O que é roteirização logística? Descubra os benefícios, tipos e saiba como fazer!

Se você está pronto para maximizar a eficiência de sua cadeia de suprimentos e melhorar a entrega de seus produtos, descubra tudo o que precisa saber sobre roteirização logística.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

No empreendedorismo e na gestão empresarial, a eficiência logística desempenha um papel fundamental no sucesso de uma operação. Entre as várias estratégias para otimizar processos e reduzir custos, a roteirização logística se destaca como uma ferramenta poderosa.

Afinal, um dos grandes desafios do empreendedor é montar a rota de entregas de seus produtos com o menor custo possível. Mas como dar esse passo?

Confira, a seguir, o que é roteirização na logística, seus benefícios que ela oferece, conheça os diferentes tipos disponíveis e aproveite os insights sobre como implementá-la de forma eficaz em seu negócio.

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

O que é roteirização logística?

A roteirização logística é o planejamento estratégico das rotas de entrega de matérias-primas, produtos e mercadorias em geral para os clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

Com essa programação logística, a produtividade da equipe de colaboradores aumenta, pois as rotas são definidas de forma personalizada, de acordo com a capacidade de cada um.

Na roteirização, são analisadas as condições de estradas, trânsito e semáforos, tempo de deslocamento e todos os custos envolvidos:

  • combustível;
  • manutenção dos veículos;
  • pedágios e outros.

Reflete, inclusive, na melhoria do processo produtivo para ter uma entrega mais rápida e de qualidade.

Ademais, a roteirização logística visa promover uma gestão mais eficaz e sustentável da cadeia de suprimentos, alinhando os objetivos operacionais com as necessidades do negócio e dos clientes. Veja as finalidades:

Otimização de rotas

Encontrar o caminho mais eficiente para a entrega de mercadorias, levando em consideração fatores como distância, tempo de viagem e condições das estradas.

Redução de custos operacionais

Minimizar os custos relacionados ao transporte, como combustível, manutenção de veículos e horas de trabalho dos motoristas, através da escolha de rotas mais econômicas.

Melhoria na eficiência de entrega

Aumentar a pontualidade e confiabilidade das entregas, garantindo que os produtos cheguem aos destinos finais dentro do prazo estipulado.

Utilização eficiente dos recursos

Maximizar a utilização dos veículos e recursos disponíveis, otimizando a capacidade de carga e evitando deslocamentos desnecessários.

Redução do impacto ambiental

Contribuir para a redução das emissões de carbono e a pegada ambiental da operação logística, através da escolha de rotas mais curtas e eficientes. Esta é uma pauta importantíssima atualmente e vale a pena esta causa.

Melhoria da satisfação do cliente

Atender às expectativas dos clientes em relação a prazos de entrega e qualidade do serviço, proporcionando uma experiência positiva que pode resultar em fidelização e recomendação.

Como funciona a roteirização logística?

A roteirização logística funciona por meio de um processo de planejamento e execução das rotas de entrega, que envolve diversas etapas e ferramentas.

Para descomplicar seu entendimento, confira uma visão geral de como funciona:

1. Coleta de dados

São coletadas informações sobre as entregas a serem realizadas, como endereços de origem e destino, horários de disponibilidade dos clientes, volumes de carga e restrições de transporte.

2. Análise de variáveis

As informações coletadas são analisadas para identificar variáveis relevantes, como distância entre os pontos, condições das estradas, restrições de tráfego e capacidade dos veículos.

3. Modelagem do problema

Com base nas variáveis identificadas, é criado um modelo matemático ou algorítmico que represente o problema de roteirização, levando em conta objetivos como minimização de custos ou tempo de entrega.

4. Otimização das rotas

Utilizando o modelo criado, são geradas rotas otimizadas que atendam às demandas de entrega de forma eficiente, considerando as restrições e preferências definidas.

5. Programação das entregas

As rotas otimizadas são programadas e atribuídas aos veículos e motoristas, levando em conta disponibilidade de recursos, prioridades de entrega e janelas de tempo dos clientes.

6. Monitoramento em tempo real

Durante a execução das entregas, as rotas são monitoradas em tempo real para acompanhar o progresso, fazer ajustes conforme necessário e lidar com imprevistos, como congestionamentos ou atrasos.

Avaliação e melhoria contínua

Após a conclusão das entregas, são avaliados os resultados alcançados em termos de eficiência, custos e satisfação do cliente quanto ao frete, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria e refinamento do processo.

