Qual é a importância do CRM para e-commerce?

Saiba como o CRM pode otimizar sua gestão de leads, parceiros e clientes

06/Mai/2022
Empreendedorismo

Sabemos que as demandas de um empreendedor com um e-commerce ativo são muitas e que precisam de uma gestão eficiente. Por isso, você tem que conhecer o CRM para e-commerce, um importante serviço complementar às demais ferramentas essenciais para uma administração eficaz de comércios online.

Neste artigo, você saberá o que é CRM e como ele pode otimizar seus leads para que sua gestão de clientes seja efetiva e aumente a fidelização. Veja as vantagens de utilizar essa ferramenta de suporte à gestão e aplique em seu negócio! Confira tudo a seguir.

Por que todo e-commerce precisa de um CRM?

Antes de citarmos os benefícios do CRM para e-commerce, vamos falar sobre o que é CRM, sigla para Customer Relationship Management que, traduzido para o português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente

A tecnologia de CRM é uma ferramenta que auxilia empreendedores na organização dos dados de seus clientes para melhor gerir os relacionamentos, personalizando o acompanhamento de cada um e resultando na satisfação das experiências de compra.

Desse modo, quando um profissional da área de vendas entra em contato com um potencial cliente, é possível armazenar nos sistemas dados como nome, localização, número de visitas a um site e detalhes das interações, durante toda a jornada de compra, criando, assim, um dossiê.

Agora, conheça seus benefícios.

Envolve o pré-vendas, durante e pós-vendas

O CRM ajuda com o pré-vendas, pois tendo acesso a informações relevantes do seu cliente em potencial é mais fácil oferecer uma venda personalizada. Assim, durante o processo de vendas, o cliente se sente mais valorizado com o atendimento e comunicação otimizados.

Por fim, no pós-vendas, com todo o suporte oferecido pela empresa, que se mostra acessível e disponível para resolver quaisquer pontos de melhoria, ganha-se a fidelização do cliente.

Ajuda na fidelização do cliente

O CRM entra como poderosa ferramenta de auxílio para eficiência de atendimento da sua equipe de vendas. Desse modo, é possível demonstrar que conhecem seu cliente e estão dispostos a resolver o problema apontado por ele, oferecendo uma solução pertinente e, consequentemente, prestando um suporte satisfatório durante todo o processo de vendas.

Melhora a comunicação com cliente

Ao implementar plataformas de CRM para e-commerce, você tem a garantia de que a prioridade estará sempre no atendimento personalizado, na fidelização e na satisfação do cliente. Com a pandemia, em 2020, o consumo online teve um incrível aumento, criando uma grande oportunidade de crescimento para o setor de e-commerce e, claro, a procura por um sistema CRM cresceu rapidamente. 

Junto a essa procura, é possível vermos todas as vantagens que nascem dessa ferramenta. Conheça-as a seguir.

Vantagens de um CRM para e-commerce

1.Acompanhamento da jornada de compra do cliente

É possível acompanhar e compreender como funciona toda a jornada de compra dos consumidores na sua loja online, possibilitando uma análise mais profunda do comportamento de quem já é cliente. 

Além disso, há os prospects, ao longo de todo o percurso no seu comércio eletrônico e isso auxilia na prospecção de novos clientes. Assim, quanto mais você conhece os seus consumidores, maiores são as chances de acerto na identificação de novos clientes, sabendo como atraí-los para o seu negócio online.

Ademais, é possível registrar o comportamento do cliente durante o pré, o durante e o pós-venda, coletando mais dados que poderão ajudar a concretizar mais vendas com esse mesmo cliente.

Isso porque, é a partir das integrações do CRM para e-commerce que um negócio pode apontar todo o status da compra, desde a confirmação do pedido até a entrega finalizada na casa do cliente. 

Inclusive, o sistema pode ser programado para enviar um e-mail marketing para o seu cliente, para saber o que ele achou da experiência, o que faz muitos consumidores se sentirem valorizados. 

2.Resgate do consumidor no carrinho de compras, no caso de abandono 

No Brasil, estimativas apontam que a taxa média de abandono de carrinho de compra é de 61%.

Com o CRM, é possível conquistar o apreço dos clientes com ofertas e promoções, evitando a desistência de compra. Desse modo, caso um deles visite a sua loja online, adicione um item ao carrinho, mas desista da compra, ainda há chances de recuperar a venda. 

Para isso, é preciso que o CRM seja programado para enviar automaticamente um e-mail para o consumidor, informando-o sobre um desconto especial ou lembrando-o de efetivar a compra. Essa é uma estratégia eficaz, pois o cliente em questão sente-se cativado pela preocupação com as necessidades dele.

Mas é importante detectar o comportamento do consumidor logo no início da jornada de compra, que é um processo que se inicia na necessidade ou desejo de algo, então, o consumidor passa por diversas etapas até chegar ao momento de finalizar a compra. 

Por isso, entender o comportamento do consumidor é fundamental para que você possa definir suas estratégias e ações para influenciar positivamente no processo de decisão. 

