Como fazer dropshipping e suas vantagens
Entenda como funciona o dropshipping, quais suas vantagens e como fazer para trabalhar com esse modelo de negócios.
Cada vez mais comum no varejo, o dropshipping tem se mostrado um modelo de negócio vantajoso tanto para os e-commerces e marketplaces, como Mercado Livre e Amazon, quanto para empreendedores um pouco menores que desejam um espaço para comercializar seus produtos.
Geralmente, as empresas que utilizam o dropshipping possuem uma variedade maior de itens e de preços, já que não comercializam apenas seus produtos, mas também de outros vendedores. Entenda melhor o que é dropshipping e como funciona essa prática a seguir.
O que é e como funciona o dropshipping?
O dropshipping, basicamente, é um e-commerce de uma empresa que decide abrir espaço em seu site para que outras empresas vendam seus produtos. É como se a companhia tivesse diversos fornecedores e oferecesse sua plataforma para vender os produtos em troca de uma porcentagem nos lucros.
Para entender melhor o dropshipping e como funciona, imagine o seguinte: você faz uma compra em um e-commerce, mas ele será enviado por outro fornecedor e não pela empresa em si. Ou seja, trata-se de um e-commerce que funciona como uma plataforma de vendas para empresas menores, que não têm tanto alcance.
Um bom exemplo de dropshipping nacional é o Mercado Livre, onde diversos vendedores diferentes expõem seus produtos e, apesar de a compra ser feita no Mercado Livre, o responsável pelo envio e pelo estoque é outra empresa ou um vendedor autônomo.
Leia também: Empreender: quais os melhores segmentos em 2021
Exemplos de dropshipping para você se inspirar
Hoje em dia já existem diversos exemplos de marketplaces que utilizam essa estratégia e hoje são grandes players do mercado, com um negócio em constante crescimento. Por isso, vamos citar alguns exemplos aqui para você pesquisar, se inspirar e buscar novas ideias para aplicar no seu negócio:
Amazon: Uma das maiores do mundo no segmento, é muito conhecida por clientes que dizem “encontrar tudo por lá”.
Mercado Livre: grande referência brasileira no dropshipping, também é possível encontrar de tudo no site, além de grandes marcas do mercado que abriram lojas na plataforma.
Lojas Americanas: toda a variedade de produtos que a loja mantém nas lojas físicas, é refletida também no seu marketplace.
Elo7: famosa por dar visibilidade aos pequenos empreendedores do ramo do artesanato, com a Elo7 é possível vender através de uma plataforma bem intuitiva.
Quais os principais benefícios do dropshipping?
Mas, será que vale a pena investir nesse tipo de negócio? Veja a seguir as principais vantagens que o dropshipping oferece.
Para o pequeno empreendedor
- Se você quer começar a empreender, mas não tem um capital alto para investir, essa alternativa pode ser ideal. Isso porque, nesse modelo, não é preciso ter um espaço físico, que gera custo de aluguel, água e luz, por exemplo. Você também não precisará de vendedores e nem se preocupar com a manutenção do site;
- Outra vantagem para o pequeno empreendedor é que plataformas de venda como essas já dão todo o suporte necessário para os clientes e fazem o intermédio no caso de qualquer problema. O e-commerce cuidará de todos os canais de comunicação, respondendo dúvidas e reclamações,
- O dropshipping é interessante também para quem deseja ter um maior alcance de clientes. Ao vender por meio dele, você atingirá mais pessoas sem precisar investir em campanhas de marketing.
Para o e-commerce
- Uma das principais vantagens é poder oferecer uma grande cartela de produtos sem precisar realizar gestão de estoque. Assim, você pode vender diversos tipos de produtos e não precisar se preocupar em ter prejuízo de mercadoria parada, por exemplo;
- A logística também não será um problema já que você poderá vender para todas as regiões em que tiver fornecedores e, assim, atingir um público muito maior,
- Ao utilizar o dropshipping, você poderá fazer com que seu negócio escale de forma mais fácil, sem precisar duplicar ou triplicar o investimento, já que o estoque e a logística ficarão a cargo dos fornecedores.

Como trabalhar com dropshipping?
Não é preciso necessariamente ter um e-commerce tão grande quanto a Amazon para saber como trabalhar com dropshipping. Mesmo os sites menores podem aderir a esse modelo. Veja algumas dicas:
Escolha de fornecedores
Para oferecer um bom atendimento para seus clientes, é fundamental escolher bons fornecedores. Por isso, é preciso avaliar profundamente a qualidade dos produtos e seus métodos de entrega. Tudo deve estar de acordo com os padrões do seu e-commerce para evitar problemas para a sua marca e seu site.
Definição de faixa de preço
O seu público possui um perfil e um determinado poder aquisitivo, certo? Sendo assim, é preciso definir uma faixa de preço para que os fornecedores possam vender seus produtos em seu site de forma que o seu público seja atendido da melhor forma e com preços acessíveis.
Os preços de produtos semelhantes, por exemplo, não poderão variar tanto para que o consumidor tenha a possibilidade de adquiri-los sem precisar pesquisar muito, facilitando sua busca e sua experiência. Por isso, é essencial estabelecer uma boa estratégia de precificação.
Estoque de mercadoria
Também será preciso estabelecer um estoque mínimo com os seus fornecedores para que não haja problemas nas entregas. Afinal, o e-commerce será responsável por receber as reclamações, resolver os problemas com entregas em atraso e tudo o que envolve a gestão de clientes. Fique atento a todos os detalhes!
Aumente suas vendas
Agora que você já sabe como fazer dropshipping e quais são as suas principais vantagens, confira outras dicas imperdíveis sobre técnicas de vendas em um ebook exclusivo. Confira muitas dicas sobre como é o processo de conquista do cliente, o que as pessoas mais compram e tudo sobre os perfis dos melhores vendedores!
