A margem de contribuição serve como um indicador para ajudar a empresa, principalmente no que diz respeito à gestão financeira. Com ela, é possível avaliar completamente o desempenho financeiro da organização.
Por meio dessa métrica, os gestores conseguem entender e analisar as chances de lucro do negócio e, com base nisso, desenvolver estratégias e soluções mais efetivas. Quer entender o que é margem de contribuição, sua importância e como calcular? Continue lendo este artigo!
O que é margem de contribuição?
A margem de contribuição corresponde aos valores que sobram da receita total da empresa, gerada pela venda de serviços e produtos, subtraindo os custos e as despesas variáveis do negócio.
O valor obtido é destinado para pagar as contas fixas da empresa e também faz parte do lucro. Ainda, ela pode ser calculada de forma unitária ou total, considerando valores de determinados períodos.
Trata-se de um indicador financeiro importante e realizar o cálculo periodicamente possibilita uma visão mais ampla da saúde do seu negócio e ajuda a tomar ações mais estratégicas.
Qual é a importância de calcular a margem de contribuição?
Realizar constantemente o cálculo da margem de contribuição faz com que os gestores consigam dados necessários para nortear as tomadas de decisões e criar estratégias que ajudem a empresa a atingir os resultados esperados. Fora isso, é possível destacar outras funções. Acompanhe!
Indicador Financeiro
A margem de contribuição auxilia no planejamento financeiro da empresa. Ainda, ajuda os empreendedores a analisarem se os seus processos estão mais próximos do vermelho ou do azul.
Nesse sentido, é considerado um indicador-chave de desempenho do negócio, sendo fundamental para analisar os lucros da empresa em relação a um determinado produto ou serviço.
Impacto na estratégia do negócio
A margem de contribuição também pode servir como base para aprimorar as estratégias da empresa, ou seja, ela facilita a tomada de decisão com as informações coletadas dos produtos e serviços oferecidos pelo negócio. Assim, é possível definir o que deve continuar em produção, o que pode sair e o que precisa ser revisto.
Estipular preço de venda
A margem de contribuição também serve como aliada na hora de definir as estratégias de vendas da empresa, já que ela é a base para determinar o POE (Ponto de Equilíbrio Operacional).
Tipos de margem de contribuição
Margem de contribuição unitária
A margem de contribuição unitária é calculada considerando o preço de venda de um único produto ou serviço, ou seja, quanto cada um contribui individualmente para pagar os gastos da empresa.
Margem de contribuição total
É a diferença entre a receita total de uma empresa e seus custos e despesas variáveis totais. Ela não considera os custos fixos, como aluguel, salários ou energia elétrica. Assim, é usada para ajudar na tomada de decisões de curto prazo em relação aos preços, volume de vendas e custos variáveis da empresa.
Margem de contribuição por canal
É uma métrica usada para calcular a diferença entre a receita gerada por um determinado canal de vendas e os custos e despesas variáveis associados a esse canal. Empresas que vendem produtos tanto em lojas físicas quanto em e-commerce, por exemplo, podem calcular a margem de contribuição separadamente.
Margem de contribuição por vendedor
Essa margem calcula a receita gerada por um vendedor e os custos e despesas variáveis associados a essa venda. Desse modo, podemos dizer que é o valor que um vendedor contribui para a empresa após deduzidos os custos e despesas variáveis. Muito útil para empresas que trabalham com equipes de vendas e desejam avaliar o desempenho individual de cada vendedor.
Como calcular a margem de contribuição?
Para fazer o cálculo, existe uma fórmula básica, mas para entendê-la, é necessário saber o que é custo e despesa, dados utilizados para descobrir a margem de contribuição.
O custo é tudo o que é gasto na empresa e está relacionado com a atividade-fim do negócio, por exemplo, os custos das matérias-primas, salários dos colaboradores, entre outros gastos que fazem com que a produção seja possível.
Já a despesa é tudo aquilo gasto, mas não diretamente relacionado com a atividade-fim da empresa, ou seja, é possível produzir sem eles, mas com algumas limitações. É o caso de aluguéis, impostos, entre outros.
