Precificação de produtos e serviços: estratégias para definir o preço de bens
Entenda o que é precificação de produtos e serviços e a importância de ter essa estratégia bem definida dentro da sua empresa. Confira no blog Omie.
Determinar o valor de um produto é uma tarefa que demanda estratégia e muita atenção aos detalhes para que o faturamento não seja afetado. Sendo assim, o processo de precificação de produtos e serviços é um dos mais importantes para a empresa, além de um grande ponto de atenção para manter o fluxo de caixa sempre positivo.
A estratégia de precificação tem como principal objetivo garantir o lucro da venda dos produtos de uma empresa. Dessa forma, ela propõe um valor que condiz com as metas da companhia ao mesmo tempo que satisfaz o mercado consumidor. Vamos entender melhor sobre o assunto.
Qual a diferença entre preço e valor?
Podemos dizer que a principal diferença entre preço e valor está entre quanto o produto custa e o que ele oferece para o usuário. Ou seja, o preço representa o seu valor em dinheiro, o quanto o cliente precisa pagar para adquiri-lo. Já o valor representa os benefícios e diferenciais que este produto ou serviço pode oferecer.
Em um exemplo prático, o preço de um colchão pode ser considerado apenas um número, enquanto o seu valor está no conforto proporcionado para o cliente que preza por uma boa noite de sono. Ou seja, se o usuário não abre mão de um colchão confortável e que lhe proporcione o máximo de bem estar, ele não se importa em pagar o preço. Por isso é tão importante levar em conta o valor agregado de um produto ou serviço na hora de precificá-lo.
Por que usar uma estratégia de precificação?
Você sabe por que uma empresa não deve colocar valores aleatórios nos seus produtos? Hoje, os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos ao que compram. Por isso, antes de adquirir qualquer produto, eles pesquisam e conferem tudo, e se percebem preços abusivos, não voltam àquela loja.
Ou seja, além de perder clientes, a empresa ainda pode ser considerada de má reputação no mercado, tornando-se uma “ovelha negra”. Com isso, empresários e consumidores terão dúvidas antes de firmar qualquer acordo e vão preferir outras companhias.
Por isso é tão importante realizar uma estratégia de precificação que faça sentido tanto para a sua empresa, quanto para o seu cliente. Vamos analisar abaixo algumas dessas estratégias.
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Markup: qual a relação?
Você provavelmente já deve ter ouvido falar na estratégia de precificação pelo markup — índice que sinaliza se um bem está acima ou abaixo do preço de produção. Essa é uma opção para calcular um valor de comercialização de um produto ou serviço.
Como um índice multiplicador usado nos custos de um produto, o cálculo do markup na precificação é composto por despesas fixas, variáveis e margem de lucro estimadas, garantindo, assim, o lucro final.
Para entender melhor, imagine o seguinte cenário: você tem uma blusa que foi comprada do fornecedor por R$ 25, e as despesas fixas e variáveis são respectivamente, 5% e 10%. Além disso, você espera o lucro de 25%. Aplicando o markup, é possível chegar a um preço:
- 100/ [100-(DV+DF+LP)];
- 100/[100-(10+5+25)];
- 100/[100-40];
- 100/60;
- Markup = 1,67,
- R$ 25 x 1,67 = R$ 41,66.
Como precificar?
Precificar vai além de só encontrar o melhor valor para comercializar seu serviço ou produto, por isso, existem diversas maneiras de chegar a um preço justo e aceitável para o empresário e para o público, além do markup. Veja a seguir opções para colocar em prática.
Baseada no custo
Esse tipo de precificação de produtos consiste em um acréscimo determinado pela própria empresa. Isso quer dizer que o conselho da companhia decide quanto deve incidir sobre o custo total do produto.
Assim, se a empresa determinar um percentual de 20% e o custo de produção for de R$ 100, o valor cobrado pelo produto será de R$ 120 — 20% de 100 + o custo de produção.
Baseada na concorrência
Agora, essa tabela de precificação é determinada pela concorrência, ou seja, é feita uma análise sobre os preços praticados pelas empresas do mesmo setor. A vantagem é o fato do seu negócio conseguir “brigar” pela atenção do público da mesma forma que as outras companhias.
Baseada na demanda
Outra maneira de definir um preço é pela demanda. Em outras palavras, determinar o valor a partir da média que os consumidores estão dispostos a pagar. Esse formato é muito usado na precificação de serviços, mas também pode ser adotado para precificar produtos.
Por considerar o desejo do cliente com pesquisas contínuas, esse tipo de prática eleva a reputação da empresa, mas também dificulta os ajustes inflacionários em caso de queda ou aumento.
Vantagens de uma estratégia eficiente
Mesmo depois de entender como precificar um produto, é importante para um empresário pôr na ponta do lápis todos os benefícios de implementar esse processo na sua empresa. Por isso, listamos a seguir alguns motivos para você começar, confira.
- Maximização dos lucros: conhecendo o custo de produção e os impostos incididos, além de todos os outros modos de precificar, você pode aumentar o lucro da empresa;
- Crescimento de vendas: mesmo para nichos de mercado, quando se sabe qual o melhor valor para um produto, você consegue conquistar públicos;
- Aproveitamento do mercado: no caso de grandes franquias, com esse processo, o empresário analisa a necessidade de cada localidade e consumidor,
- Liderança de produto-qualidade: com esse processo, sua empresa consegue se destacar frente à concorrência.
E-book Omie sobre técnicas básicas de vendas
A gestão de uma empresa vai muito além de só conhecer as estratégias de precificação, por isso, para ampliar seu conhecimento, baixe e leia o e-book exclusivo sobre técnicas básicas de vendas da Omie e descubra como impulsionar seu negócio.
