O que é gerenciamento pelas diretrizes (GPD) e como aplicar na sua empresa?

O Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) é uma metodologia que transforma metas estratégicas em ações concretas, alinhando equipes e otimizando resultados. Conheça mais no artigo!
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Uma boa gestão requer metodologias eficazes para que se possa aplicar planos de ação consistentes. Para isso, é preciso contar com métodos para auxiliar no direcionamento de equipes e na tomada de decisão do negócio, como o GPD. 

Esse é um método prático, fácil de aplicar, que pode ser decisivo para o sucesso de uma empresa. Vamos te mostrar um pouco mais sobre esse assunto, explicando suas principais vantagens e como aplicar de forma simples. Acompanhe!

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O que é GPD?

O Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) é uma metodologia de gestão que ajuda as empresas a transformarem seus objetivos estratégicos em ações concretas no dia a dia. Em outras palavras, ele garante que as grandes metas definidas pelos líderes sejam realmente colocadas em prática por todas as áreas da organização.

Esse movimento de qualidade total foi criado pelo japonês Yoji Akao, especialista em planejamento, que desenvolveu a metodologia de planejamento estratégico Hoshin Kanri. No Brasil, o consultor Vicente Falconi foi um dos responsáveis por disseminar essa metodologia, mostrando como ela pode tornar as empresas mais eficientes e bem-sucedidas.

A ideia do GPD é promover uma gestão estratégica otimizada, que, a partir dos objetivos da empresa, estabelece metas para os diferentes setores do negócio a fim de que todos possam trabalhar de forma alinhada e melhorar os resultados da organização. O intuito é construir e implementar um sistema integrado que tem o poder de conduzir mudanças na estrutura do negócio.

Quais os objetivos do GPD?

O Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) tem um objetivo principal: garantir que a estratégia da empresa saia do papel e se torne realidade no dia a dia. Isso significa que todas as áreas e equipes trabalham alinhadas para alcançar os resultados esperados, sem perder tempo com tarefas que não contribuem para o crescimento do negócio.

Para isso, o GPD se baseia em três grandes pilares: conheça mais sobre eles na sequência.

Muitas empresas sabem que querem crescer, mas nem sempre definem metas específicas para isso. O GPD ajuda a empresa a estabelecer objetivos concretos e realistas, baseados em dados e análises do mercado.

Definir metas não é suficiente – é preciso acompanhar o progresso. O GPD incentiva as empresas a estabelecerem indicadores de desempenho para monitorar se as metas estão sendo cumpridas.

O GPD não é uma ferramenta que se usa uma vez e pronto. Ele incentiva a melhoria contínua, ou seja, a empresa está sempre analisando o que pode ser otimizado para atingir melhores resultados.

Benefícios do GPD

O Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) ajuda as empresas a saírem do modo “apaga incêndio” e trabalharem de forma mais organizada e eficiente. Ele garante que todos os setores e equipes estejam alinhados com os objetivos da empresa, evitando retrabalho, desperdício de tempo e falta de comunicação.

Além disso, destacamos ainda outros benefícios:

  • maior eficiência e produtividade entre as equipes, pois elas têm clareza sobre as metas e como devem trabalhar. Assim, podem realizar as atividades com mais foco, sem perder tempo com processos desnecessários;
  • o GPD ajuda a acabar com a famosa frase: “Eu não sabia que precisava fazer isso”. Como as metas são bem definidas e compartilhadas entre as equipes, todos entendem seu papel e evitam mal-entendidos;
  • redução do desperdício de recursos, pois tudo será mapeado e calculado nos mínimos detalhes entre as operações, que acontecem de forma coordenada;
  • todos os objetivos são acompanhados por indicadores de desempenho, permitindo ajustes rápidos sempre que necessário. Isso evita surpresas desagradáveis no fim do mês.

Como aplicar um GPD?

Se na sua empresa você busca melhores resultados e otimização do tempo na realização das atividades, aplicar o Gerenciamento Por Diretrizes é uma boa escolha. Confira as etapas para implementar o método.

