Modelo de negócio: o que é e 8 tipos para você conhecer

O modelo de negócio é a forma como uma empresa está estruturada, como funciona e como gera e entrega valor para os clientes. Saiba tudo!
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As empresas podem trabalhar de diferentes maneiras, buscando sempre oferecer qualidade ao cliente e ter um bom faturamento. A forma de trabalhar, em linhas gerais, define o modelo de negócio e, ao entender esse conceito, fica mais fácil para o empreendedor crescer no mercado.

Mas, afinal, o que é um modelo de negócio? Quais são os tipos existentes e qual é a diferença desse conceito para o plano de negócio? Acompanhe este artigo e esclareça esses pontos.

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O que é um modelo de negócio?

É a maneira como uma empresa gera e entrega valor para seus clientes, ou seja, a forma como ela funciona e soluciona os problemas do público. E, com os avanços dos recursos digitais, há uma variedade de modelos de negócio, sendo que o mais adequado é aquele que se encaixa na proposta de valor da empresa.

O modelo de negócio permite atender o público da melhor maneira, ao mesmo tempo em que gera lucros para sua empresa. Logo, tem relação com a estratégia de negócios, quer dizer, como o empreendedor se planeja para se destacar no seu setor.

Para saber qual é o modelo de negócio que mais se encaixa na sua empresa, a dica é utilizar o modelo Canvas (Business Model Canvas), um quadro visual criado pelos empreendedores suíço Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. A ferramenta é composta pelas seguintes categorias: 

Assim, ao preencher as categorias, você tem um entendimento aprofundado de como sua empresa vai funcionar e qual modelo de negócio ideal, o que permite oferecer a melhor experiência aos clientes, reduzir custos, elevar seu faturamento e ter mais segurança para tomar decisões.

8 tipos de modelo de negócio 

Existem diferentes modelos de negócio que uma empresa pode seguir, sendo alguns mais tradicionais e outros mais novos. Dependendo da atuação de uma empresa, ela pode adotar mais de um modelo. Confira a lista a seguir e entenda o funcionamento de cada formato.

1. Modelo B2B

O modelo de negócio B2B é o Business to Business ou quando uma empresa atende outra empresa, como atacadistas, fornecedores, contadores, empresas de marketing, TI, entre outras. 

Assim, são empresas que atendem pessoas jurídicas, trabalhando com produtos, matéria-prima, softwares, maquinários ou ainda na parte de terceirização de mão de obra ou serviços.

2. Modelo B2C

Temos ainda o B2C, mas qual a diferença entre o B2B e B2C? O modelo de negócio B2C significa Business to Customer, ou seja, as empresas têm como público os clientes ou pessoas físicas, podendo oferecer produtos e serviços variados, seja em lojas físicas, e-commerce, aplicativos ou outros canais. 

Um exemplo desse modelo são os grandes varejistas, como supermercados, lojas de departamento, entre outros comércios.

3. Modelo D2C

O modelo de negócio D2C significa Direct to Consumer ou direto ao consumidor, podendo ser considerado um negócio B2C, contudo, a venda para as pessoas físicas ocorre de forma direta, sem a intermediação de lojistas. Assim, grandes marcas comercializam por meio de sites próprios. Outro exemplo são marcas consideradas de grife que vendem seus produtos diretamente ao consumidor por meio de lojas em outlets.

4. Franquia

Na franquia, o franqueador cede os direitos de uso da marca para o franqueado. Com isso, o empreendedor tem uma estrutura de empresa para seguir, ou seja, todas as lojas franqueadas de uma marca são iguais, estejam elas em um shopping center ou comércio de rua.

Existem diferentes formatos de franquia, porém todas têm um modelo próprio que devem seguir, podem ter economia de custos, pois adquirem uma quantidade grande de insumos de um mesmo fornecedor, além de utilizarem as mesmas estratégias de marketing. 

Torna-se uma opção interessante para o empreendedor que está iniciando, pois ele passa a trabalhar com um produto ou serviço que já é conhecido do público. A dica é pesquisar por marcas que estão crescendo no mercado, como o case de sucesso do modelo de franquia Omie, que trabalha com a tecnologia ERP.

5. Freemium

No freemium, o cliente pode escolher a versão gratuita de um serviço ou ampliar seu uso, com uma versão paga. Um exemplo são os serviços de streaming de música, como o Spotify, que permite ao usuário utilizar o app sem pagar nada ou ter mais vantagens (como não ser interrompido por anúncios) nos pacotes pagos.

6. Marketplace

O marketplace é um modelo de negócio em que você pode vender seus produtos em um grande shopping virtual, como o Magalu e o Mercado Livre. 

Dessa forma, o empreendedor pode aproveitar a popularidade dessas plataformas para chegar aos clientes, tendo que arcar com uma taxa de porcentagem sobre as vendas, além de seguir as políticas de uso do marketplace.

7. SaaS

SaaS é a sigla para o modelo de negócio Software as a Service, que permite o acesso a uma plataforma de software por meio de uma assinatura, possibilitando ao cliente utilizar esse serviço de qualquer lugar ou dispositivo. Exemplos são o Paypal e o Google Analytics.

8. Clube de assinatura

Por último, temos o modelo de negócio de clube de assinaturas, em que o cliente paga um valor por mês para receber produtos, como livros, vinhos ou itens de alimentação saudável, ou ter acesso a algum serviço, como streaming de vídeos e séries ou para acessar as notícias de forma ilimitada em um portal. É como funciona a Netflix, por exemplo.

Qual a diferença entre modelo de negócio e plano de negócio?

É importante saber diferenciar o modelo de negócio do plano de negócio, pois enquanto o primeiro indica a forma de funcionamento da empresa e como ela gera e entrega valor para o seu público, o plano de negócio é um documento que mostra a viabilidade de um negócio.

Dessa maneira, o plano deve ser criado antes da abertura da empresa. Ele define os objetivos e como deve ser a condução do negócio para que esses objetivos sejam alcançados, a fim de reduzir os riscos e incertezas. Logo, é algo bem diferente do modelo de negócio.

Para entender melhor sobre essa estratégia e fazer sua empresa ter sucesso, saiba como fazer um plano de negócio eficiente aqui no Blog Omie.

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