Escolher vender em uma loja virtual pode impulsionar muito as suas vendas. Além da facilidade de ter seus produtos expostos online, o alcance que ela oferece é muito maior do que uma loja física, por exemplo.
Dessa forma, você consegue não apenas aumentar suas vendas, mas também economizar com os custos operacionais, melhorar o conhecimento de mercado e ter dados mais estratégicos sobre seus clientes. Ou seja, descobrir o que é uma loja virtual ou como abrir uma é o primeiro passo para ajudar seu negócio a crescer! Continue a leitura para saber mais.
O que é uma loja virtual?
A loja virtual, também conhecida como e-commerce, é um site ou plataforma online que permite a venda de produtos, ou serviços pela internet. Ou seja, é um espaço digital onde os seus clientes podem acessar, pesquisar, selecionar e comprar produtos ou serviços, sem precisar sair de casa.
Por oferecer uma série de vantagens, as lojas virtuais têm se destacado muito nos últimos anos, tanto para os comerciantes quanto para os consumidores. Afinal, esse formato permite comprar a qualquer hora do dia, de qualquer lugar, sem precisar enfrentar filas ou trânsito, por exemplo.
O crescimento das lojas onlines é tão grande que, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do comércio eletrônico no Brasil em 2020 foi de R$ 126,3 bilhões, significando um aumento de 68% comparado ao ano de 2019. Esse crescimento acontece principalmente por conta das vantagens oferecidas.
Vantagens do e-commerce
Existem muitas vantagens em utilizar um e-commerce na hora de comercializar seus produtos. Eles vão além do aumento das vendas, flexibilidade, facilidade. As lojas virtuais permitem que você atinja um público-alvo muito maior, além de reduzir custos com aluguel de espaço, equipe e estoque.
Elas ainda oferecem uma série de ferramentas para análise de dados e comportamento dos clientes, o que permite que você possa oferecer produtos personalizados e criar campanhas de marketing digital mais efetivas. Ou seja, os benefícios são inúmeros. Abaixo separamos outras vantagens de escolher um e-commerce para iniciar suas vendas, confira.
Sem limite geográfico
Ao contrário das lojas físicas, que estão limitadas a locais específicos, o e-commerce possibilita que os consumidores de todos os lugares do país e do mundo consigam encontrar e comprar seus produtos. Dessa forma, você consegue aumentar de maneira bem significativa o alcance e a visibilidade da sua marca.
Facilidade para acompanhar os dados
Com o e-commerce, é possível monitorar e analisar as atividades dos seus clientes em tempo real, incluindo informações sobre suas compras, interesses e comportamentos de navegação.
Isso te ajuda a identificar oportunidades de venda, melhorar o desempenho do site e personalizar a experiência do usuário, além do acesso mais fácil aos dados relacionados a cada uma das vendas.
Integração com outros canais
Uma das principais vantagens do e-commerce é que ele pode ser integrado a outros canais de vendas, como por exemplo, a loja virtual Magazine Luiza, lojas físicas, outros marketplaces e redes sociais.
Dessa forma, você consegue não apenas aumentar ainda mais o alcance e a visibilidade da sua marca, como também centralizar tudo em um só lugar.
Marketplace
Um e-commerce permite que você possa integrar e aproveitar todas as vantagens de vender em marketplace. Assim, a escolha de integrar de diferentes canais de vendas pode ajudar a oferecer uma experiência de compra mais completa e satisfatória para os clientes.
Trabalhar com campanhas online
O e-commerce permite que você crie e gerencie campanhas de marketing digital de forma mais eficiente e direcionada. Algumas técnicas são:
- SEO;
- Google Ads;
- anúncios de vendas;
- redes sociais;
- e-mail marketing.
Por meio delas, você pode atrair mais clientes para o seu site, aumentar as vendas e fidelizar os consumidores.
Como funciona uma loja virtual?
Antes de abrir loja virtual, é importante entender como ela funciona de fato. Na verdade, o funcionamento é muito parecido com o da loja física, ou seja, você expõe seus produtos para os clientes poderem comprar.
No caso da loja virtual online, o cliente acessa o site, escolhe o produto e adiciona no carrinho virtual de compras, preenche as informações de contato, entrega e pagamento, finaliza a compra e aguarda a entrega no endereço informado.
Assim que a compra é finalizada e o pagamento comprovado, você separar o produto comprado, embala e envia para a entrega. Essa etapa pode ser feita por uma transportadora ou agência dos Correios. É importante que isso seja realizado no prazo combinado e informado no site.
Para evitar atrasos no prazo ou indisponibilidade de itens em sua loja virtual, é importante contar com uma boa gestão de estoque. Isso garante entregas no prazo, estoque inteligente e, claro, a satisfação dos clientes.
Como gerenciar suas vendas online?
Assim como nas lojas físicas, as virtuais precisam que as vendas sejam bem gerenciadas, parra evitar problemas na entrega, falta de itens no estoque e, principalmente, superar as expectativas dos clientes.
Por isso, é importante que você saiba como gerenciar as vendas online e aproveitar ao máximo o que elas oferecem. Neste ponto, vale a pena considerar o uso de um sistema ERP, como o da Omie. Além de integrar sua loja aos maiores marketplaces do mercado, a ferramenta também te ajuda na gestão financeira, de estoque, atendimento ao cliente e muito mais.
Assim, você controla e gerencia todas as informações e processos do seu negócio em um só lugar, garantindo uma gestão completa de todas as áreas! Comece hoje mesmo.