Guia Bloco K – Passo 10 – Mantendo a casa em ordem

Mesmo após conseguir alinhar com seus clientes tudo para o envio do Bloco K, você precisa ajudá-los a manter a casa arrumada para manter as entregas em dia
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Chegamos ao final do nosso Guia Bloco K, aqui expliquei detalhadamente e por etapas tudo que você precisa para se preparar e tomar os cuidados para cumprir as exigências desta nova obrigação fiscal. Para resumir tudo que já discutimos nos 9 passos anteriores, poderíamos dividir o conteúdo da seguinte maneira:

· A conscientização dos seus clientes sobre a importância desta nova demanda nos passos 1, 2 e 3.

· A preparação dos sistemas do seu cliente e do seu escritório no passo 4.

· A especialização em Bloco K do contador e de sua equipe nos passos 5, 6 e 7.

· A organização interna do empreendimento de seus clientes nos passos 8, 9.

A preparação e adoção de todas as recomendações dadas neste guia demanda muito esforço, estudos, discussões entre as partes envolvidas, contador e cliente. Para que se obtenha sucesso é imprescindível que tudo isso seja feito em conjunto, ambas as partes direcionando esforços para um objetivo comum.

Em nosso passo anterior falei sobre a necessidade de arrumar a casa, adequando sistemas, treinando funcionários, criando métodos, regras e processos. Penso que a palavra que expressa da melhor forma o momento em que esta sintonia acontece é parceria. Somente quando você, contador, e seus clientes forem realmente parceiros, que se terá sucesso na entrega da obrigação Bloco K, de forma correta e segura.

gestão

Um esforço contínuo de gestão

Uma vez que você consegue adotar todos os passos necessários na sua empresa contábil e levar isso a seus clientes, a geração do SPED fiscal completo, Bloco H e Bloco K, será feita com sucesso. Mas não podemos parar por aí, porque manter esta máquina trabalhando na direção certa é quase tão complicado quando implantar este método.

É necessário que todas as medidas que eu apontei aqui neste Guia façam realmente parte do dia a dia da empresa e dos funcionários dos seus clientes. Novos funcionários precisam ser treinados para aplicar as exigências de gestão que resultam no bom cumprimento das obrigações.

O controle do estoque deve se tornar uma prática diária de todos os seus clientes, assim como as emissões das notas fiscais, só mantendo a casa arrumada que o Bloco K se torna parte da gestão da sua empresa, e não o seu pesadelo mensal.

Creio que possamos aqui estabelecer alguns pontos para que seu cliente mantenha a casa em ordem:

· Após estabelecido o fluxo das atividades na produção, explicar aos funcionários e manter em local visível para todos um exemplo de como o fluxo deve ser feito;

· Criar um manual de procedimentos para cada setor da fábrica;

· Criar um manual das atividades de cada funcionário ligado direta ou indiretamente à produção, incluindo os setores de engenharia, cadastro e almoxarifado;

· Estabelecer a regra de que cada novo funcionário deverá ser treinado dentro de um regulamento e atividades estabelecidas nos planos e manuais da empresa;

· Realizar inventários periódicos confrontado os dados do sistema com a realidade física da produção;

· Comunicar ao seu contador eventuais necessidades de ajustes caso houver diferença na contagem de produtos em relação com os valores do inventário;

· Comunicar ao seu contador as perdas de estoque;

· Oferecer aos funcionários treinamentos nas suas áreas de atuação;

· Eventuais mudanças nas fórmulas dos produtos, ficha técnica ou no processo produtivo devem ser comunicadas ao seu contador, para adequação das informações nos respectivos sistemas do escritório e da empresa.

Estas são algumas sugestões que devem ser adaptadas à realidade de cada empresa e que certamente ajudarão o seu cliente a manter a casa em perfeita ordem.

Se você deseja ter uma visão completa de todas as obrigações do Bloco K, confira o eBook que produzi em parceria com a Omie, sobre Bloco K para empreendedores e contadores.

Veja os demais passos:

Passo 1 do Guia Bloco K

Passo 2 do Guia Bloco K

Passo 3 do Guia Bloco K

Passo 4 do Guia Bloco K

Passo 5 do Guia Bloco K

Passo 6 do Guia Bloco K

Passo 7 do Guia Bloco K

Passo 8 do Guia Bloco K

Passo 9 do Guia Bloco K

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
integração contábil na era digital
Vamos descobrir como a revolução tecnológica está tornando a integração contábil mais eficiente, libertando-nos do trabalho manual tedioso.
mesa com notebook com gráficos
Um sistema para escritório de contabilidade é um software que automatiza tarefas contábeis, integra dados e atualiza legislações, aumentando a
como saber se tenho que declarar imposto de renda
Confira o que é necessário para declarar o imposto de renda e quem é obrigado a fazer a declaração.