As principais características de uma liderança estratégica

Saiba o que é liderança estratégica, os impactos em seu negócio e como esse tem se tornado um grande diferencial para a saúde da empresa e dos funcionários.

06/Jun/2022
Empreendedorismo

Atualmente, a liderança estratégica mostrou-se um caminho muito mais lucrativo, tornando-se um indicador importante para avaliar o grau de satisfação dos colaboradores e o desempenho deles. As empresas que buscam crescimento e destaque no mercado precisam urgentemente adotar esse estilo de gestão, se ainda não o fazem.

Um chefe que só sabe mandar e colaboradores que só obedecem é um cenário ultrapassado. E, segundo dados recentes, a falta de admiração por seus líderes é um dos motivos para demissões voluntárias. Um líder estratégico, que inspira, contribui muito mais para a retenção de talentos na empresa.

Mas o que é essa liderança estratégica? Para entender melhor sobre o assunto, os impactos em seu negócio e como aplicar na realidade da sua empresa, acompanhe este artigo.

A sua empresa tem liderança estratégica?


Para avaliar se sua empresa aplica os princípios de uma liderança estratégica, primeiramente vamos entender tal conceito. 

O líder estratégico é um gestor que sabe motivar sua equipe, administrando conflitos e obstáculos para a maior lucratividade de um negócio. Esse líder é admirado por sua equipe e sabe reconhecer e valorizar o papel de cada um no alcance das metas da empresa.

Para ter maior controle sobre os resultados esperados, o líder estratégico usa indicadores e dados para avaliar a performance da empresa. Além disso, opta por decisões mais assertivas e fundamentadas na melhor experiência para clientes, colaboradores, fornecedores e acionistas. 

Se você quer reter os melhores talentos do mercado e ser a empresa dos sonhos de qualquer profissional, a liderança empresarial estratégica é um caminho. 

10 principais características da liderança estratégica


Ser um líder estratégico envolve múltiplos fatores e características. Ele precisa estar antenado às mudanças do mercado em que atua. Ademais, é preciso adotar comportamentos e desenvolver habilidades individuais na sua equipe.

Para manter o foco no resultado, não basta simplesmente vender, mas inspirar pessoas. Tornar clientes e colaboradores em apaixonados por sua empresa. Para ficar mais claro, listamos 10 características para ser um bom líder estratégico:

1. conhecer bem sua equipe e a empresa que lidera para aproveitar os talentos nas áreas certas;

2.  incentivar o trabalho em equipe;

3. mostrar-se aberto a sugestões de colaboradores;

4. criar um ambiente de trabalho que incentive sua equipe a fazer uma carreira profissional na empresa;

5. manter o foco no resultado, pautado na ética e nos valores da empresa;

6. estar antenado com as demandas de seus clientes para conduzir a gestão da empresa;

7. buscar o bem-estar e o reconhecimento profissional de sua equipe;

8. trabalhar com planejamento e gestão do tempo e das atividades;

9. usar softwares existentes para avaliar os resultados da equipe e a performance da empresa;

10. ser resiliente, empático, analítico e assertivo para a tomada de decisões estratégicas.

Conheça outros tipos de liderança


Você deve estar se perguntando se a liderança estratégica é a única alternativa. A resposta é não, mas ela é o caminho mais eficaz para o sucesso de sua empresa.

Para que você entenda os benefícios de ser um líder estratégico, é bom conhecer os outros perfis de liderança. Acompanhe os próximos tópicos.

Liderança gerencial 


A liderança gerencial tem como principal ocupação manter a empresa funcionando. É o perfil do líder executor de tarefas com gestão centralizadora. Gosta de rotina e não se preocupa com inovação.

Afinal, se está tudo certo, para que mudar? Esses líderes pensam a curto prazo, sem visão estratégica do todo e da influência de cada parte da empresa no resultado final. Acreditam que suas ações devem ser pautadas pelos acontecimentos internos e externos da empresa. Não adotam ações pautadas em uma liderança estratégica.

