística japonesa, o método 5W2H ganhou importância, passando a ser aplicado em diversos tipos de organizações e projetos, para estabelecer uma sequência de ações na execução de um projeto.

Seu nome deriva do inglês, considerando as iniciais para: What (o quê); Why (por quê); Where (onde); When (quando); Who (quem); How (como); How much (quanto).

A resposta de cada um desses itens define as metas e as ações a adotar, considerando o que é prioritário para a empresa no momento da aplicação.

5. Matriz GUT

A Matriz GUT elenca as prioridades entre as demandas da empresa. A ferramenta é amplamente utilizada na gestão empresarial para classificar problemas, questões ou tarefas de acordo com sua gravidade, urgência e tendência. Essa metodologia ajuda as equipes e gestores a identificar e resolver problemas de forma mais eficiente, permitindo uma alocação adequada de recursos e priorização das ações.

Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, dois especialistas em resoluções de questões organizacionais, desenvolveram essa matriz, também conhecida como Matriz de Prioridades, muito utilizada em gestão organizacional e de projetos.

6. Balanced ScoreCard

Criada pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, a Balanced ScoreCard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho. 

O BSC é composto por um conjunto equilibrado de indicadores de desempenho, distribuídos em quatro perspectivas diferentes, cada uma representando uma dimensão importante do negócio. As quatro perspectivas típicas do Balanced ScoreCard são:

  • Perspectiva Financeira: concentra-se nos indicadores financeiros que medem o desempenho econômico da empresa. Inclui indicadores tradicionais como receita, lucro, margem de lucro, retorno sobre o investimento (ROI), etc;
  • Perspectiva do Cliente: avalia-se os indicadores relacionados à satisfação e às necessidades dos clientes. Isso pode incluir a taxa de retenção de clientes, o índice de satisfação do cliente, a fidelidade do cliente, entre outros;
  • Perspectiva dos Processos Internos: prioriza-se os processos internos da empresa que impulsionam o desempenho financeiro e a satisfação dos clientes. Os indicadores podem incluir a produtividade, qualidade dos produtos e serviços e eficiência operacional, por exemplo;
  • Perspectiva de Aprendizado e Crescimento: afere-se os indicadores relacionados ao aprendizado, desenvolvimento e capacidade de inovação da empresa. Isso pode incluir a taxa de capacitação dos funcionários, investimentos em pesquisa e, desenvolvimento e taxa de retenção de talentos.

7. Cinco forças de Porter

Um modelo de análise competitiva que possibilita a compreensão da concorrência para estabelecer uma estratégia a fim de superá-la.

As cinco forças competitivas de Michael Porter são:

  • Rivalidade com concorrentes;
  • Entrada de novos concorrentes;
  • Ingresso de novos produtos;
  • Poder de negociação de fornecedores;
  • Poder de negociação de clientes.

Invista em qualificação tecnológica

A gestão empresarial é um pilar fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Ao seguir o passo a passo e utilizar as metodologias apresentadas, aliadas às tecnologias disponíveis, você estará no caminho certo para aprimorar a gestão do seu negócio, tomar decisões mais assertivas e alcançar melhores resultados. 

Lembre-se de que a busca por conhecimento e o constante aperfeiçoamento são essenciais para se destacar no mercado competitivo atual.

Assim como é possível implementar a gestão empresarial em uma empresa MEI, deve-se levar em conta que um sistema automatizado irá otimizar seu tempo e de sua equipe.

Por isso, o sistema ERP da Omie é uma ótima alternativa para você aumentar sua produtividade, tendo mais tempo para focar em outras demandas de sua empresa.

Fale com nossos consultores e entenda como o ERP da Omie pode incrementar o seu negócio. Invista em sua maior conquista: sua empresa.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado