Qual é o papel do sistema financeiro em empresas de médio e pequeno porte?

Conheça a importância da gestão financeira para pequenas e médias empresas e descubra a melhor forma de fazer uma gestão eficiente
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Mesmo as pequenas empresas possuem uma série de rotinas financeiras burocráticas, que pesam no dia a dia com seus detalhes. Um sistema financeiro para pequenas empresas pode fazer toda a diferença na produtividade dessas empresas e na otimização das tarefas.

Neste artigo, você conhecerá o que é sistema financeiro e como ele pode beneficiar seu empreendimento, ampliar sua visão de negócio e fazer com que sua marca seja reconhecida no mercado.

Abordaremos, também, os tipos de controle financeiro, para que você aprenda a planejar sua gestão com sucesso.

Então, continue conosco e aprenda como o controle financeiro determinará o potencial de desenvolvimento e crescimento da sua empresa, seja de pequeno ou médio porte. Boa leitura!

Sistema financeiro para pequenas e médias empresas

Sistema financeiro para pequenas e médias empresas é um software que auxilia na organização e controle de dados financeiros, como receitas e despesas. A partir dele, é possível o gestor ter fácil acesso às informações mais relevantes do negócio, bem como seus principais relatórios e indicadores de desempenho, apoiando a tomada de decisões e ampliando sua visão sobre o negócio como um todo.

Uma sólida e eficiente gestão financeira do seu empreendimento pode ajudar no crescimento do seu pequeno negócio e mantê-lo à frente dos concorrentes em seu mercado.

Assim, as suas decisões, como empresário, podem ter consequências positivas ou negativas. Por isso, é importante qualificar-se e manter-se atualizado referente às modernizações do seu setor.

Nesse sentido, um controle financeiro empresarial pode trazer muitos benefícios para seu empreendimento. Conheça-os a seguir.

Rotina financeira simples

Um sistema financeiro para pequenas e médias empresas executa com precisão as muitas demandas necessárias, como quitação de folha de pagamento, contas e todas as outras despesas fixas, facilitando e simplificando a rotina de seus colaboradores, mantendo-a mais organizada.

Dessa forma, sobrará mais tempo para estudar maneiras eficazes de aumentar o lucro do seu negócio, fazer seu controle financeiro junto a sua equipe e elaborar o melhor planejamento possível.

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro de uma empresa é vital para a continuidade de um negócio. Por isso, é essencial que você se atente às contas, cobranças e pagamentos de clientes.

Mas fique tranquilo, um software financeiro faz tudo isso e ainda ajuda a acompanhar as informações sobre a lucratividade ou prejuízo da empresa. Isso possibilita que todas as particularidades sejam atendidas com a fácil visualização de todas as informações.

Acesso remoto

O acesso remoto é possível pelos sistemas mais modernos de gestão financeira, por meio da cloud computing, possibilitando mais segurança às informações. Assim, o controle de dados pode ser feito em tempo real, com segurança e clareza das informações, permitindo maior flexibilidade para que você as acesse de qualquer lugar, desde que tenha conexão com a internet.

Acompanhamento financeiro

Um software eficaz de gestão financeira possibilita a emissão de relatórios e auxilia o gestor no controle de todas as atividades executadas na empresa. Além disso, avalia quais clientes pagam os serviços em dia.

Ademais, o controle financeiro empresarial ajudará você a focar no fluxo de caixa, tendo previsibilidade de gastos e custos, pois a ferramenta agiliza a criação de relatórios gerenciais, balancetes, acompanhamento de receitas e despesas, entre outras funções.

Desse modo, você não se esquecerá mais de pagar as faturas da empresa e nem de quem está em débito com a organização, já que o software mostra todas as obrigações financeiras e as estimativas de entradas de recursos. Assim, você conseguirá cumprir todos os compromissos.

Ainda, obtenha dados mais precisos com o uso dessa ferramenta financeira, já que todas as informações estarão a seu alcance em tempo real, possibilitando uma análise geral mesmo que de última hora.

Integração com outras ferramentas

É de grande importância que o sistema de controle financeiro escolhido faça a integração entre as ferramentas já existentes em sua empresa com o escritório contábil, permitindo que você receba todas as informações automaticamente. Dessa forma, o fluxo de papéis diminui drasticamente e facilita todo o processo, garantindo a organização da sua rotina financeira.

Emissão de NF e NFS-e

É de extrema importância que um sistema financeiro para pequenas e médias empresas tenha a funcionalidade de emissão de nota fiscal eletrônica e nota fiscal eletrônica de serviço. Isso porque, é por meio delas que o controle do faturamento da empresa é feito com precisão, já que todo serviço executado é registrado.

Melhor ainda se oferecer a opção de geração de boletos, uma vez que é uma forma da empresa cobrar os clientes. Com os dois serviços combinados, não é necessário investir em soluções complementares para acompanhar o faturamento da empresa.

Como fazer a gestão financeira do meu negócio?

Como empreendedor, é muito importante que você conheça os números que envolvem o seu negócio, por exemplo, o quanto entra, o quanto sai, se há dívidas e qual a sua receita.

Esse é um fator essencial para que você entenda quais são as necessidades da sua empresa, tendo um controle financeiro real e uma ampla visão sobre as métricas do seu negócio.

Há muitos tipos de controle financeiro com suas peculiaridades e características. Conheça os principais a seguir.

Fluxo de caixa

O básico dos tipos de controle financeiro, o fluxo de caixa é fundamental para a organização, responsável pelos registros das entradas e saídas de dinheiro na empresa. Ainda, pode ser alimentado diariamente por meio de planilhas ou até mesmo apresentado em relatório mensal.

Na prática, o fluxo de caixa mede a diferença entre a receita e a despesa, mostrando se os valores de saída são maiores que os de entrada.

Aqui, vale a atenção, pois a falta de saldo no caixa significa que a empresa não está gerando capital suficiente para liquidar as despesas e, muitas vezes, este indicador mostra se é preciso ou não um empréstimo para seguir adiante.

Confira mais sobre este tópico em: Planilha de gastos: conheça os tipos e saiba como criar uma! – Blog Omie 

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial mostra indicadores financeiros completos para uma avaliação da evolução financeira patrimonial da empresa. Aqui, deve ser considerado o ativo (bens e direitos) e o passivo (contas e dívidas) da empresa.

Trata-se de um controle financeiro importante, que permite a visualização de dados estáticos, apesar de estarem baseados em informações diárias de preenchimento, inclusive, de notas fiscais aplicadas, cujos valores acabam se interligando em todos os outros indicadores.

Leia também: Controle financeiro empresarial: por que preciso fazer? – Blog Omie 

DRE

O DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é imprescindível para mostrar um resumo de operações realizadas em um determinado período na empresa. Considere-o como sendo um reflexo da real situação do seu empreendimento, indicando a receita, os custos, despesas e o valor líquido final.

Ainda, quando realizado anualmente, torna-se um indicador extremamente relevante para que o gestor financeiro entenda o que foi feito ao longo dos últimos 12 meses. Além disso, ajuda a associar esses resultados ao desempenho da empresa em relação à receita, o crescimento e sua rentabilidade, auxiliando na tomada de decisões para chegar a um resultado líquido favorável.

Contas a pagar e a receber

Importante para registrar exatamente tudo o que você deve receber, o controle de contas a pagar e receber ajuda no acompanhamento de inadimplência de pessoas com quem trabalha, clientes e fornecedores. Esse controle geral permite que sejam evitados ou ajustados problemas no fluxo de caixa.

Além de organizar as formas de pagamento, esse controle permite que você honre as suas contas a pagar na data correta, pois há um planejamento que não deixa que seu caixa fique desfalcado.

Entretanto, é importante avaliar se existem vendas parceladas, clientes devedores, porém que continuam comprando, o envio de cobranças no tempo certo e o diálogo com clientes, entre outras providências que são cotidianas do financeiro.

Gerenciamento de notas fiscais

O controle de notas fiscais recebidas e emitidas é muito importante para organizar a sua empresa, além de possibilitar a visão de tudo o que ocorre no dia a dia.

Afinal, saber que informações constam na nota fiscal faz parte de um controle mais efetivo e garante que não aconteçam imprevistos.

Seu controle financeiro com o melhor ERP de gestão financeira

Agora que você sabe a importância de controlar o financeiro e como esse controle pode trazer resultados lucrativos para sua empresa, que tal conhecer as soluções da Omie para a gestão financeira do seu negócio?

Oferecemos um sistema financeiro empresarial completo e 100% em nuvem, totalmente integrado através de um sistema ERP completo. Tudo isso para facilitar a gestão do seu negócio e sobrar tempo para você pensar em mais formas de fomentar o seu empreendimento.

Na plataforma do ERP, você conta com a garantia de uma operação totalmente automatizada e integrada às suas finanças, facilitando, assim, a sua rotina com uma gestão financeira completa e sem erros.

Veja os benefícios de nosso sistema Omie:

  • Sistema online e integrado;
  • Conciliação bancária automática;
  • Controle de contas a pagar e a receber;
  • Fluxo de caixa em tempo real;
  • Planejamento financeiro empresarial;
  • Contabilidade em dia e sem complicação;
  • Resumo financeiro diário;
  • Antecipação de recebíveis online;
  • Relatórios personalizados para o seu negócio;
  • Controle de centro de custos com facilidade;
  • Emissão e controle de boletos.

Cuide da saúde financeira do seu negócio com praticidade e agilidade, em tempo real e com precisão, para garantir sempre as melhores decisões. Tudo isso em um único lugar com a Omie!

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
A importância da gestão comercial
Saiba mais sobre a gestão comercial, como ela funciona, sua importância e porque o seu negócio deve adotar essa prática.
o que é packing: mulher segurando caixa em esteira
Packing eficiente é a chave para melhorar suas entregas. Entenda como ele funciona na logística e veja como otimizar suas
gestão financeira para MEI
Descubra a importância de uma gestão financeira para MEI para aumentar a eficiência do seu empreendimento. Aprenda como fazer e