Linhas de créditos para pequenas empresas: conheça as principais!

Quais as linhas de créditos para empresas? Confira as principais opções disponíveis para os pequenos empreendedores equilibrarem as contas do negócio.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

É comum pequenos negócios necessitarem de uma ajuda externa para sanar algum problema financeiro ou para conseguirem expandir e, nessa hora, entra a importância das linhas de crédito para as empresas. Com esse recurso em caixa, os empreendedores podem continuar com suas atividades e honrar compromissos.

Mas como funciona esse tipo de empréstimo e quais as linhas de crédito disponíveis para as pequenas empresas? Tire todas as suas dúvidas com as informações que reunimos neste artigo!

O que são linhas de crédito?

São recursos disponibilizados para pessoas físicas ou pessoas jurídicas por meio de empréstimo ou financiamento. As linhas de crédito são concedidas por bancos ou financeiras e, no caso dos pequenos negócios, podem ajudar a lidar com algum desequilíbrio financeiro sem a necessidade de fechar as portas.

Contudo, as linhas de crédito servem não apenas para resolver um problema de dinheiro do empreendedor, na verdade, elas podem ser utilizadas como um impulso para dar um passo mais ousado, como investir em um equipamento, aumentar a linha de produção ou para outro plano de expansão do negócio.

Como funciona uma linha de crédito?

O empreendedor precisa delimitar, em primeiro lugar, seu objetivo com o recurso que pretende obter junto a bancos ou financeiras. Depois, é importante reunir documentos que comprovem que a sua empresa é um negócio rentável e viável para pagar o investimento.

O próximo passo é pesquisar entre as instituições sobre as linhas de crédito oferecidas de acordo com os seus objetivos, verificando as condições, prazos de pagamento e, especialmente, a taxa de juros.

Isso porque após ter o crédito concedido, a empresa precisa se planejar financeiramente para quitar o empréstimo, ou seja, para fazer o pagamento das parcelas.

Quais são as linhas de crédito para pequenas empresas?

Quando o empreendedor precisa de capital para o seu negócio, quais são as opções de crédito empresarial disponíveis? Confira abaixo.

Peer to Peer

O Peer to Peer (P2P) é uma opção de crédito que conecta quem precisa do valor e os investidores por meio de plataformas digitais. Dessa forma, é possível que o investidor empreste a quantia diretamente para a empresa, com condições diferenciadas e de forma mais rápida, e sem a necessidade de um agente financeiro.

Capital de Giro

Uma das principais dúvidas dos empreendedores é como ter dinheiro em caixa para manter a operação funcionando, com o pagamento das contas e fornecedores de forma tranquila e sem problemas. Assim, é possível recorrer às linhas de crédito de capital de giro, com condições e taxas de juros variáveis de acordo com a instituição financeira.

Antecipação de recebíveis

Essa é uma das opções para quem procura antecipar valores para receber e, assim como o termo indica, essa é uma chance de pagar as contas de curto prazo. E o melhor é que, nesse caso, o empreendedor consegue opções com ótimos descontos, taxas baixas e até mesmo zeradas. Não se esqueça que essa opção é ainda mais válida para quem já tem o fluxo de caixa organizado.

Empréstimos de uso livre

São modalidades de crédito, que contam com taxas de juros mais baixas e prazos mais alongados no pagamento. Dessa forma, você consegue pagar o valor emprestado em parcelas menores e não arrisca ter que fazer outro empréstimo para pagar o primeiro.

Linhas de crédito do BNDES

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem como foco ajudar pequenas e médias empresas por meio de um repasse feito pelo Governo Federal.

Há a linha de crédito BNDES para folha de pagamento, que permite que seja financiado até 2 meses dos gastos, porém com empregos mantidos. Essa é uma ótima opção para empresas que são pequenas, estão passando por dificuldades e não pretendem decretar falência.

Com o BNDES, o empreendedor tem ainda a opção de ter um cartão de crédito voltado para a aquisição de máquinas, equipamentos, veículos e outros itens para utilizar na produção.

Cooperativas

As cooperativas de crédito trabalham com uma atuação mais colaborativa, com valorização maior do associado. Os empréstimos também oferecem condições especiais, sem a cobrança de taxa de serviço. 

Além disso, você pode conseguir desde microcrédito até capital de giro de forma acessível em qualquer lugar do país, até mesmo em cidades menores.

Microcrédito

O microcrédito se refere a empréstimos de baixos valores, com prazo de pagamento mais curto e juros baixos. É considerada uma modalidade de empréstimo destinado para o crescimento da empresa e você pode encontrar essa opção em várias instituições, que pode ser desde antecipações e descontos até empréstimos. Basta verificar qual se encaixa nas necessidades do seu empreendimento.

Investidores-anjo

Pequenas empresas, especialmente startups, podem tirar a sua ideia inovadora do papel com os recursos vindos do investidor-anjo, sendo pessoas físicas (ou um grupo de pessoas) que acreditam no potencial do negócio.

Além do capital, o investidor-anjo também pode auxiliar o empreendedor a fazer a empresa despontar com seus conhecimentos de gestão ou parcerias estratégicas.

Financiamento coletivo

Existem plataformas online de financiamento coletivo ou crowdfunding, que permitem ao empreendedor apresentar seu projeto e, assim, outras pessoas podem financiar a ideia. As pessoas que financiam podem receber recompensas, que variam conforme o valor investido.

Como preparar o negócio para usar uma linha de crédito?

As linhas de crédito para empresas podem dar o fôlego financeiro para o pequeno negócio continuar funcionando. Todavia, como o empreendedor pode se preparar para usar o recurso concedido por um banco ou financeira? Veja as dicas a seguir.

Cuide do planejamento financeiro

O crédito é importante para equilibrar as contas do negócio, entretanto é fundamental realizar um planejamento financeiro empresarial para quitar o empréstimo com tranquilidade. Verifique qual será o valor da parcela e entenda se será possível fazer o pagamento sem comprometer outros compromissos.

Faça pesquisas e simulações

Os prazos e taxas de juros das linhas de crédito podem variar bastante de acordo com cada instituição financeira. E, para que o empreendedor não fique com o orçamento apertado para quitar as parcelas, o indicado é pesquisar e simular valores.

Acompanhe o Custo Efetivo Total (CET)

Um detalhe importante sobre as linhas de crédito são as taxas cobradas pelas instituições. Então, para comparar qual a melhor opção para sua empresa, considere o Custo Efetivo Total (CET), que pode englobar:

  • taxas de juros
  • taxas administrativas;
  • seguros;
  • IOF (Imposto sobre Operação Financeira);

A partir do CET, o empreendedor pode ter clareza sobre todos os encargos envolvidos e tomar a melhor decisão na escolha da linha de crédito. Isso porque ele não terá surpresas no futuro e poderá quitar as parcelas sem desequilibrar o orçamento.

Como a tecnologia é essencial para manter a saúde financeira do pequeno negócio?

Como foi falado, o microcrédito ou outros recursos para os pequenos negócios são importantes até mesmo para o crescimento da empresa. Porém, o ideal é obter a sustentabilidade financeira para a empresa e, nessa questão, a tecnologia é essencial.

Com um sistema de gestão empresarial online, você pode cuidar das finanças com mais agilidade e se planejar para investimentos futuros, inclusive sem a necessidade de recorrer às linhas de crédito para empresas.

Busca uma tecnologia para manter o caixa da sua empresa em dia sem problemas para arcar com pagamentos e outros compromissos? Conheça o sistema ERP para gestão financeira e veja como essa solução é indispensável para o seu negócio.

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
entenda o que é danfe
Se você ainda precisa entender o que é DANFE e qual a sua importância, confira aqui neste texto.
Mulher apresentando demonstrações financeiras
Entenda o que são e como analisar corretamente as demonstrações financeiras do seu negócio.
tarifa de boletos bancários
Descubra como funcionam as tarifas de boletos bancários e quais são os valores e conheça soluções para otimizar este custo.