O que é figital e como aplicar no seu negócio?

O figital é uma opção interessante para aumentar suas vendas, pois você passa a ter um modelo híbrido de compra para o cliente.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

As operações online fazem parte de diversas atividades do nosso dia a dia, especialmente no momento de pesquisar e comprar um produto ou serviço. Mas, as vendas pela internet podem se tornar ainda mais eficientes se a sua empresa adotar o figital.

Estamos falando de unir os conceitos de loja física e online e aprimorar ainda mais a experiência do consumidor. Quer saber o que significa a era figital e por que seu negócio não pode ficar de fora? Acompanhe as informações que reunimos para você.

banner cta empreendedor

O que é figital

A transformação digital já é uma realidade para empresas de diferentes setores e tamanhos. No varejo, os empreendedores sabem que fazer as vendas online é sinônimo de sucesso do negócio. No entanto, apesar de toda a comodidade de comprar um produto pela internet, sua loja pode oferecer ainda mais comodidade ao cliente com o modelo figital.

É um termo diferente, mas simples de entender, porque ele integra as ideias de loja física e loja digital. Assim, a jornada de compra do consumidor une o online e offline. Em resumo, a sua empresa se torna omnichannel, pois passa a oferecer diferentes canais de atendimento, tornando a experiência do cliente mais satisfatória e se destacando no mercado.

Até mesmo as lojas de shopping viram a oportunidade do figital e passaram a adotar o modelo: de acordo com o Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), 95% dos shoppings do país já oferecem a compra híbrida para conquistar mais clientes.

As principais características do figital

Você viu que a realidade figital integra a loja virtual e física, mas quais as características desse modelo de compra? Nesse formato híbrido, o cliente:

  • pode comprar pela internet e retirar na loja física;
  • tem a opção de pesquisar um produto online e fazer a compra na loja física;
  • pode experimentar um produto na loja física e concretizar a compra na loja virtual;
  • utiliza o formato clica e compra, assim, quando está na loja física faz a compra no site da loja, realizando a retirada instantânea.

Benefícios em adaptar sua empresa ao figital

Estamos na era digital, por isso os negócios precisam ter presença na internet. Mas isso não significa que o atendimento deva ser 100% online. Como você viu, o modelo figital é uma tendência e traz uma série de benefícios para sua loja, como:

  • possibilidade de ter mais rapidez na entrega, pois o cliente retira a mercadoria na loja física;
  • redução de devolução e troca de produtos, pois o público pode conhecer o produto na loja física antes de comprar pelo site;
  • fidelização do público, pois ele percebe como sua loja se preocupa em aprimorar a experiência do cliente;
  • aumento das vendas, pois você passa a oferecer uma opção que agrada o consumidor no momento da compra. Ele pode conseguir descontos no site sem precisar esperar muito tempo pela entrega da compra em casa, pois retira o produto diretamente na loja física, por exemplo.

Figital exemplos

Quer entender como o modelo figital funciona na prática? É só conferir alguns exemplos, como o site da Magalu e Netshoes, no qual o cliente faz a compra online e pode retirar os produtos em uma loja física Magalu.

No McDonald ‘s, o cliente faz a escolha e compra dos produtos pelo totem dentro da loja (tudo digital) e se dirige ao balcão para retirar a bandeja com o que escolheu. Na Renner, você pode escanear o código da etiqueta da roupa no app da loja e comprar online, aproveitando, em muitos casos, descontos na peça. Depois: é só decidir se quer buscar o produto na loja física ou receber em casa.

Há ainda lojas que funcionam com um esquema até mais simples, como lojas de varejo que fazem a venda por WhatsApp, permitindo que o cliente retire a compra, algumas horas depois (ou em menos tempo), na própria loja.

Como ser uma empresa figital?

Depois de entender que o modelo figital pode aumentar suas vendas, trazendo autonomia para seus clientes realizarem a jornada de compra, chega o momento de aprender como implementar esse modelo híbrido. Acompanhe.

Ferramentas de integrações

Para não haver erros com a separação e entrega de mercadorias, é importante contar com ferramentas de integração para gerenciar vendas online e a forma como o produto será entregue, otimizando a rotina da sua loja.

Ter um CRM

É fundamental sua empresa contar ainda com um sistema voltado para o relacionamento com o cliente, como CRM (Customer Relationship Management)

Muitos gestores se questionam por que investir em um CRM e a resposta é ter uma tecnologia que reúne todos os dados do seu cliente e vendedores, permitindo traçar estratégias para melhorar o relacionamento com o público e aumentar suas vendas.

Ter bons canais de atendimento

A ideia do formato figital é oferecer diferentes canais de atendimento para o consumidor, a fim de que ele possa conhecer os produtos, tirar dúvidas, fazer elogios e reclamações. Por isso, tenha um atendimento presencial, via chat, telefone, por WhatsApp e e-mail. Fique de olho também nas suas páginas nas redes sociais e responda ao público com agilidade.

Dessa maneira, você ganha a satisfação do consumidor, pois demonstra que está ao lado dele antes, durante e depois de concretizar a compra.

Investir em experiência do consumidor

Como foi dito, as empresas que se destacam no mercado têm o foco na experiência do consumidor, por isso invista em estratégias de customer success

Verifique qual é a necessidade e queixas de seus clientes e aprimore seus processos, seja oferecendo a retirada de mercadorias em sua loja física ou de parceiros ou permitindo que ele teste o produto em uma loja física para terminar a compra online (conseguindo descontos), por exemplo.

Contar com um ERP

Por último, é imprescindível contar com um sistema completo e online de gestão empresarial para que você possa, em uma única tela, ter a visão de todos os processos da sua empresa.

Dessa maneira, pode gerenciar os diferentes setores do negócio de forma otimizada e obter relatórios que permitem traçar estratégias para crescer ainda mais no mercado.

Está em busca de uma tecnologia para agilizar a gestão e vendas do seu negócio? Descubra como as soluções da Omie vão fazer a diferença em sua rotina!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
tecnologia nas vendas de indústrias e distribuidoras
A combinação de soluções tecnológicas de sistema de gestão e forças de vendas vão transformar sua empresa e maximizar seus
o que é tecnologia verde ou TI verde
A TI verde surgiu para minimizar danos ambientais e proteger o meio ambiente. Saiba mais sobre ela aqui!
tendências de CS e CX para 2024
Analisaremos como a interseção entre automatização e humanização no atendimento ao cliente se torna essencial no cenário pós-pandemia, impulsionando estratégias