Defina o responsável pelo Gerenciamento Por Diretrizes

Para que a metodologia flua bem, é preciso definir um responsável pelo GPD. Esse profissional deve ter um conhecimento sistêmico da empresa, ou seja, uma visão ampla dos processos de todas as áreas e para saber exatamente o que é preciso otimizar. 

O responsável participa ativamente na criação de um documento da GPD chamado “Padrão Gerencial”. Nesse documento, será desdobrado todo plano de ação, assim como as metas estabelecidas, entre outras informações.

Identifique o objetivo central

O ponto de partida é saber qual é o objetivo central da empresa. Assim, é essencial ter conhecimento e clareza do planejamento estratégico da organização.

O objetivo é uma grande conquista da empresa e, para realizá-lo, é preciso fazer a definição de metas, que são os degraus para que se alcance o que foi traçado. Geralmente, esses “degraus” são desdobramentos do objetivo central.

Estabeleça a meta anual

A partir do objetivo central, é possível estabelecer a primeira meta anual (ou meta de sobrevivência) e unir todos os esforços para que ela aconteça. Fazer uma avaliação geral da empresa e entender em que cenário ela está inserida é necessário nessa etapa.

Uma ferramenta muito interessante nesse momento é a Matriz SWOT, que permite entender as oportunidades da empresa no período. Com base nessas informações, encaminha-se para uma análise de riscos que ela terá pela frente.

Planos de ação dos níveis hierárquicos inferiores

Baseados na meta anual, as lideranças de diferentes níveis, inclusive o CEO, definirão metas menores. Assim, são desenvolvidos os planos de ação (de curto, médio e longo prazo) que serão aplicados para atingir as metas que foram definidas em seus campos de trabalho.

Nesta etapa também é importante assegurar que a liderança esteja preparada para conduzir mudanças e que a organização esteja aberta a elas. Afinal, os planos de ação terão o protagonismo das equipes.

Acompanhe os resultados por meio de indicadores

Com frequência, os líderes devem se reunir para medir os indicadores definidos durante o processo, como vem sendo o desempenho do time e quais pontos precisam ser melhorados. Esse acompanhamento permite que ajustes sejam feitos com agilidade.

Dúvidas comuns sobre GPD

O Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) é uma metodologia poderosa para transformar grandes objetivos em ações práticas. Mas, se você ainda tem dúvidas sobre como ele funciona, aqui estão algumas perguntas e respostas diretas para esclarecer tudo!

Qual a diferença entre GPD e outras metodologias de gestão?

O GPD se diferencia por focar no desdobramento de metas estratégicas em ações práticas para cada nível da empresa. Enquanto metodologias como o Balanced Scorecard (BSC) e o PDCA ajudam a medir e ajustar o desempenho, o GPD se concentra em garantir que os objetivos da empresa sejam executados por todas as áreas de forma alinhada.

Quais são os principais desafios na implementação do GPD?

A implementação do GPD pode enfrentar alguns obstáculos, como:

  • Falta de engajamento da equipe – se os colaboradores não entenderem a importância do GPD, podem resistir às mudanças;
  • Falta de acompanhamento das metas – definir diretrizes sem monitorar o progresso pode tornar o processo ineficaz;
  • Comunicação falha entre setores – se as informações não forem bem compartilhadas, as metas podem ficar confusas.

É possível aplicar o GPD em empresas de pequeno porte?

Sim! O GPD não é exclusivo para grandes empresas. Pequenos negócios também podem se beneficiar dessa metodologia, principalmente para garantir que as decisões sejam bem estruturadas e focadas em crescimento sustentável.

Método GPD: alinhamento de setores e otimização de resultados

A metodologia de GPD oferece aprendizados valiosos para o negócio. Então, é importante dar o primeiro passo, documentando as ações que estão sendo realizadas para o sucesso do projeto, de modo a atingir os objetivos em comum.

O ideal é que as lideranças e equipes de diferentes setores entendam o que é GPD e como a dedicação de cada um faz a diferença. Além disso, ter ferramentas alinhadas às estratégias também contribui diretamente para o sucesso do processo.

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