Sendo assim, calcule a receita total somando todas as vendas da empresa em um determinado período. Depois, calcule os custos e despesas e, em seguida, subtraia da receita total, o resultado será a margem de contribuição:
- Margem de contribuição = receita total – custos e despesas variáveis.
Exemplo de como calcular a margem de contribuição
Caso uma pessoa queira saber a possibilidade de vender um determinado produto por um certo valor, os dados são:
- Preço de venda atual do produto: R$ 10;
- Atributos, custos da venda e da mercadoria: R$ 7;
- Quantidade vendida no mês: 100 unidades.
Utilizando a fórmula de cálculo da margem de contribuição, temos:
- Margem de contribuição por unidade: R$ 3;
- IMC: 30%;
- Lucro bruto da comercialização do produto: R$ 300.
A margem de contribuição de cada produto é de R$ 3 para cada venda realizada, ou seja, cada um dos produtos vendidos vai contribuir com R$ 3 para a empresa.
O que é índice de margem de contribuição?
O índice de margem de contribuição é usado para avaliar a eficiência operacional da empresa. Nada mais é que a proporção da margem de contribuição em relação à receita total.
Para calcular, basta dividir a margem de contribuição pela receita total e multiplicar por 100. Veja a fórmula:
- Índice de margem de contribuição = (margem de contribuição / receita total) x 100.
Assim, a partir de uma margem de contribuição de R$ 40.000,00 e uma receita total de R$ 100.000,00, o cálculo para o índice de margem de contribuição seria:
- Índice de margem de contribuição = (R$40.000/R$100.000) x 10;
- Índice de margem de contribuição = 40%.
O índice é usado para medir a eficiência operacional, pois quanto maior for seu resultado, mais eficiente é a empresa.
Como melhorar a margem de contribuição?
Não há dúvidas que uma preocupação de qualquer contador é o sucesso de seus clientes. Desse modo, ao atuar como um contador consultor é possível garantir que você consiga indicar melhorias que impactam na margem de contribuição do seu cliente, veja como a seguir!
Reduza custos e despesas variáveis
As despesas variáveis são aquelas que variam conforme o volume de produção ou vendas de uma empresa (matéria-prima, transporte, impostos). Para diminuir os custos, considere algumas ações, como negociar com fornecedores ou procurar novos parceiros, a fim de conseguir melhores preços nas matérias-primas.
Outra opção é a automação de processos. Isso faz com que os times internos aumentem sua produtividade e utilizem menos recursos no dia a dia. A automação reduz perdas, aumenta resultados, acelera etapas e deixa mais claro gastos desnecessários. É possível conseguir todo esse controle e otimização ao utilizar um software ERP.
Reduza custos e despesas fixas
As despesas fixas são aquelas que ocorrem todo mês, independente do volume de produção ou vendas, por exemplo, energia elétrica, aluguel ou salários. Procurar reduzir os custos e despesas fixos auxilia na melhora da meta de margem de contribuição. Para que isso seja viável, é necessário analisar os relatórios de custos gerados e avaliar onde é possível reduzir gastos.
Geralmente, são tomadas decisões para economizar com as contas de consumo, terceirização de algumas tarefas, reduzir tarifas bancárias e até mesmo adotar a prática de documentos digitais, como as notas fiscais eletrônicas.
Cálculo importante
Aqui, constatamos a importância de saber calcular corretamente a margem de contribuição — ela pode ajudar a definir o preço do produto e fazer uma análise da rentabilidade do negócio, entre outros.
Com as informações trazidas pelo cálculo da margem, é possível otimizar processos e aumentar a lucratividade. Por isso, informe-se e procure uma empresa de confiança que possa ajudar nessa tarefa! A Omie tem o sistema ERP perfeito para auxiliar empresas de todos os portes.
Nossas soluções ajudam você a tomar decisões estratégicas com base em importantes indicadores financeiros. Leia mais em: O que é margem líquida e como calcular e mantenha-se informado.