3.Aproximação com o cliente

Outra vantagem das plataformas de CRM para e-commerce é a possibilidade de se relacionar com seu cliente em todas as fases do processo, de forma segmentada e organizada.

Para fazer dar certo, é necessário que as mensagens sejam personalizadas e estejam de acordo com a etapa de funil.

Nesse sentido, você pode programar para enviar uma mensagem personalizada para as pessoas que estão em um determinado estágio dentro do CRM, sejam visitantes no site, alguém que desistiu da compra, para os compradores frequentes ou, ainda, para as pessoas que compraram uma vez apenas, mas podem vir a comprar novamente, se forem fisgadas pela estratégia correta.

Hoje, o cliente não espera mais ser tratado como um mero consumidor, e sim como alguém importante para a marca, com respeito, confiança e privacidade. Isso vem sendo cada vez mais exigido pelo consumidor. 

4.Otimização de tempo

Para obter bons resultados de forma prática e ideal, o CRM facilita as tarefas e alivia a rotina das suas equipes, por exemplo:

  • otimizando o tempo de processo de vendas: auxilia na gestão de relacionamento com o cliente, do começo da interação até o pós-venda, mantendo o controle da sua equipe comercial e do processo de vendas adotado por sua empresa;
  • otimizando o tempo dos trabalhadores: permite maior autonomia aos seus vendedores e demais colaboradores;
  • ajudando na estratégia de marketing e de vendas: possibilita à equipe encarregada a execução de um bom plano de Inbound Marketing, além de acompanhamento das relações comerciais, consequentemente aumentando as vendas, com a melhora do atendimento personalizado, acelerando e simplificando o processo de vendas.

5.Previsibilidade de demandas

A previsão de demanda prevê as futuras e reais necessidades dos produtos para equilibrar os que já estão disponíveis, sendo uma verdadeira aliada para a logística, e é feita normalmente em colaboração pelas áreas comercial e de gestão de estoque.

Caso o seu foco seja aumentar a venda de determinado produto, o CRM pode ajudar na elaboração de ações efetivas para que seu objetivo seja alcançado, antecipando as demandas dos consumidores.

6.Integração com plataformas de marketing e ERP

O CRM pode ser um grande aliado quando integrado a outras plataformas e estratégias que sua empresa já utiliza. Veja os benefícios da integração com as plataformas de marketing e sistemas ERP

Plataformas de marketing

Aqui, temos a junção das plataformas de marketing, com suas estratégias focadas em localizar os clientes em potencial para a empresa, com o CRM, que tem seu foco e objetivo nas necessidades e desejos dos clientes. 

Alguns dos benefícios dessa integração:

  • entregar a solução que o consumidor precisa no momento em que ele pode comprar e entra em seu site;
  • manter o maior foco nos desejos e necessidades do cliente;
  • automação de tarefas e melhoria da experiência, antevendo o comportamento do cliente durante a sua jornada de compra;
  • ajudar a compreender a jornada de compra e a agir de forma assertiva, de acordo com cada etapa do funil de vendas;
  • otimizar as campanhas e estratégias de vendas, pelo acesso ao comportamento do cliente enquanto visita seu e-commerce.

Plataforma de ERP

Enquanto o ERP cuida da otimização de processos operacionais da sua empresa, focando na produtividade, redução de custos e eficiência, temos o CRM tratando dos processos comerciais, objetivando a melhoria do relacionamento com os clientes.

Alguns dos benefícios dessa integração:

  • ajuda no controle das demandas;
  • auxilia na gestão de clientes;
  • possibilita a redução dos custos;
  • ajuda a construir um relacionamento sustentável com seu cliente;
  • possibilita que as propostas comerciais sejam enviadas diretamente pelo CRM.

Assim, a integração entre CRM e ERP pode otimizar as operações da sua empresa, trazendo eficiência, automatização, inteligência e melhores resultados.

CRM para e-commerce é uma ferramenta aliada indispensável para seu negócio


Como vimos, o CRM para e-commerce é uma ferramenta que possibilita manter seu número de consumidores ativos e interessados em seu comércio eletrônico, assim como prospectar através de leads bem elaborados e campanhas, cupons de descontos e outras estratégias eficazes.

Ainda, a fidelização de clientes nas vendas online é importante e deve considerar o investimento em personalização do atendimento e comunicação com eles. 

Hoje, espera-se muito mais: relacionamentos estreitos e humanizados, onde a empresa deve prever e entender o comportamento do cliente, sanando suas dúvidas e curando sua dor com as soluções oferecidas pelos produtos vendidos pelo e-commerce, de forma que o cliente sinta que não é apenas mais um número de pedido. 

Essa relação ajuda na decisão de compra frente aos produtos já colocados no carrinho.

Sabendo da importância desse relacionamento e como pode influenciar na gestão da sua empresa, a Omie traz soluções eficazes em seu CRM. Uma ferramenta completa que possibilita com que seu processo de vendas se torne mais ágil e efetivo.

Entre em contato agora mesmo com a Omie e conheça nosso sistema de gestão online!

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