Por que trocar sua planilha de fluxo de caixa por um software?

Com o uso de um bom programa, você consegue reunir informações muito relevantes para o crescimento e controle da sua empresa. Confira!

07/mar/2022
Contabilidade

Muitas pequenas e médias empresas ainda usam a conhecida planilha de fluxo de caixa para gerenciar seus dados e se organizar. Inicialmente, esse processo pode até parecer mais vantajoso, por não gerar custos. 

No entanto, depender de um controle manual do seu negócio é como entregá-lo aos acasos. Algumas das consequências são os erros humanos, a perda de tempo para entender mais sobre fórmulas e funcionamento do Excel e falta de visão completa de todas as áreas da empresa. 

Assim, buscar um software de gestão é a solução mais inteligente. Neste artigo você vai ver como fazer a migração do seu fluxo de caixa para o software! Confira:

Vantagens de migrar a planilha de fluxo de caixa para um software

Antes de saber como migrar o fluxo de caixa para um software de gestão, é importante entender quais as vantagens trazidas por essa mudança. Por isso, listamos as principais delas abaixo:

Automatização dos processos

Diferente das planilhas do Excel, preenchidas à mão e mais lentamente, o software de gestão realiza todas as operações de modo automático. Assim, basta acessar a área que deseja e consultar as informações desejadas. 

Essa automatização dos processos possibilita também uma maior organização e agilidade, já que você e sua equipe visualizarão todos os dados, sempre atualizados, a qualquer hora do dia.

Aumento da produtividade

A automatização dos processos, comentada no tópico anterior, gera uma otimização do tempo. Isso ocorre porque diversas tarefas demoradas do dia a dia passam a ser realizadas automaticamente pelo software

Os profissionais, especialmente da área financeira, ganham mais tempo para se dedicar às demandas urgentes e a tarefas muitas vezes deixadas de lado por conta da falta dele. Com a adoção de um software, então, pode-se esperar um aumento considerável na produtividade da sua equipe.

Eliminação de erros

Quando todo o processo é feito à mão no uso da planilha de movimentações financeiras, erros e atrasos são frequentes. Para evitar que essas falhas aconteçam, o software de gestão é uma das principais soluções. 

Por não estar sujeito a erros humanos e trabalhar constantemente com dados que o alimentam, as chances de falhas no uso do software são mínimas. Além disso, através dos sistemas, é possível verificar os principais pontos de melhoria no seu negócio, indo além da prevenção.

Ganho de organização

Com o software de gestão, você não conquista  apenas a organização das informações. A integração dos sistemas permite que sejam gerados novos índices, a serem utilizados para a leitura de um real cenário da sua empresa.

Já a padronização do processo, também facilitada pelo uso do software, permite ver, com mais clareza, as principais falhas que podem estar ali presentes. A alocação de funcionários em turnos inadequados é um deles, somente para citar um exemplo.  

Construção de relatórios personalizados

Com o uso do fluxo de caixa, a produção dos relatórios financeiros é lenta e trabalhosa. Já com o software, esses relatórios são gerados automaticamente em minutos, bastando adicionar as informações pedidas e, mais uma vez, facilitando a vida do contador.

Como escolher um software para fazer gestão de caixa?

Saber como escolher o software de controle financeiro ideal para a sua empresa é um diferencial, já que essa ferramenta influenciará todos os processos, tanto internos, quanto externos.

Porém, as opções são diversas e escolher a certa para o seu negócio pode não ser uma tarefa tão simples. Para te ajudar nessa missão, separamos cinco dicas essenciais:

1. Saiba os objetivos da empresa

Antes de começar a analisar as opções disponíveis no mercado, é fundamental que você liste quais são os objetivos do seu negócio e o que precisa melhorar. 

Ao entender suas necessidades, você já consegue focar em softwares que apresentam soluções direcionadas ao seu negócio, reduzindo as opções e chegando mais perto de encontrar a ferramenta ideal.

2. Analisar a reputação da ferramenta e o que ela oferece

Depois de ter em mente as principais necessidades e melhorias a serem feitas na sua empresa, é hora de analisar as opções. Investigue o que cada ferramenta pode te oferecer e compare com o que seu negócio precisa.

