O que é aging list e qual sua finalidade?

Já ouviu o termo aging list? Veja neste artigo do que se trata esse recurso, qual sua utilidade e quais vantagens pode proporcionar para o seu negócio.

27/Ago/2020
Finanças

A aging list pode ser muito útil para complementar o fluxo de caixa, já que fornece dados importantes em relação às contas a pagar e a receber de uma empresa. Trata-se de uma lista que detalha os gastos e os saldos cronologicamente — daí o nome, já que aging list significa, em tradução livre, “lista de envelhecimento”.


É possível criar uma aging list para períodos de tempo determinados, como mensal ou semanal, por exemplo. Ao utilizar esse recurso, você pode analisar quanto terá em despesas e quanto receberá dos clientes. Com isso, é possível ter mais controle na gestão do fluxo de caixa do seu negócio.

Aging list X Fluxo de caixa

A aging list e o fluxo de caixa são ferramentas diferentes, mas que se complementam. Isso porque a aging list oferece muito mais detalhes em relação às contas a pagar e a receber, como, por exemplo, datas, nomes de fornecedores e clientes, entre outros.


Enquanto isso, o fluxo de caixa dá os valores totais de ganhos e gastos da empresa. Portanto, apesar de os dois serem importantes, com a aging list é possível desenvolver relatórios mais complexos, que podem ajudar nas tomadas de decisões estratégicas para o negócio.

Como fazer uma aging list?

Se você planeja utilizar a aging list para controlar suas finanças empresariais, então é preciso se atentar a alguns detalhes importantes. A lista pode ser feita de forma manual, por meio de uma planilha, mas também é possível contar com um sistema automatizado para a tarefa.


Informações básicas, como identificação de clientes e fornecedores, datas de vencimento e pagamento, tipo de duplicata e situação devem estar presentes na lista. A partir desses dados, você terá informações como o total a pagar para os fornecedores e o total a receber dos clientes naquele período determinado.


Dessa forma, você terá todas as informações de que precisa para tomar decisões mais assertivas e conseguir se planejar para pagar as despesas da empresa sem ficar no vermelho. Também pode ser uma oportunidade de identificar formas de reduzir custos e exercer um controle de despesas mais eficiente.

Crie novas estratégias de cobrança

A aging list também pode ser utilizada como uma estratégia de cobrança, já que você terá à mão todas as contas a receber e seus vencimentos. Assim, é possível planejar estratégias de cobrança mais eficazes. Um exemplo disso é emitir notificações para os clientes quando as datas de vencimento estiverem próximas.


Ao organizar melhor as contas a receber, você verifica há quanto tempo aquele cliente está devendo e pode adequar o tipo de cobrança a ser realizado. Cada tipo de dívida exige um tratamento diferente, para que haja mais chances de o pagamento ser feito. Por isso, a aging list é muito importante nesse processo.


Além disso, esse recurso também ajuda a identificar possíveis falhas no processo de cobranças e quais são as prioridades, além de dívidas mais significativas, sobre as quais é possível aplicar recursos de cobrança. 

Monitore a taxa de inadimplência com a aging list

A inadimplência pode acontecer em qualquer companhia. Por isso, é preciso estar sempre preparado para lidar com ela da melhor maneira possível. Isso significa elaborar um plano de ação para tentar diminuí-la ao máximo.


Para fazer uma boa gestão financeira, é necessário monitorar a taxa de inadimplência da empresa, e a aging list pode ajudar nessa tarefa. Nesse sentido, é essencial identificar os casos que já estão passando do limite de tolerância da companhia, organizando-os conforme o valor e o tempo de atraso da dívida.


Esse recurso também permite identificar quando a taxa de inadimplência está mais baixa e o momento mais adequado para investir recursos no desenvolvimento da companhia. Dessa forma, a tomada de decisão empresarial será mais assertiva e eficiente.

Controle financeiro mais eficiente

Além de contar com a aging list para diminuir a inadimplência e aprimorar seu controle financeiro, você também pode implementar um sistema de gestão empresarial. Afinal, essa tecnologia te ajudará a gerir sua contabilidade e a automatizar os processos, tornando-os mais eficientes.


O sistema de gestão funciona de forma totalmente integrada, alinhando o setor financeiro com as demais áreas da empresa. Também fornece relatórios personalizados conforme as necessidades das suas operações, tudo para que você tenha os dados necessários em tempo real para tomar as melhores decisões. 


Otimize processos, como controle de contas a pagar e a receber, conciliação bancária, gestão do fluxo de caixa, entre outros, com essa ferramenta. Saiba mais sobre os recursos do software de gestão e quais outras vantagens ele pode proporcionar para o seu negócio!


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas