Conheça os 6 principais indicadores de vendas

Conheça 6 tipos de indicadores de vendas que podem ser utilizados na sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O sucesso de um negócio está diretamente ligado à sua capacidade de vender seus produtos ou serviços. Por isso, é essencial que você conheça e acompanhe os  indicadores de vendas. Eles são métricas utilizadas para avaliar e identificar oportunidades de melhoria na área.

Com essas informações, é possível identificar as principais tendências de consumo, o perfil do público-alvo, os produtos mais rentáveis e muito mais. Continue a leitura e saiba mais sobre esses indicadores e como utilizá-los em seu negócio!

O que são indicadores de vendas?

Os indicadores de vendas nada mais são do que métricas usadas para medir o desempenho das atividades comerciais de um negócio. Eles permitem uma visão clara e objetiva sobre o resultado das vendas, podendo ser utilizados para avaliar a eficácia de estratégias e tomar decisões para otimizar processos.

Esses indicadores podem variar de acordo com o tipo de negócio e com as metas estabelecidas pela empresa, mas no geral, entre os indicadores de vendas mais comuns estão o número de vendas realizadas, a taxa de conversão, o ticket médio e as oportunidades de vendas, por exemplo.

É importante ressaltar que os indicadores de vendas, por exemplo, não devem ser analisados isoladamente, mas sim em conjunto com outras métricas e informações relevantes. Entre elas estão o funil de vendas, um modelo que representa as etapas pelas quais um cliente passa desde o primeiro contato com a empresa até a finalização da compra.

Ao analisar o KPI de vendas em cada etapa do funil, é possível identificar gargalos e oportunidades de melhoria em cada fase do processo.

Por que é importante acompanhar os indicadores de vendas?

Acompanhar os indicadores de vendas é tão essencial quanto saber como fazer a gestão de vendas estratégica do negócio. Dentre os principais benefícios de acompanhar esses indicadores, podemos destacar:

  • Tomada de decisões mais assertivas: a partir dos dados obtidos pelos indicadores comerciais, é possível ter uma visão mais clara sobre o desempenho da empresa e, consequentemente, tomar decisões mais precisas e objetivas. Por exemplo, se um produto específico está tendo baixa demanda, é possível pensar em estratégias para impulsionar as vendas deste item.
  • Identificação de oportunidades: ao analisar os KPI’s de vendas, por exemplo, é possível identificar oportunidades de mercado que ainda não foram exploradas, bem como produtos que podem ser melhor trabalhados ou nichos de mercado a serem explorados.
  • Aumento da produtividade: ao acompanhar os indicadores da sua empresa, você consegue identificar gargalos e pontos de melhoria na gestão de vendas, o que pode levar a uma otimização significativa dos processos e aumento da produtividade da equipe de vendas.

Isso tudo comprova que acompanhar os indicadores de vendas e suas fórmulas é fundamental para o sucesso do negócio, permitindo que a gestão se torne mais estratégica e objetiva, além de proporcionar insights valiosos para a melhoria contínua do processo da área de vendas. 

6 principais indicadores de vendas

Acompanhar os indicadores de vendas é essencial para que você possa traçar estratégias mais eficientes para o seu negócio, além é claro de ajudar na tomada de decisões mais assertivas. 

Para te ajudar neste momento, listamos abaixo os seis principais indicadores de vendas que você pode aproveitar. Confira! 

1. Ticket médio 

O ticket médio é o valor médio que cada cliente gasta em uma compra realizada no negócio. Para calcular o ticket médio é simples, basta dividir o valor total das vendas pelo número de vendas realizadas no período. Por exemplo, se em um mês a sua empresa vendeu R$ 10.000,00 e realizou 100 vendas, o ticket médio será de R$ 100,00.

2. Custo de aquisição por cliente (CAC)

O custo de aquisição por cliente (CAC), é o custo que uma empresa tem para adquirir um novo cliente. Ou seja, quanto você investe para conquistar um novo cliente. O cálculo para esse indicador de vendas é simples também. 

É necessário somar todos os investimentos realizados em marketing e vendas em um período e dividir pelo número de novos clientes conquistados. Por exemplo, se a empresa investiu R$ 10.000,00 em campanhas e ações durante um mês e conquistou 100 novos clientes, o CAC será de R$ 100,00.