Ao selecionar os softwares que mais se adequam às necessidades da sua empresa, não se esqueça de pesquisar sobre o histórico e a reputação das ferramentas. Verifique se há uma boa política de atualização. Afinal, softwares atualizados regularmente trazem novas funcionalidades e mantém a segurança dos dados.

 

3. Analisar a facilidade de uso e o atendimento do suporte

Algo a ser priorizado no processo de escolha de um software de gestão é a facilidade de uso. Ele deve ser simples, claro e funcional. De que adiantaria uma ferramenta repleta de funcionalidades inovadoras, se na hora de aproveitar esses benefícios, você ou sua equipe não entendê-las?

Seguindo nessa linha, é importante também que o software tenha um bom suporte aos clientes. Dúvidas são comuns e ter uma equipe pronta para te atender e sanar suas questões é um grande diferencial.

4. Analisar a segurança de informação da ferramenta

Um software de gestão financeira lida com informações importantes e, muitas vezes, confidenciais. É através dele que as finanças da empresa serão organizadas e todos os dados relacionados à essa área serão armazenados. 

Por isso, garantir que o software escolhido seja seguro é também garantir a segurança dos seus dados. Algumas perguntas que podem ser buscadas são as seguintes: qual a estrutura desse software? Os backups de informações serão realizados diariamente, ou em períodos específicos?

5.  Se possível, faça um teste

Se a ferramenta que você está de olho para contratar possuir um período de teste grátis, não tenha dúvidas: aproveite-o. Assim, você terá a oportunidade de fazer um test drive e verificar se ele de fato atende às suas necessidades.

Aproveite esse período para trazer os colaboradores que terão contato direto com a ferramenta para utilizá-la e compartilharem suas opiniões.

Como fazer a migração de fluxo de caixa para um software?

Escolhido o software ideal para a sua empresa, é chegada a hora de fazer a migração das planilhas das movimentações financeiras para o software de gestão financeira e ter acesso aos diversos benefícios e inovações que a ferramenta pode te oferecer.

A seguir, confira um breve passo a passo para realizar essa mudança:

Escolha o momento certo

Escolher o momento certo para realizar essa migração é o primeiro passo. Analise e identifique uma época em que as coisas estejam mais tranquilas e o fluxo de trabalho não esteja tão intenso. Afinal, imprevistos acontecem e caso algo fuja do planejado, será importante que o ambiente de trabalho esteja calmo para que as situações sejam resolvidas com mais rapidez.

Treine seus funcionários

Treinar sua equipe para que entendam o funcionamento do software escolhido antes de implementá-lo é uma dica de ouro. Algumas ferramentas possuem esse treinamento no pacote, o que é ainda melhor.

Para que haja uma melhor organização do time, escolha alguns dos colaboradores que terão contato com o software para participar do treinamento. Posteriormente, ele poderá ensinar para os demais colegas.

Organize os dados

Antes de iniciar a migração, é essencial que todos os dados da sua empresa estejam organizados. 

É recomendado também que se tenha cópias das planilhas. Assim, em caso de problemas ou imprevistos, estará tudo armazenado e você não terá perdido informações importantíssimas.

Conte com o suporte da plataforma que escolheu

Ter a segurança de ser auxiliado durante todo o processo de migração é algo que não pode faltar. Por isso, colocamos a análise do suporte como uma das dicas de ouro ao escolher o software ideal.

Quando lidamos com o novo, é normal que se cometa alguns erros. Tendo fácil acesso ao suporte técnico, as falhas serão consertadas na mesma hora, evitando dores de cabeça. 

Siga as dicas e eleve o patamar da sua empresa

Com a migração das planilhas de fluxo de caixa aos poucos, você e sua empresa conseguirão desfrutar dos benefícios de trabalhar com um software de gestão financeiro. Automatização, mais agilidade e produtividade. Só coisas boas, né?

Como opção de um excelente software conheça a Omie, o sistema ERP parceiro do contador, do microempreendedor e das grandes empresas. Somos um sistema de gestão on-line simples, intuitivo e eficiente voltado para pequenas e médias empresas e que valoriza a produtividade contábil. 

Com ele você consegue ter um gerenciamento simples, completo e em qualquer lugar do mundo. Além disso, terá: acesso para emissão de notas fiscais, CRM e gestão de oportunidades, integração com o contador, compras, estoque e produção e a melhor gestão financeira para a sua empresa alavancar.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas