Dia do contador: entenda os motivos de contratação desse profissional

No dia do contador, trouxemos para você um artigo completo da importância desse profissional. Confira!

17/Set/2021
Contabilidade

A contabilidade é uma ciência vital para a prosperidade do ambiente de negócios e esse reconhecimento vem se tornando cada vez mais presente no mundo do empreendedorismo. Com um impacto social considerado extremamente relevante, essa profissão vem transformando a realidade do nosso país e contribuindo para que pessoas tenham uma melhor qualidade de vida através dos seus negócios.

Porém, apesar do protagonismo que o profissional contábil vem exercendo nos últimos tempos, ainda há muito caminho e informação para disseminar sobre qual a real contribuição dessa profissão no mundo dos negócios, tanto do ponto de vista operacional quanto da entrega estratégica.

E, em uma oportunidade como essa, mais um 22 de setembro, dia do profissional da contabilidade, é de extrema relevância elencamos aqui alguns aspectos que tornam o contador um profissional essencial para a evolução e segurança das empresas, tanto do ponto de vista operacional, quanto estratégico.

Para iniciar, vamos voltar brevemente ao passado para entendermos melhor um dos principais motivos dos profissionais contábeis comemorarem essa data e como esse acontecimento se tornou um marco para a nossa profissão.

Como surgiu o dia do contador?

O dia do contador nasceu em 22 de setembro de 1945, quando o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto-lei nº 7.988, criando o primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil. Vale lembrar que antes da assinatura do decreto, não existia curso com qualificação de ensino superior para essa profissão, os cursos contábeis eram considerados técnicos.

Então foi nesse momento que a contabilidade, considerada a ciência da riqueza, passou a firmar um lugar de maior relevância e reconhecimento na sociedade, e foi a partir desse momento que os profissionais da contabilidade passaram a atuar no mercado de forma muito mais essencial.

Diferenças entre o profissional contábil e o técnico contábil

Vale ressaltar que apesar das semelhanças que existem entre o profissional contábil formado em nível superior e o técnico contábil, há também muitas diferenças entre eles e uma das principais é que o contador pode assumir a responsabilidade técnica de uma empresa, enquanto o técnico contábil não.

Atualmente, com o protagonismo da contabilidade digital e consultiva onde o profissional contábil desenvolve trabalhos estratégicos com entrega de valor, onde a contabilidade precisa estar alinhada à gestão do negócio, essas diferenças ficam ainda maiores.

Um outro ponto importante a citar quanto a essas diferenças, é o uso dos termos contador e contabilista. Apesar de não existir diferença oficializada entre esses dois termos, vale explicar que o contabilista está popularmente associado ao técnico de contabilidade ou ao antigo profissional “guarda livros”. Na verdade, o termo que designa o profissional contábil digital e consultivo é contador.

Porém, como dito anteriormente, não existe diferença oficializada para esses dois termos, logo o dia 22 de setembro pode ser comemorado como o dia do contador ou o dia do contabilista.

O mais importante quanto ao dia do contador é reconhecer a entrega dessa profissão e o impacto social que ela causa através do ambiente de negócios. São inúmeras as contribuições que um profissional contábil gera para as pessoas, individualmente e também de forma coletiva.

Importância do contador nas empresas

Se formos enumerar todo o valor que um contador entrega para empreendedores e empresas, com certeza esse artigo teria um tamanho infinitamente maior. Mas é importante que você entenda que tipos de serviço podem ser executados dependendo do nível de operação do profissional contábil.

Uma grande parte dos contadores e contadoras atuais se encontra no nível de entrega de conformidades legais do fisco, o que é uma tarefa importante já que as empresas precisam estar legalizadas para que a sua operação no mercado esteja permitida. Podemos chamar essa contabilidade de nível 1.

Ao cumprir com todas as exigências técnicas de conformidades exigidas pelo governo em âmbito Federal, Estadual e Municipal, desde a escrituração contábil até o cumprimento de obrigações acessórias e assessoria trabalhista, a contabilidade tem o poder de gerar segurança fiscal no negócio, protegendo a empresa de penalidades exorbitantes que inviabilizam a sua continuidade operacional.

E é através dessa tarefa exaustiva e repetitiva que a contabilidade se encontra como uma contratação obrigatória das empresas em geral, já que essas demandas devem ser executadas de forma assertiva por um profissional que tenha capacidade técnica e cumpra prazos.


Contadores consultores: essenciais para traçar estratégias

Mas é muito importante lembrar também que desde o início da sua história a contabilidade tem uma trajetória marcada por diferentes momentos e por transformações que criaram ao longo do tempo diferentes perfis profissionais para os contadores, desde o guarda livros até os mais atuais, os contadores consultores.