Tipos de roteirização logística

O planejamento logístico inclui dois tipos de roteirização em logística. Veja qual deles é mais assertivo para o seu negócio.

Roteirização estática

A roteirização estática é o planejamento de rotas que não podem ser alteradas, devem ser seguidas exatamente como foi desenhada.

É uma das mais utilizadas, pois a empresa tem mais controle do percurso, incluindo paradas, quilometragem, horários, quantidade de entregas e outros.

O motorista não pode fazer desvios e a empresa tem maior controle sobre as rotas planejadas. Mesmo se surgirem imprevistos, esses devem ser resolvidos, mas a rota não é alterada.

Roteirização dinâmica

A roteirização dinâmica é mais comum em empresas que possuem monitoramento via satélite da frota de veículos.

Esse tipo de roteirização não tem um planejamento rígido, pois as rotas podem ser alteradas de forma dinâmica conforme imprevistos identificados no percurso, como chuvas fortes, deslizamentos, acidentes de trânsito, engarrafamentos, obras na via, rodízio de veículos e outros.

Os detalhes da rota são monitorados em tempo real e comparados com informações do GPS para realizar a melhor escolha de vias que tornem a entrega mais rápida.

Para esse resultado, pode ser necessário alterar a rota, o que importa é a melhoria do processo e a satisfação do cliente.

Benefícios da roteirização logística

O planejamento logístico de rotas permite fazer entregas mais rápidas, com segurança e redução de custos de transportes e, assim, tornar o negócio mais lucrativo. Confira os principais benefícios de uma boa gestão logística.

Economia de combustível

Com uma roteirização de veículos, é possível economizar tempo na busca por endereços, o que reflete em menor consumo de combustível.

Tendo a rota definida, pode-se separar a frota por regiões mais próximas e mais distantes, o que otimiza as entregas e os gastos.

Agilidade nas entregas

As entregas ficam muito mais rápidas ao incluir em uma mesma rota vários endereços próximos, com uma logística integrada. Sem a roteirização, o que costuma acontecer é que locais próximos estejam com veículos diferentes em datas distintas, atrasando entregas.

Quando o motorista já sabe a sua rota diária, ele cumpre o roteiro mais rápido e não desperdiça tempo pensando em como executar seu trabalho.

Supera a expectativa do cliente

O cliente fica mais satisfeito quando seu produto chega dentro do prazo combinado e com a qualidade de entrega esperada. Não tem nada mais frustrante do que uma demora de entrega ou receber produto com defeito por transporte inadequado.

Ao aumentar a satisfação do cliente, a empresa conquista sua fidelidade e gera propaganda gratuita da qualidade do seu atendimento.

Melhoria da produtividade

A alocação eficiente de recursos aumenta a produtividade da equipe de entrega, reduzindo o tempo ocioso dos motoristas e veículos.

Adaptação a mudanças

A capacidade de ajustar as rotas em tempo real permite lidar com imprevistos, como congestionamentos ou mudanças de última hora nos pedidos dos clientes.

Evita contratempos

Na roteirização, é possível prever estradas interditadas, alterações de tráfego nas vias, mudanças climáticas que podem atrasar a entrega e muitos outros contratempos.

É possível evitar surpresas que atrapalhem a eficiência das entregas aos clientes.

Permite segurança do motorista e carga

Mais segurança para o motorista e a carga são resultados da roteirização logística. Isso ocorre com o planejamento da melhor rota para evitar lugares perigosos, zonas de violência, buracos e desmoronamentos.

Dessa forma, o motorista fica mais seguro contra acidentes ou roubos de cargas.

Planejamento estratégico

A análise de dados e métricas de desempenho ajuda na identificação de padrões e oportunidades de melhoria, facilitando o planejamento estratégico a longo prazo.

Principais métodos de roteirização logística

Uma gestão eficiente de entregas de produtos inclui adotar métodos de roteirização logística mais adequada à empresa e às mercadorias que serão entregues. Conheça 3 métodos a seguir:

  • Método das economias: tem como objetivo a redução de despesas sem comprometimento da qualidade das entregas, diminuindo a quilometragem  percorrida em cada rota e também a quantidade de veículos utilizados. As rotas desse método são realizadas como se o veículo fizesse uma ou duas entregas e já retornasse para o depósito;
  • Método da varredura: otimiza a rota fazendo a maior quantidade de entregas no menor tempo possível, considerando particularidades da rota, como horário de entrega, fragilidade da mercadoria transportada, mudança climática e outros;
  • Método do caixeiro viajante: método inspirado nos antigos profissionais que percorriam grandes distâncias para vender seus produtos, aplicado na roteirização refere-se a misturar rotas em uma mesma viagem para atender o maior número de localidades com mais eficiência. A rota inicia no depósito e o veículo tem como ponto final também o depósito.