Essa categoria de liderança funciona em pequenas empresas, mas impacta em alta rotatividade de colaboradores. Está sempre centrada em processos e na hierarquia de funções, não abrindo espaços para inspirar pessoas. São conservadores e trabalham de forma reativa. Ou seja, conforme surgem as demandas de mercado é que constroem seu plano de trabalho e as metas da organização.

Liderança visionária 


A liderança visionária é inovadora, está centrada no futuro e corre riscos, visando a melhores resultados para a empresa. É um líder mais democrático, que busca ouvir todos para tomar suas decisões.

O líder visionário assemelha-se ao líder estratégico no aspecto de adotar decisões estratégicas focadas na performance da empresa. Ambos preocupam-se com a gestão de pessoas e com a manutenção de um clima organizacional agradável. 

A diferença principal está no planejamento e nas análises para correr riscos calculados, que é presente na liderança estratégica. O líder visionário trabalha muito com a intuição e com a melhoria de processos de trabalho. 

Enquanto o líder estratégico está centrado em dados, benchmarking e informações que servirão de base para decisões mais assertivas, o líder estratégico faz uma análise completa e global da empresa, com planejamento a curto, médio e longo prazo. Além disso, faz maior controle e medição de resultados por meio de indicadores de desempenho da empresa.

Chegou a hora de agir como um líder estratégico


Depois de entender a diferença e os impactos dos perfis de liderança no seu negócio, é hora de saber como implantar a liderança estratégica na sua empresa.

Alguns profissionais possuem um talento natural para liderar equipes. Mas é possível desenvolver competências para direcionar o comportamento de um líder para uma gestão mais estratégica.

O primeiro passo é o autoconhecimento, para avaliar as potencialidades e os pontos a melhorar do gestor. Uma sugestão é aplicar uma análise SWOT no líder a ser avaliado. Essa ferramenta de gestão, além de avaliar a situação da empresa, pode ajudar a traçar o perfil de um profissional. Outra possibilidade é buscar uma mentoria profissional para ajudar a traçar o caminho correto.

Busque cursos voltados para liderança estratégica. Atualmente, existem inclusive cursos de pós-graduação na área.

Automatize processos repetitivos. Um bom sistema de gestão ERP vai possibilitar uma melhor gestão do tempo para o líder se dedicar às questões mais estratégicas do negócio. 

As informações e os processos de trabalho estarão reunidos em um único local para acesso online, sempre que precisar. Evita retrabalhos e perda de tempo localizando relatórios e dados.

Aproxime-se da sua equipe, ouça suas necessidades, conheça seus talentos e dificuldades. Quanto mais integrado você estiver com sua equipe, mais fácil será inspirar ideias e comportamentos, além de conseguir conquistar admiração e engajamento de todos para um ótimo desempenho da empresa.

Na missão de reter talentos, incentivar plano de carreira e administrar sua equipe, você pode solicitar o auxílio da área de recursos humanos. Se for uma equipe grande, há várias facilidades trazidas pelo uso de tecnologia. Assim, você poupa tempo e esforço. Em conjunto com o RH, monte um plano de carreira e feedback individual para sua equipe. Essas ações vão mostrar ao colaborador que ele é importante e valorizado no seu local de trabalho.

Inspirar pessoas traz muito mais produtividade e bem-estar ao ambiente de trabalho. Mais que um líder, seja parceiro da sua equipe. Com a confiança da sua equipe, todos se sentirão mais tranquilos em levar soluções e desafios para você. O resultado serão colaboradores mais engajados e motivados a se dedicar pelo sucesso do negócio.

Busque apoio da alta gestão da empresa. Acionistas, gerentes e coordenadores precisam estar alinhados para uma liderança estratégica. A sinergia entre todos os colaboradores é que permite a atuação do líder estratégico realmente funcionar. líderes estratégicos não reconhecidos também deixam seus cargos. Mas, se forem incentivados e tiverem autonomia, ou negócio é alavancado de forma muito superior à liderança apenas gerencial.

Gostou deste tema? Acesse o blog da Omie, leia muitos outros artigos que vão fazer a diferença na gestão estratégica de sua empresa e conheça o que nosso sistema ERP tem para oferecer!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas