Como calcular corretamente a margem de contribuição?
Você acompanha a margem de contribuição da sua empresa? Sabe se a receita está sendo suficiente para cobrir as despesas e gerar lucro para a operação?
A margem de contribuição serve como um indicador para ajudar a empresa, principalmente no que diz respeito à gestão financeira. Com ela é possível avaliar completamente o desempenho financeiro da empresa.
É através desta métrica que os gestores conseguem entender e analisar as chances de lucro do negócio e, com base nisso, desenvolver estratégias e soluções mais assertivas.
Por ser fundamental para a vitalidade de um negócio, saber como calcular a margem de contribuição vai fazer toda a diferença, e o papel do contador aqui é super importante para garantir a veracidade dos dados e encontrar os melhores caminhos para seus clientes.

Vem entender o que é margem de contribuição, sua importância, como calcular, como melhorar a taxa de seus clientes e como esse processo pode ser facilitado neste artigo!
O que é margem de contribuição?
A margem de contribuição corresponde aos valores que sobram da receita total da empresa, gerada pela venda de serviços e produtos, subtraindo os custos e as despesas variáveis do negócio.
O valor obtido é destinado para pagar as contas fixas da empresa e também faz parte do lucro. Ela pode ser calculada de forma unitária ou de forma total, considerando valores de determinados períodos de tempo.
Realizar o cálculo periodicamente possibilita uma visão mais ampla da saúde financeira do seu negócio e possibilita a análise de dados para tomar ações mais estratégicas.
Qual a importância de calcular a margem de contribuição?
Realizar constantemente o cálculo da margem de contribuição faz com que os gestores consigam dados necessários para nortear as tomadas de decisões e criar estratégias que ajudem a empresa a atingir os resultados esperados. Fora isso, é possível destacar outras funções, como:
Indicador financeiro
A margem de contribuição ajuda os empreendedores a analisarem se os seus processos estão mais próximos do vermelho ou do azul. Ele é considerado um indicador-chave de desempenho do negócio, sendo fundamental para analisar os lucros da empresa em relação a um determinado produto ou serviço.
Impacto na estratégia do negócio
A margem de contribuição também pode servir como base para aprimorar as estratégias da empresa, ou seja, ela facilita a tomada de decisão com as informações coletadas dos produtos e serviços oferecidos pelo negócio.
Assim, é possível definir o que deve continuar em produção, o que pode sair e o que precisa ser redefinido.
Estipular preço de venda
A margem de contribuição também serve como aliada na hora de definir as estratégias de vendas da empresa, já que ela é a base para determinar o POE (Ponto de Equilíbrio Operacional).
Como melhorar a margem de contribuição do seu cliente?
Não há dúvidas que uma preocupação de qualquer contador é o sucesso de seus clientes, portanto ao atuar como um contador consultor é possível garantir que você consiga indicar melhorias que impactam na margem de contribuição do seu cliente, veja como a seguir!
Reduza custos e despesas variáveis
Uma outra solução para melhorar a margem de contribuição do negócio é diminuir os custos e despesas variáveis. Para isso, considere algumas ações como negociar com fornecedores ou procurar novos parceiros, a fim de conseguir melhores preços nas matérias primas.
Outra ótima opção é indicar automações de processos, para que os times internos aumentem sua produtividade e utilizem menos recursos no dia a dia. Isso faz com que todos trabalhem menos, com mais resultados, deixando mais claro gastos desnecessários. É possível conseguir todo esse controle e otimização ao utilizar um software ERP.
Reduza custos e despesas fixos
Outro indicativo possível de se fazer é reduzir os custos e despesas fixos para auxiliar na melhora da meta de margem de contribuição. Para que isso seja possível, é necessário analisar os relatórios de custos gerados e avaliar onde é possível reduzir gastos.
Geralmente, são tomadas decisões para economizar com as contas de consumo, terceirização de algumas tarefas, reduzir tarifas bancárias e até mesmo adotar a prática de documentos digitais, como as notas fiscais eletrônicas.
Como calcular a margem de contribuição?
Para fazer o cálculo existe uma fórmula básica, mas para entendê-la é necessário saber o que é custo e despesa, dados que são utilizados para descobrir a margem de contribuição.
O custo é tudo o que é gasto na empresa e está relacionado com a atividade-fim do negócio, por exemplo, os custos das matérias-primas, salários dos colaboradores, entre outros gastos que fazem com que a produção seja possível.
Os custos podem ser classificados em:
- Custo direto - É o custo ligado ao serviço ou produto que será vendido, ou seja, são os valores que certamente estarão no cálculo para precificar o produto.
- Custo indireto - São os custos que não estão relacionados com a atividade-fim do negócio, mas que são essenciais para que a empresa funcione, como gastos com energia, manutenção, limpeza etc.
- Custo fixo - O custo fixo é o custo que sempre vai existir, independente do resultado financeiro e do volume de vendas da empresa. É o caso de gastos com aluguel, seguros, entre outros.
- Custos variáveis - Os custos variáveis estão relacionados com os volumes de produção, sendo assim, eles sempre vão variar conforme o resultado. Podemos citar as matérias-primas e impostos.
Já a despesa é tudo aquilo que é gasto, mas não diretamente relacionado com a atividade-fim da empresa, assim, é possível produzir sem eles, mas com algumas limitações. É o caso de aluguéis, impostos, entre outros.
Agora que você já sabe a diferença entre ambos, fica mais fácil entender a fórmula:
MC = receita total – (custos + despesas). Ou seja, a margem de contribuição é o resultado da receita total, subtraída dos custos e despesas da empresa.
Exemplo de como calcular a margem de contribuição
Uma pessoa queria saber a possibilidade de vender um determinado produto por um certo valor. Os dados são:
- Preço de venda atual do produto: R$10;
- Atributos, custos da venda e da mercadoria: R$7;
- Quantidade vendida no mês: 100 unidades.
Utilizando a fórmula de cálculo da margem de contribuição, temos:
- Margem de contribuição por unidade: R$3;
- IMC: 30%;
- Lucro bruto da comercialização do produto: R$300.
A margem de contribuição de cada produto é de R$3 para cada venda realizada, ou seja, cada um dos produtos vendidos vai contribuir com R$3 para a empresa.
Conte com um sistema ERP para te ajudar no cálculo da margem de contribuição
O cálculo da margem de contribuição deve ser feito por profissionais especializados, para garantir resultados que realmente ajudem a empresa a crescer. Além de proporcionar uma visão mais abrangente dos gastos e do que pode ser feito, o cálculo ajuda a tomar decisões mais centradas e assertivas.
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Chega de complicação na hora de fazer seus cálculos!