Banner conheça o sistema - gestão online

Como fazer uma boa roteirização logística na sua empresa?

Agora, é hora de saber como roteirizar entregas da sua empresa com eficiência. A logística 4.0 pode ajudar usando tecnologia por meio de biometria, automação e outras ferramentas para maior segurança, integridade e otimização das rotas. Veja as dicas abaixo:

1. Conheça o percurso

Analise todo o percurso da rota, incluindo sinalização de trânsito, trechos em obra, pedágios, duração da rota e outros.

É importante conhecer todo o trajeto de entrega para fazer cálculo do tempo e até refazer a rota, se for identificada que será inviável.

2. Identificar as condições e possíveis contratempos

Avalie as condições climáticas, estado das vias incluídas na rota, manutenção da frota de veículos, quantidade de motoristas e desempenho de cada um. Pensar em cada detalhe da rota evita muitos problemas e a ajuda a montar um plano de enfrentamento a possíveis contratempos.

Veja também as condições de armazenamento de cada carga, algumas são mais frágeis e precisam de mais cuidados. Isso evita que o produto chegue danificado ao cliente.

3. Analise todos os gastos

Faça um levantamento de todos os gastos que envolvem a roteirização de transporte logística.

Se o intuito é reduzir custos e ter mais qualidade de entrega, é importante conhecer todas as despesas para calcular a rota mais rápida e eficiente.

4. Organize as demandas

Liste todas as demandas de entregas do período, que pode ser mensal, trimestral ou na periodicidade que melhor atender a realidade da sua empresa.

A partir dessa listagem é mais fácil dividir as demandas de cada rota por proximidade e otimização do percurso de cada veículo.

5. Defina o melhor percurso

Escolha o melhor percurso de cada veículo, isso inclui características de cada rota, capacidade de cada motorista, tamanho do veículo e demais especificidades de cada produto.

O melhor percurso é aquele que seja seguro, com a entrega mais rápida, com menor custo e que não gere danos à integridade da mercadoria transportada.

Ainda com dúvidas? Consulte aqui!

Confira as principais dúvidas sobre roteirização logística:

Como otimizar a rota de entrega?

Para otimizar a rota de entrega, utilize tecnologias de roteirização que considerem variáveis como distância, tráfego e restrições de carga. Um ERP eficaz com soluções de acompanhamento dos produtos em estoque também facilita.

Como garantir uma roteirização logística sem erros?

Garantir uma roteirização logística precisa requer atualização constante de dados, uso de algoritmos avançados e revisão regular dos processos.

O que não fazer em uma roteirização logística?

Evite negligenciar as condições das estradas e o tráfego, e não ignore as preferências dos clientes, como horários de entrega específicos, para garantir uma roteirização logística eficaz.

Facilite sua gestão de estoque com um sistema de roteirização logística automatizado

Como vimos, uma roteirização logística eficiente é fundamental para garantir a entrega oportuna, econômica e precisa de produtos. Ao adotar práticas inteligentes, como o uso de tecnologias avançadas e a consideração das necessidades dos clientes, sua empresa pode maximizar a eficiência de suas operações logísticas, proporcionando uma vantagem competitiva significativa no mercado.

Para evitar erros de gestão de logística, como falta de estoque e problemas na entrega, adote um software para otimizar a roteirização dos veículos. Esse sistema deve ser integrado com os dados de outros setores da sua empresa e reunir informações essenciais para tomada de decisões estratégicas. Além disso, deve se integrar aos sistemas de roteirização logística.

Conheça o sistema Omie e suas funcionalidades, como ferramentas de gestão de cadastro de clientes e endereços (CRM), emissão de CT-e, integração com a área de finanças e contabilidade e muitos outros. Experimente ter a Omie no cotidiano da sua empresa e tenha uma roteirização logística de excelência. Vamos juntos!

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Tipos de estoque: Homem colocando caixa em prateleira
Em dúvidas sobre como organizar o estoque da sua empresa? Conheça os tipos de estoque e entenda como escolher a
tecnologia nas vendas de indústrias e distribuidoras
A combinação de soluções tecnológicas de sistema de gestão e forças de vendas vão transformar sua empresa e maximizar seus
frete CIF
Entenda o que é frete CIF, como funciona e se ele é realmente indicado para o seu negócio.