3. Lifetime Value (LTV)

Já o lifetime value (LTV) é o valor que cada cliente gera para o seu negócio ao longo de todo o relacionamento com ela. Para calcular o LTV, basta multiplicar o ticket médio pelo número de compras realizadas pelo cliente em um determinado período e pelo tempo de relacionamento. Por exemplo, se um cliente compra em média 3 vezes por ano, gasta R$ 500,00 por compra e é cliente da empresa há 5 anos, o valor do LTV dele será de R$ 7.500,00.

4. Oportunidades de vendas

O número de oportunidades de vendas representa quantas oportunidades a empresa tem para vender seus produtos ou serviços. Isso significa que ele mede quantas oportunidades de vendas foram identificadas e quantas foram convertidas em vendas reais. 

Para calculá-lo, basta somar o número de leads, contatos e oportunidades gerados em um período pré-determinado. Por exemplo, se em um mês a empresa gerou 50 leads, 20 contatos e 10 oportunidades, o número total de oportunidades de vendas será de 80.

Através deste indicador, é possível identificar gargalos no processo de vendas, seja na geração de leads, qualificação de oportunidades ou no próprio processo de vendas em si. Para que este indicador seja eficaz, é necessário que você saiba organizar uma força de vendas e que ela esteja alinhada e utilizando um processo de vendas bem definido.

5. ROI

O ROI, sigla para Return on Investment, é o retorno que a empresa obtém sobre o investimento realizado em uma ação de marketing ou vendas. Quanto maior o ROI, melhor.  Para calculá-lo, você deve subtrair o valor investido na ação do valor obtido com as vendas geradas por ela e dividir o resultado pelo valor investido. Por exemplo, se o seu negócio investiu R$ 10.000,00 em uma campanha de marketing que gerou R$ 20.000,00 em vendas, o seu retorno de investimento será de 100%.

6. Taxa de conversão

A taxa de conversão é um indicador que pode ser utilizado em várias áreas, incluindo a de vendas. Ele mede a eficácia das estratégias utilizadas nas campanhas, ações de vendas e marketing, isso inclui quantos visitantes de um site, por exemplo, se tornaram clientes ou realizaram uma ação desejada. 

A métrica é fundamental para entender se a empresa está obtendo resultados satisfatórios com as campanhas e se os investimentos estão sendo bem direcionados. A fórmula para calcular a taxa de conversão de vendas é: 

  • (número de conversões / número de visitantes) x 100. 

Por exemplo, se um site recebeu 500 visitas em um mês e 20 pessoas realizaram uma compra, a taxa de conversão é de 4% ((20/500) x 100).

É importante acompanhar a taxa de conversão ao longo do tempo e em diferentes canais de vendas, como mídias sociais, e-mails, anúncios pagos, entre outros, para identificar possíveis problemas ou oportunidades de melhoria. Isso porque, se a taxa de conversão em um determinado canal é baixa, pode ser necessário ajustar a estratégia de comunicação ou a experiência do usuário no site para aumentar as chances de conversão.

Conte com um sistema ERP para facilitar sua gestão de vendas

Como vimos, acompanhar os indicadores de vendas é fundamental para o sucesso do negócio, e um ERP pode fornecer dados precisos e atualizados em tempo real, ajudando a identificar tendências, problemas e oportunidades de melhoria em um só lugar!  

Isso inclui o gerenciamento de contatos e leads, a criação de orçamentos e propostas, o acompanhamento de pedidos, o controle de estoque, a emissão de notas fiscais e o registro de pagamentos. Além disso, a automação de processos em compras e vendas pode ajudar a reduzir erros, aumentar a produtividade da equipe, melhorar a comunicação com os clientes e otimizar os resultados financeiros da empresa.

Se você deseja saber mais sobre como um sistema ERP pode ajudar na automação de processos em compras e vendas, confira nosso artigo sobre o tema no Blog Omie. Lá você encontrará essa e muitas outras informações para elevar a gestão do seu negócio!

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
One Stop Shop
O One Stop Shop é um modelo de negócio que pode aumentar suas vendas e melhorar a experiência do cliente.
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
O que é empreendedorismo: pessoas entrando em portal em forma de chave
Conheça mais sobre as características do empreendedorismo e saiba como ter sucesso no seu negócio.