Como fazer dropshipping e suas vantagens

Entenda como funciona o dropshipping, quais suas vantagens e como fazer para trabalhar com esse modelo de negócios.

18/Nov/2020
Gestão

Cada vez mais comum no varejo, o dropshipping tem se mostrado um modelo de negócio vantajoso tanto para os e-commerces e marketplaces, como Mercado Livre e Amazon, quanto para empreendedores um pouco menores, que desejam um espaço para comercializar seus produtos.


Geralmente, as empresas que utilizam o dropshipping possuem uma variedade maior de itens e de preços, já que não comercializam apenas seus produtos, mas também de outros vendedores. Entenda melhor o que é dropshipping e como funciona essa prática a seguir.

O que é e como funciona o dropshipping?

O dropshipping, basicamente, é um e-commerce de uma empresa que decide abrir espaço em seu site para que outras empresas vendam seus produtos. É como se a companhia tivesse diversos fornecedores e oferecesse sua plataforma para vender os produtos em troca de uma porcentagem nos lucros. 


Para entender melhor o dropshipping e como funciona, imagine o seguinte: você faz uma compra em um e-commerce, mas ele será enviado por um fornecedor e não pela empresa em si. Ou seja, trata-se de um e-commerce que funciona como uma plataforma de vendas para empresas menores, que não têm tanto alcance.


Um bom exemplo de dropshipping nacional é o Mercado Livre, onde diversos vendedores diferentes expõem seus produtos e, apesar de a compra ser feita no Mercado Livre, o responsável pelo envio e pelo estoque é outra empresa ou um vendedor autônomo.

Quais os principais benefícios do dropshipping?

Mas, será que vale a pena investir nesse tipo de negócio? Veja a seguir as principais vantagens que o dropshipping oferece.

Para o pequeno empreendedor

  • Se você quer começar a empreender, mas não tem um capital alto para investir, essa alternativa pode ser ideal. Isso porque, nesse modelo, não é preciso ter um espaço físico, que gera custo de aluguel, água e luz. Você também não precisará de vendedores e nem se preocupar com a manutenção do site;


  • Outra vantagem para o pequeno empreendedor é que plataformas de venda como essas já dão todo o suporte necessário para os clientes, fazendo o intermédio em caso de qualquer problema. O e-commerce cuidará de todos os canais de comunicação, respondendo dúvidas e reclamações,


  • O dropshipping é interessante também para quem deseja ter um maior alcance de clientes. Ao vender por meio dele, você atingirá mais pessoas sem precisar investir em campanhas de marketing.

Para o e-commerce

  • Uma das principais vantagens é poder oferecer uma grande gama de produtos sem precisar gerir um estoque. Assim, você pode vender produtos menos procurados sem se preocupar em ter prejuízo de mercadoria parada;


  • A logística também não será um problema, e você poderá vender para todas as regiões em que tiver fornecedores, atendendo a um público muito maior,


  • Ao utilizar o dropshipping, você poderá fazer com que seu negócio escale de forma mais fácil, sem precisar duplicar ou triplicar o investimento, já que o estoque e a logística ficarão a cargo dos fornecedores.

Como trabalhar com dropshipping?

Não é preciso necessariamente ter um e-commerce tão grande quanto a Amazon para saber como trabalhar com dropshipping. Mesmo os sites menores podem aderir a esse modelo. Veja algumas dicas:

Escolha de fornecedores

Para oferecer um bom atendimento para seus clientes, é fundamental escolher bons fornecedores. Para isso, é preciso avaliar a qualidade dos produtos e seus métodos de entrega, que devem estar de acordo com os padrões do seu e-commerce.

Definição de faixa de preço

O seu público possui um perfil e um determinado poder aquisitivo. Sendo assim, é preciso definir uma faixa de preço para que os fornecedores vendam seus produtos em seu site. Os preços de produtos semelhantes não poderão variar muito, para que o consumidor tenha a possibilidade de adquiri-los, por isso é essencial estabelecer uma estratégia de precificação.

Estoque de mercadoria

Também será preciso estabelecer um estoque mínimo para que não haja problemas nas entregas. Afinal, o e-commerce será responsável por receber as reclamações, resolver os problemas com entregas em atraso e tudo o que envolve a gestão de clientes.

Aumente suas vendas

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