Linhas de créditos para pequenas empresas: conheça as principais!

Precisa de empréstimo e não sabe quais são as linhas de crédito disponíveis para a sua empresa? Confira o artigo completo da Omie!

30/Mar/2021
Finanças

Em momentos de grande tensão financeira e crises mundiais, muitas empresas acabam recorrendo a incentivos financeiros e a linhas de créditos para sobreviver. E no tempo atual que estamos vivendo junto a crise da COVID-19, várias empresas estão liberando esses recursos para os empreendedores pagarem suas contas.


Destinadas a micro, pequenas e médias empresas, o objetivo é equilibrar o orçamento e fazer com que as portas não se fechem definitivamente, e sim, apenas pelo tempo necessário de lockdown, definido pela prefeitura e governantes.


Por isso, neste artigo preparamos algumas das principais alternativas para linhas de créditos para pequenas empresas. Tudo isso de acordo com a necessidade do negócio. Confira abaixo todos os detalhes!

Mas, como é o processo para conseguir crédito?

Existem alguns pontos que precisam ser analisados para que uma empresa consiga alguns dos tipos de linhas de crédito disponíveis. A principal, é definir qual a necessidade, é importante saber com clareza  qual o principal objetivo da empresa ao pedir o crédito. E ao saber disso, existem outros dados importantes, e são eles:


  • Restrição: saiba quais são os possíveis fatores de restrição impostos pelas instituições financeiras, assim fica mais fácil de adequar o que for necessário;
  • Plano de negócios: junte documentos que comprovem que a sua empresa é um negócio rentável e viável para pagar o investimento. Inclua o máximo de informações;
  • Escolha da instituição financeira: ao saber qual a finalidade para usar as linhas de créditos, é fundamental estudar sobre as instituições que podem te auxiliar. Após a análise, procure a que mais te dará suporte durante o processo,
  • Formalização final: por fim, depois de reunir todos os documentos e escolher a instituição, é preciso formalizar o pedido para que você receba o aceite do banco.


Mas agora provavelmente fica a dúvida de qual instituição escolher. Por isso, confira abaixo as opções!

Peer to peer

O Peer to peer (P2P) é uma opção de crédito que conecta quem precisa do valor, com os investidores através de plataformas digitais. Dessa forma, é possível que o investidor empreste a quantia diretamente para a empresa e sem a necessidade de um agente financeiro.

Capital de giro

Uma das principais dúvidas dos empreendedores é como ter dinheiro em caixa para manter a operação funcionando, com o pagamento das contas e fornecedores de forma tranquila e sem problemas. E as linhas de crédito fornecidas para capital de giro são inúmeras e variam de acordo com a instituição financeira.

Antecipação de recebíveis

Essa é uma das opções para quem procura antecipar valores para receber, assim como o nome diz, essa é uma chance de pagar as contas de curto prazo. E o melhor é que nesse caso, o empreendedor consegue opções com ótimos descontos, taxas baixas e até mesmo zeradas. Não se esqueça que essa opção é ainda mais válida para quem já tem o fluxo de caixa organizado.


Empréstimos de uso livre

As modalidades de crédito contam com taxas de juros mais baixas e prazos mais alongados no pagamento. Dessa forma, você consegue pagar o valor emprestado em parcelas menores e não correr o risco de ter que fazer outro empréstimo para pagar o primeiro. 

Linhas de crédito do BNDES

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES tem como foco ajudar pequenas e médias empresas através de um repasse feito pelo governo federal. Seja ele através de crédito para as folhas de pagamento, suspensão temporária de pagamentos ou créditos


A linha de crédito BNDES para folha de pagamento permite que seja financiado até 2 meses dos gastos, porém com empregos mantidos. Essa é uma ótima opção para empresas que são pequenas e estão passando por dificuldades e não pretendem decretar falência.

Cooperativas

As cooperativas de crédito trabalham com uma atuação mais colaborativa, com valorização maior do associado. Os empréstimos nesse caso também oferecem condições especiais, sem a cobrança de taxa de serviço. Além disso, você pode conseguir desde microcrédito até capital de giro de forma acessível para qualquer lugar do país, até mesmo em cidades menores. 

Microcrédito

O microcrédito, citado anteriormente se refere a empréstimos de baixos valores, que possuem prazo de pagamento mais curto e juros baixos. É considerada uma modalidade de empréstimo destinado para o crescimento da empresa, ou seja, é um incentivo que deve ser usado apenas com problemas do negócio.


Você pode encontrar em várias empresas essa opção de crédito, que vai desde antecipações, descontos e empréstimos. Basta verificar qual se encaixa nas necessidades do seu empreendimento.


Por isso, não se esqueça de antes de pedir uma das linhas de crédito que existem no mercado, é fundamental que você tenha um conhecimento aprofundado sobre o seu negócio. Principalmente em empresas iniciantes que podem passar por esses problemas com mais facilidade.



A Omie conta com vários parceiros de crédito disponíveis para quem faz uso do software de gestão. Acesse o site e confira todas as opções e encontre o que mais faz sentido para você e sua empresa!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas