O que faz um integrador de marketplace?

Aumente suas vendas nos canais digitais e otimize seu tempo operacional com um integrador de marketplace

07/Jun/2022
PMEs

O crescimento expressivo e a consolidação dos marketplaces no Brasil possibilitou aos lojistas expandirem seus negócios pela internet, anunciando e vendendo produtos em multicanais com milhares de acessos e alta credibilidade no mercado.

Sellers que atuam em mais de um canal virtual conseguem, de fato, vender mais e melhor. Porém, precisam de um integrador de marketplace para conseguir gerenciar todas as contas em um único lugar. 

Se você está à procura de uma solução para integrar suas contas de marketplaces, seu e-commerce próprio e sua ferramenta de ERP em uma só plataforma, continue lendo este artigo. Vamos esclarecer todas as suas dúvidas e encontrar soluções para melhorar a sua performance das vendas pela internet. Acompanhe!


O que é um integrador de Marketplace?

 

Antes de falarmos sobre o integrador de marketplaces, precisamos dizer que estes, conhecidos também como shoppings on-line, foram responsáveis por 78% do faturamento total do e-commerce em 2021. Segundo levantamento mais recente da Ebit/Nielsen, foram movimentados mais de R$ 81 bilhões em 2020 somente pelo marketplace brasileiro.

 

Agora, imagine um vendedor que anuncia seus produtos em vários marketplaces tendo que cadastrar novos itens, separar estoque para cada um dos sites, gerenciar os pedidos separadamente, fazer ajustes de preços e informações em cada uma das plataformas. Parece surreal a quantidade de trabalho repetitivo e tempo gasto, e realmente é!

 

Para mudar essa realidade, surge o integrador de marketplace. Um sistema desenvolvido para que todos os serviços ligados ao gerenciamento de estoque, operações de vendas, envio de produtos sejam centralizados em uma só plataforma, independentemente da quantidade de marketplaces em que o lojista esteja atuando. 

O que faz um integrador de marketplace?

 

O integrador de marketplace, também chamado de hub de integração, é uma plataforma que conecta e integra de forma simples, prática e eficiente todas as diferentes contas de uma empresa nos marketplaces, o e-commerce próprio e o ERP (software que centraliza as informações administrativas de uma empresa) em um só lugar. 

 

Com multicanais de venda integrados, o seller consegue gerenciar e executar todas as operações de suas vendas on-line em uma única tela, ganhando muita produtividade e reduzindo falhas nos processos.

 

Quem opta por contratar um integrador de marketplace consegue:

  • Fazer a gestão de pedidos e unificar a operação;
  • Emitir notas fiscais;
  • Status de rastreio do pedido (tracking);
  • Centralizar e oferecer maior controle de estoque;
  • Replicar anúncios de mídia paga nos marketplaces;
  • Importar e replicar cadastro de produtos; 
  • Facilitar e automatizar atualização nas informações de produtos em diversos canais;
  • Relatórios para uma visão geral de venda;
  • Ampliar as possibilidades de venda.

Quais são os benefícios para o seu negócio? 

 

Ações automatizadas, visão estratégica de estoque, gestão simultânea dos pedidos em todos os canais onde sua empresa optou por ofertar produtos, entre outros benefícios obtidos com a integração de marketplaces.

 

Isso significa ganhar tempo, economizar dinheiro, otimizar a gestão interna para vendas escalonadas e atender os clientes com qualidade. 

 

Outra vantagem é que o integrador também fornece vários insights gerenciais, com relatórios de vendas e comparativos de desempenho entre canais. Por meio dele é possível consultar informações como:

  • Ranking de pedidos e vendas em cada marketplace;
  • Produtos mais vendidos em cada canal marketplace;
  • Quais regiões mais fazem pedidos.

 

Com essas informações em mãos, você, como gestor de vendas, pode tomar decisões muito mais assertivas no momento de decidir onde anunciar seus produtos. 

Como adquirir um integrador de marketplace?

 

Os que fazem várias vendas em marketplaces diversos e desejam aumentá-las ainda mais, precisam contar com duas ferramentas: O ERP - que cuidará das demandas mais administrativas, e o integrador de marketplace, para unificar todos os sites de venda com o ERP, permitindo que o lojista e toda equipe realizem operações de logística e vendas em uma só plataforma.

Ao escolher um integrador de marketplace, é preciso considerar se o hub possui:

  • Integração com os principais marketplaces e plataformas de e-commerce do mercado;
  • Certificação dos marketplaces;
  • Capacidade para altos volumes de vendas;
  • Cadastro de produtos simplificado;
  • Múltiplas funcionalidades;
  • Ser uma plataforma que acompanha o mercado;
  • Suporte; 
  • Quais os planos e formas de pagamento;
  • Se oferece testes gratuitos.

Agora que você já sabe que pode ser muito prático vender em múltiplos canais a partir de um integrador de marketplace, fica fácil expandir sua atuação na internet. Para isso, é importante saber quais são os marketplaces que obtiveram melhor desempenho no último ano. Na listagem dos 10 melhores, logo a seguir, usamos como base o ranking Top 30 Maiores Marketplaces do Brasil:

 

Integrador de Marketplace OMIE 

 

Vale dizer que, para colher bons frutos da integração de marketplaces, é preciso acertar na escolha da ferramenta que precisa acompanhar as mudanças e novidades do segmento de e-commerce para oferecer atualizações e informações úteis ao vendedor, que o ajudem a acelerar e ampliar as vendas.

 

Aqui, apresentamos a OMIE, uma plataforma que integra os principais marketplaces com a sua loja virtual de forma prática e segura. 

 

Ao optar pelo integrador de marketplace OMIE todas as informações de venda de produtos, estoque e financeiro geradas pela sua loja são automaticamente refletidas no sistema. Isso permite, por exemplo, que o Omie bloqueie as vendas de produtos que não existem em estoque automaticamente. 

Além de tudo isso, a cada venda são criados cards nos módulos de Vendas e Financeiro, para emissão de NF-es e controle de contas a receber. E qualquer outra atualização de produto feita no Omie será refletida nas suas lojas em tempo real, isso porque o ERP integra os produtos cadastrados individualmente pela plataforma Mintegra. 

Se quiser saber como funciona todo o processo, basta acessar o vídeo no link: cadastrando produtos com variações na integração com o ERP Omie.  

 

Como você pode perceber ao longo deste artigo, o uso da integração de marketplace agiliza processos e permite que você se concentre menos nas rotinas operacionais e foque seus esforços na gestão estratégica do seu negócio. 

Saiba mais sobre o Marketplace Omie, aumente seus canais de vendas e potencialize seu faturamento.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas