Planejamento de vendas: 5 dicas para bater suas metas em 2021

Ainda não sabe como fazer um planejamento de vendas? Acesse e confira as principais dicas para tornar a sua empresa preparada para vender mais!

22/Jan/2021
Gestão

Sempre que um ano se inicia, são traçadas estratégias e metas para serem atingidas, e isso não é diferente com o planejamento de vendas. Principalmente em momentos de crise e incertezas, isso não é uma tarefa fácil, e justamente por isso, planejar é essencial.


Documentar todas as etapas é fundamental para que o objetivo principal, que são as vendas, seja concluído com sucesso. E por isso, abaixo vamos te apresentar algumas dicas para seguir com o planejamento estratégico comercial da sua empresa. Vamos lá?

Qual a importância do planejamento de vendas?

É imprescindível entender não só como fazer o planejamento do ano, mas qual a sua importância. Por isso, saiba que orientar seus colaboradores, ter um guia na hora das vendas e a definição de todos os processos desde o início até o pós-venda é o ideal para que você consiga mensurar todos os resultados de forma fácil.


Esse planejamento de vendas funciona como um ponto de partida para as metas que precisam ser cumpridas. Sabe quando ocorre um obstáculo e a empresa passa por ele sem muitas dificuldades? É esse um dos pontos positivos de se planejar. Você torna a sua empresa muito mais preparada para essas situações.


Veja abaixo 5 dicas para que você saiba como montar uma estratégia de vendas de sucesso!

1. Faça uma análise do ano anterior

Entender qual foi o planejamento de vendas do ano anterior, faz com que você consiga aplicar em sua empresa de forma coerente, e com números e dados, qual é a meta e objetivo do próximo ano. Por isso, reúna informações importantes, e são elas:


  • Qual foi o público-alvo atingido nas vendas?;
  • Qual o ticket médio de cada cliente?;
  • Qual canal de vendas foi mais eficiente para a sua empresa?;
  • Quanto foi gasto com o time de vendas mensalmente e anualmente?;
  • Em números, quanto foi alcançado? Houve algum crescimento em comparação aos anos anteriores?,
  • E por fim, mas não menos importante, saiba quantos clientes ao todo compraram.


Outro ponto a ser observado na análise é o posicionamento adotado pela empresa nos anos anteriores, isso vai impactar diretamente no ano atual. Isso porque, é possível entender quais são as possíveis variações durante o ano, exemplo: feriados, datas comemorativas, entre outros.

2. Defina quais serão as metas e objetivos

Após mensurar os dados, é preciso definir quais são as metas e objetivos de um plano de vendas para o próximo ano. Sabe aquela meta que você sempre quis atingir para um determinado produto, mas nunca conseguiu por falta de tempo? Com esse momento de reflexão e planejamento, é possível pensar em ações.


Nesse caso, o objetivo deve ser algo ambicioso, mas de certa forma concretizável. Ou seja, é algo que você consegue tirar do papel, mas que te proporciona segurança durante as etapas do planejamento de vendas


Já quando falamos em metas, é preciso pensar no objetivo e como as ações empresariais serão feitas. Exemplo: a meta é aumentar 20% das vendas de um produto x. Como isso será realizado? Quantos vendedores serão necessários? Além disso, fazer uma avaliação mensal ou bimestral dessas metas vai ajudar a entender os erros durante o processo.

3. Coloque em prática todos os objetivos

Esse é um dos momentos mais importantes do processo de planejamento de vendas, a hora de colocar todos os planos do papel em prática e entender se realmente faz sentido para o seu negócio. 


Faça uma reunião com a equipe de vendas e passe todas as informações necessárias para que eles apliquem a teoria no dia a dia. Esteja disposto a ouvir sugestões e críticas, esse também é um momento importante para receber feedbacks. 

4. Tenha um controle do processo

Ter anotado todos os dados faz com que você entenda o que deu certo e o que pode melhorar ou não funcionar. Por isso, anote no relatório de planejamento de vendas todas as informações, inclusive o que não foi satisfatório. Dessa forma, é possível identificar o que aconteceu e a causa do baixo desempenho.


Seja semanal, mensal, semestral ou bimestral, o ideal é não perder o controle. Assim, você terá um feedback dos clientes e dos números obtidos. E se tiver uma equipe em conjunto, todos precisam saber o que está acontecendo. Por isso, compartilhe a informação!

5. Preste atenção nas tendências do mercado

A análise do mercado é algo que não pode faltar no antes, durante e após o planejamento de vendas. Entender a concorrência e quais são os passos que eles estão usando é importante para identificar quais são as possíveis ameaças e o que está sendo feito de errado. 


Além disso, sabe aqueles relatórios e pesquisas que mostram quais são as tendências do próximo ano? Faça um apanhado geral e entenda o que pode mudar na área de atuação da sua empresa. E não se esqueça que esse acompanhamento deve ser feito sempre!


E agora que você já entendeu a importância de ter um cronograma de vendas e realizar um planejamento, que tal aplicar em seu negócio? Você pode dar um novo rumo a sua empresa e aumentar suas vendas com objetivo e foco. 


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