Como emitir nota fiscal Mercado Livre?

Aprenda a emitir nota fiscal Mercado Livre de forma simples e prática.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Saber como emitir nota fiscal no Mercado Livre é o primeiro passo para começar a utilizar o marketplace e conseguir aumentar as suas vendas. A plataforma se destaca bastante entre os comerciantes que usam lojas virtuais para aumentar lucros no e-commerce. 

Para concretizar os resultados, é necessário emitir as notas fiscais. Se você está começando agora, podem surgir algumas dúvidas a respeito disso. Confira neste conteúdo algumas respostas que podem te ajudar!

Como emitir nota fiscal Mercado Livre? 

O processo de emissão de nota fiscal no Mercado Livre é bem simples, realizado diretamente no Painel de Vendas da plataforma. É importante que antes de começar a emitir a nota fiscal você confira as informações anunciadas com o produto, além de possuir um certificado digital. 

Dito isso, para emitir a sua nota fiscal no marketplace do Mercado Livre basta seguir os passos abaixo:

Preencha as informações da empresa

O primeiro passo é preencher as informações da sua empresa que vão estar na nota fiscal. Nela você deve colocar o CNPJ, nome, endereço, contato e outras informações que podem ser solicitadas.

Basta preencher uma vez e depois os dados ficam gravados para serem utilizados na próxima vez. É nesse momento também que você irá precisar do seu certificado digital, no Mercado Livre é solicitado o tipo A1. 

Coloque os dados do produto

Nessa etapa você irá preencher todas as informações do produto que está sendo vendido. Serão solicitados dados como o código universal, NCM, origem e outros detalhes. É importante que você confirme se elas são as mesmas do anúncio para evitar problemas. 

Verifique também as informações do cliente, provavelmente elas serão preenchidas automaticamente, mas vale confirmar. 

Faça a emissão da NF-e 

Por fim, basta clicar em “Emitir NF-e”. O próprio site irá enviar a sua nota fiscal emitida para a Secretaria da Fazenda, informando a finalização da emissão. A boa notícia é que o Mercado Livre não cobra pela emissão de nota fiscal. 

Quem deve emitir nota fiscal Mercado Livre?

Todas as pessoas que possuem um CNPJ, negócio formalizado ou realizam o pagamento de tributos relacionados ao Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional são obrigadas a emitirem a nota fiscal no Mercado Livre. 

O MEI, por exemplo, não é obrigado a emitir a nota fiscal no marketplace. Mas, é recomendado que faça para conseguir mais controle em suas vendas, além de facilitar o controle de estoque e vendas

É importante destacar que a emissão de notas fiscais ajuda a manter a empresa em dia com a legislação e a evitar a sonegação de impostos. Vale ressaltar ainda que, ao utilizar uma plataforma como o Mercado Livre, você consegue aproveitar diversas vantagens de vender em um marketplace, como segurança, facilidade, maior alcance e economia. 

Requisitos para conseguir emitir nota fiscal Mercado Livre?

Apesar de ser bem simples emitir nota fiscal Mercado Livre, é necessário cumprir alguns requisitos determinados pelo marketplace, são eles: 

  • Estar com o CNPJ habilitado na Secretaria da Fazenda do seu estado;
  • Possuir um certificado digital tipo A1 válido;
  • Estar enquadrado no Simples Nacional ou em regime Normal;
  • Manter as informações de cadastro da sua empresa atualizadas no Mercado Livre.

Além disso, você também deve informar as notas fiscais de cada uma das suas vendas realizadas no Mercado Livre. Você pode seguir as seguintes recomendações:

  • Enviar o XML da nota fiscal eletrônica apenas para futura de venda;
  • Informar o XML da NF-e emitida no local onde o produto está presente e será coletado, seja a sede ou filial da empresa;
  • Configurar a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), IPI, CEST e outras alíquotas de ICMS dos produtos.

Você deve ainda detalhar os dados fiscais do produto vendido, como o código universal, origem, CFOP e CSOSN. 

Onde consultar a nota fiscal emitida no Mercado Livre?

Após emitir sua nota fiscal, ela ficará disponibilizada para consulta na plataforma do Mercado Livre para você acessá-la sempre que necessário, tanto para enviar para o cliente por e-mail ou corrigir algum erro. 

Essa consulta é bem simples, você deve acessar a área de “Vendas”, clicar em “Exportar NF-e”, selecionar o período que deseja ser consultado e formato em que deseja baixar o arquivo, pode ser em PDF, XLSX, entre outros.  

Caso seja necessário corrigir algum erro da nota fiscal emitida, o Mercado Livre irá te avisar o motivo e o que precisa ser corrigido.

Conte com um sistema ERP

Para emitir nota fiscal Mercado Livre e manter a gestão do seu negócio mais organizada, o ideal é contar com um sistema de gestão. As funcionalidades do ERP Omie permitem que você integre o software com o marketplace e controle tudo de um só lugar. 

Desde a entrada e saída de produtos, emissão de notas fiscais, planejamento de fluxo de caixa, até integração contábil e gestão de contratos. Tudo isso com rapidez e na nuvem, integrando os marketplaces e otimizando sua rotina, a fim de alavancar seu negócio. Experimente em uma demonstração grátis hoje mesmo. 

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
o que é cfop para que serve
Veja como o CFOP é essencial para o correto cumprimento das obrigações fiscais, garantindo segurança e eficiência nas operações comerciais.
o que é rat
Descubra tudo sobre o que é RAT: definição, cálculo, responsabilidades e muito mais.
Conheça as diferenças entre boleto ou PIX e saiba como escolher o meio de pagamento mais adequado para o seu