E é através da análise desses cenários de transformações que os profissionais contábeis do nível 1 precisam ficar atentos para o momento atual onde a execução dessas tarefas está sendo direcionada, de forma acelerada, pela aplicação criativa da inteligência artificial nos sistemas de execução desses processos.

Inclusive, é muito importante deixar claro a relevância que a contabilidade digital tem dentro desse processo de reconhecimento sobre o seu protagonismo no mundo dos negócios e criação da contabilidade nível 2. Isso porque esse modelo contábil trouxe soluções, através da tecnologia, que impactaram diretamente no cotidiano das empresas contábeis, permitindo maior performance para a execução das rotinas.

Ao cumprir com todas as exigências técnicas de conformidades do fisco de forma automatizada, a contabilidade do nível 2 tem o poder de gerar segurança fiscal no negócio, quando de forma consultiva presta orientações assertivas para os seus clientes sobre as diretrizes que devem ser cumpridas e principalmente sobre as estratégias que destravarão os seus negócios.

Esse reposicionamento e reconhecimento da contabilidade como uma profissão que entrega estratégias efetivas para as empresas se dá porque a contabilidade digital permite que contadores resgatem a consultabilidade como entrega de valor de transformação. Esse é o nível 2, onde contadores passam a figurar como braço direito dos gestores para alcançar os objetivos do negócio.

Essa geração de valor está ligada a rotinas que tratam também do patrimônio através de análises do ponto de vista estratégico, financeiro e econômico. É crucial que empresas tenham uma assessoria contábil com visão voltada também para a gestão de negócios, é essa a contabilidade que sugere ações que destravam empresas e as tornam ainda mais saudáveis e competitivas no mercado.

Considerando que a essência da contabilidade é a consultabilidade, você há de concordar que teoricamente a contabilidade sempre foi consultiva e que nunca existiu a contabilidade não consultiva.

Eu diria a você que na teoria não, mas na prática sim! O profissional contábil durante muito tempo esteve tão refém da exaustão das rotinas contábeis praticamente analógicas, que desvirtuou a essência da profissão ao esgotar todo tempo e energia sendo agente do fisco.

Com a alta performance da inteligência artificial esse cenário mudou na prática, ou melhor, possibilitou que os profissionais contábeis tenham oportunidade de levar a teoria para a prática, exercendo de fato a consultabilidade.

E é através desse movimento de mudança que contadores e contadoras executam a ciência da riqueza oferecendo consultorias estratégicas e produtos que vão além da contabilidade de atendimento às conformidades. Serviços como planejamento tributário, estratégico, BPO financeiro, consultoria de precificação e avaliação de mercado e outros fazem muita diferença na continuidade operacional das empresas.

Porém, é importante mencionarmos o modelo de contabilidade online que chegou no mercado de forma agressiva, com preços abaixo do que vinha se praticando, mas sem entrega de valor estratégico e, por isso, atendendo a um público que busca apenas um agente de cumprimento de conformidade do fisco, sem consultabilidade.

Dentro dessa perspectiva, entendemos que ainda há um serviço não consultivo que está sendo entregue por novas empresas contábeis que não ofertam valor estratégico para crescimento e evolução do ecossistema empreendedor do nosso país.

Óbvio que existem perfis diferentes de empreendedores para cada tipo de serviço ofertado. Nesse artigo, estamos falando dos profissionais contábeis que oferecem serviços estratégicos para empresários que conseguem enxergar na consultabilidade valor para os seus negócios. É um momento de transformação de mercado que está sendo impulsionado pela diferença que os profissionais contábeis estão entregando.

Com um dos sistemas fiscais e tributários mais complexos do mundo, é natural que a grande maioria dos empreendedores não seja especialista no segmento e não possua conhecimento específico para tal. Aliás, é muito importante que os empresários em geral entregam energia e se especializam no core business do seu negócio, permitindo que a contabilidade auxilie com as demandas de sua responsabilidade e ofereça serviços que agregam ainda mais.

E no dia 22 de setembro, dia do profissional da contabilidade, é importante revisitarmos a história da profissão que auxilia a evolução e a alta performance do ambiente de negócios do nosso país como uma forma de homenagear os profissionais da ciência da riqueza.

Parabéns a todos os contadores e contadoras por contribuírem para a prosperidade de empresas e com isso impactarem diretamente a vida das pessoas. 


Fabiano Azevedo

Fabiano Azevedo, contador consultor, CEO e sócio do escritório Tática Contabilidade. Como palestrante, com conteúdo voltado para o mercado de contabilidade e empreendedorismo, desenvolve um trabalho de disseminação de conhecimento na intenção de ser um fator de soma na vida profissional das pessoas.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas