O que faz um integrador de marketplace?

O integrador de marketplace é peça fundamental para as suas vendas online. Confira detalhes sobre esse sistema.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Com o crescimento dos marketplaces no Brasil, as oportunidades para os lojistas expandirem seus negócios pela internet aumentaram muito, possibilitando vendas em multicanais. Isso resultou em um mercado fértil e cheio de possibilidades para quem vende online e quer expandir a atuação na internet. 

Vender nos principais marketplaces do país de forma simultânea traz inúmeros desafios para os empreendedores, pois gerenciar todos esses canais pode ser uma tarefa difícil. Para isso, a melhor opção é investir em um integrador de marketplace, capaz de gerenciar e vender muito mais, de forma rápida e otimizada. Entenda mais sobre esse sistema! 

O que é um integrador de Marketplace?

Se vender em marketplaces já é desafiador, imagina vender em mais de um deles ao mesmo tempo. O integrador de marketplace é um sistema desenvolvido para facilitar a vida do empreendedor que vende online. Essa ferramenta serve para centralizar as vendas feitas em diversos marketplaces em um só lugar, evitando possíveis gargalos no processo de vendas.

De forma prática, o integrador de marketplace é utilizado para todos os serviços ligados ao gerenciamento de estoque, operações de vendas e envio de produtos, de forma unificada, em uma só plataforma, independentemente da quantidade de marketplaces em que o lojista esteja atuando.

É uma ferramenta essencial para o universo do e-commerce. Um levantamento mais recente da Ebit/Nielsen mostrou que foram movimentados mais de R$81 bilhões em 2020, somente pelo marketplace brasileiro. As oportunidades para empreender são inúmeras, mas é preciso contar com recursos que promovem segurança e agilidade.

Utilizar um integrador de marketplace é um enorme benéfico para o lojista, pois a facilidade de gerenciar as vendas em um só lugar evita possíveis falhas no processo, que podem comprometer as vendas. Traz um maior aproveitamento de tempo, para que o lojista consiga depositar energia em outras áreas importantes do negócio. 

Como funciona um integrador de marketplace?

Além de conectar e integrar de forma simples, prática e eficiente todas as diferentes contas de uma empresa nos marketplaces, a ferramenta integra também o e-commerce próprio e o ERP (software que centraliza as informações administrativas de uma empresa) em sua plataforma.

Com multicanais de venda integrados, o empreendedor consegue gerenciar e executar todas as operações de suas vendas on-line em uma única tela, ganhando muita produtividade.

Quem opta por contratar um integrador de marketplace tem muito mais agilidade na rotina e consegue facilmente:

  • Fazer a gestão de pedidos e unificar a operação;
  • Emitir notas fiscais;
  • Conferir situação de rastreio do pedido (tracking);
  • Centralizar e oferecer maior controle de estoque;
  • Replicar anúncios de mídia paga nos marketplaces;
  • Importar e replicar cadastro de produtos;
  • Facilitar e automatizar atualização nas informações de produtos em diversos canais;
  • Emitir relatórios para uma visão geral de venda;
  • Ampliar as possibilidades de venda e estratégias do negócio.

Quais são os benefícios para o seu negócio?

Ações automatizadas, visão estratégica de estoque e gestão simultânea dos pedidos em todos os canais onde sua empresa optou por ofertar produtos são alguns dos benefícios obtidos com a integração de marketplaces.

Tudo isso significa ganhar tempo, economizar dinheiro, otimizar a gestão interna para vendas escalonadas e atender os clientes com qualidade. Além disso, é possível analisar métricas e tomar decisões estratégicas, verificando itens como: 

  • Ranking de pedidos e vendas em cada marketplace;
  • Produtos mais vendidos em cada canal marketplace;
  • Quais regiões mais fazem pedidos.

Outra vantagem é poder estar presente nos maiores marketplaces do Brasil de forma simultânea, como o marketplace magalu e marketplace mercado livre, de forma organizada e integrada. 

banner cta empreendedor

Entenda como escolher um integrador de marketplace

Os empreendedores que fazem vendas em marketplaces diversos e desejam aumentá-las ainda mais, precisam contar com duas ferramentas: O ERP para e-commerce e o integrador de marketplace, unificando todos os sites de venda com o ERP, permitindo que o lojista e toda equipe realizem operações em uma só plataforma.

Com certeza o seu negócio possui um integrador de marketplace ideal e, para decidir qual o melhor para a sua empresa, é preciso analisar as funcionalidades, atendimento ao cliente, dentre outros itens importantes. Saiba como escolher melhor: 

  • Verifique quais são as integrações disponíveis dentre os marketplaces do mercado; se você vende itens esportivos e calçados, por exemplo, deve estar no Netshoes marketplace;
  • Analise se o volume de vendas disponível no integrador será o suficiente para as vendas do seu negócio; 
  • Procure por integradores atuais, que prestam um excelente atendimento ao cliente e estão buscando sempre fazer atualizações, conforme as novas tecnologias do mercado; 
  • Escolha um integrador de marketplace com múltiplas funcionalidades para facilitar a sua rotina e trazer personalização para as suas vendas. 

Integrador de marketplace Omie

A Omie possui um integrador de marketplace otimizado, prático, ágil e com todas as informações de venda que você precisa no seu e-commerce. O estoque e financeiro gerados pela sua loja são automaticamente refletidos no sistema. Isso permite, por exemplo, que a Omie bloqueie as vendas de produtos que não existem em estoque automaticamente.

Além de tudo isso, a cada venda são criados cards nos módulos de Vendas e Financeiro, para emissão de NF-es e controle de contas a receber. Qualquer outra atualização de produto feita na Omie será refletida nas suas lojas em tempo real, isso porque o ERP para e-commerce integra os produtos cadastrados individualmente.

Gestão ágil e estratégica para a sua empresa 

Utilizar uma integração de marketplace agiliza processos e permite que você se concentre menos nas rotinas operacionais e foque seus esforços na gestão estratégica do seu negócio, evitando dores de cabeça e aumentando os resultados das suas vendas. O empreendedor também terá um suporte para desenvolver uma visão mais ampla sobre os negócios da empresa, que ajudará na tomada de decisões e trará melhoria contínua. 

Para que o seu negócio obtenha cada vez mais resultados, organização e consistência, é preciso contar com a ajuda de ferramentas que promovam agilidade e impulsionem o crescimento. Nosso software oferece tudo isso com condições de pagamento simplificadas. Gerencie a sua empresa com o ERP da Omie

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado