Um dos grandes desafios do empreendedor é montar a rota de entregas de seus produtos com o menor custo possível. Uma das soluções para isso é ter uma estratégia de roteirização logística, de modo a realizar as entregas de forma rápida e trazer mais satisfação aos clientes.
O tempo de entrega de produtos é uma das principais queixas dos clientes de e-commerce, segundo o site Reclame Aqui. Em 2022, foram 192 mil reclamações sobre frete, atraso na entrega e recebimento de produtos com defeitos provocados pelo transporte.
Acompanhe os próximos tópicos e entenda melhor como essa técnica de logística traz mais lucratividade e redução de custos operacionais.
O que é roteirização logística?
A roteirização logística é o planejamento estratégico das rotas de entrega de matérias-primas, produtos e mercadorias em geral para os clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas.
Com essa programação logística, a produtividade da equipe de colaboradores aumenta, pois as rotas são definidas de forma personalizada, de acordo com a capacidade de cada um.
Na roteirização, são analisadas as condições de estradas, trânsito e semáforos, tempo de deslocamento e todos os custos envolvidos: combustível, manutenção dos veículos, pedágios e outros. Reflete, inclusive, na melhoria do processo produtivo para ter uma entrega mais rápida e de qualidade.
5 Benefícios da roteirização logística
O planejamento logístico de rotas permite fazer entregas mais rápidas, com segurança e redução de custos de transportes e, assim, tornar o negócio mais lucrativo. Confira os 5 principais benefícios de uma boa gestão logística.
1. Economia de combustível
Com uma roteirização de veículos, é possível economizar tempo na busca por endereços, o que reflete em menor consumo de combustível. Tendo a rota definida, pode-se separar a frota por regiões mais próximas e mais distantes, o que otimiza as entregas e os gastos.
2. Agilidade nas entregas
As entregas ficam muito mais rápidas ao incluir em uma mesma rota vários endereços próximos, com uma logística integrada. Sem a roteirização, o que costuma acontecer é que locais próximos estejam com veículos diferentes em datas distintas, atrasando entregas.
Quando o motorista já sabe a sua rota diária, ele cumpre o roteiro mais rápido e não desperdiça tempo pensando em como executar seu trabalho.
3. Supera a expectativa do cliente
O cliente fica mais satisfeito quando seu produto chega dentro do prazo combinado e com a qualidade de entrega esperada. Não tem nada mais frustrante do que uma demora de entrega ou receber produto com defeito por transporte inadequado.
Ao aumentar a satisfação do cliente, a empresa conquista sua fidelidade e gera propaganda gratuita da qualidade do seu atendimento.
4. Evita contratempos
Na roteirização, é possível prever estradas interditadas, alterações de tráfego nas vias, mudanças climáticas que podem atrasar a entrega e muitos outros contratempos. É possível evitar surpresas que atrapalhem a eficiência das entregas aos clientes.
5. Permite segurança do motorista e carga
Mais segurança para o motorista e a carga são resultados da roteirização logística. Isso ocorre com o planejamento da melhor rota para evitar lugares perigosos, zonas de violência, buracos e desmoronamentos. Assim, o motorista fica mais seguro contra acidentes ou roubos de cargas.
Tipos de roteirização
O planejamento logístico inclui dois tipos de roteirização. Veja qual deles é mais assertivo para o seu negócio.
Roteirização estática
A roteirização estática é o planejamento de rotas que não podem ser alteradas, devem ser seguidas exatamente como foi desenhada. É uma das mais utilizadas, pois a empresa tem mais controle do percurso, incluindo paradas, quilometragem, horários, quantidade de entregas e outros.
O motorista não pode fazer desvios e a empresa tem maior controle sobre as rotas planejadas. Mesmo se surgirem imprevistos, esses devem ser resolvidos, mas a rota não é alterada.
Roteirização dinâmica
A roteirização dinâmica é mais comum em empresas que possuem monitoramento via satélite da frota de veículos. Esse tipo de roteirização não tem um planejamento rígido, pois as rotas podem ser alteradas de forma dinâmica conforme imprevistos identificados no percurso, como chuvas fortes, deslizamentos, acidentes de trânsito, engarrafamentos, obras na via, rodízio de veículos e outros.
Os detalhes da rota são monitorados em tempo real e comparados com informações do GPS para realizar a melhor escolha de vias que tornem a entrega mais rápida. Para esse resultado, pode ser necessário alterar a rota, o que importa é a melhoria do processo e a satisfação do cliente.
Como roteirizar entregas com eficiência?
Com tantos benefícios, é hora de saber como roteirizar entregas da sua empresa com eficiência. A logística 4.0 pode ajudar usando tecnologia por meio de biometria, automação e outras ferramentas para maior segurança, integridade e otimização das rotas. Veja as dicas abaixo:
1. Conheça o percurso
Analise todo o percurso da rota, incluindo sinalização de trânsito, trechos em obra, pedágios, duração da rota e outros.
É importante conhecer todo o trajeto de entrega para fazer cálculo do tempo e até refazer a rota, se for identificada que será inviável.
2. Identificar as condições e possíveis contratempos
Avalie as condições climáticas, estado das vias incluídas na rota, manutenção da frota de veículos, quantidade de motoristas e desempenho de cada um. Pensar em cada detalhe da rota evita muitos problemas e a ajuda a montar um plano de enfrentamento a possíveis contratempos.
Veja também as condições de armazenamento de cada carga, algumas são mais frágeis e precisam de mais cuidados. Isso evita que o produto chegue danificado ao cliente.
3. Analise todos os gastos
Faça um levantamento de todos os gastos que envolvem a roteirização de transporte logística. Se o intuito é reduzir custos e ter mais qualidade de entrega, é importante conhecer todas as despesas para calcular a rota mais rápida e eficiente.
4. Organize as demandas
Liste todas as demandas de entregas do período, que pode ser mensal, trimestral ou na periodicidade que melhor atender a realidade da sua empresa. A partir dessa listagem é mais fácil dividir as demandas de cada rota por proximidade e otimização do percurso de cada veículo.
5. Defina o melhor percurso
Escolha o melhor percurso de cada veículo, isso inclui características de cada rota, capacidade de cada motorista, tamanho do veículo e demais especificidades de cada produto.
O melhor percurso é aquele que seja seguro, com a entrega mais rápida, com menor custo e que não gere danos à integridade da mercadoria transportada.
Os principais métodos para otimizar roteirização logísticos
Uma gestão eficiente de entregas de produtos inclui adotar métodos de roteirização logística mais adequada à empresa e às mercadorias que serão entregues. Conheça 3 métodos abaixo:
Método das economias
O método das economias, como o próprio nome diz, tem como objetivo a redução de despesas sem comprometimento da qualidade das entregas. A técnica aplicada resulta em diminuir a quilometragem percorrida em cada rota e também a quantidade de veículos utilizados.
As rotas desse método são realizadas como se o veículo fizesse uma ou duas entregas e já retornasse para o depósito. São feitos cálculos de todas as possibilidades de trajetos para a escolha do percurso mais econômico.
Método da varredura
O método de varredura visa otimizar a rota fazendo a maior quantidade de entregas no menor tempo possível. Nesse método são consideradas particularidades da rota, como horário de entrega, fragilidade da mercadoria transportada, mudança climática e outros. O nome varredura é explicado pelo trabalho da equipe de logística em reunir produtos com características semelhantes de entrega na mesma rota.
Método do caixeiro viajante
Esse método é inspirado nos antigos profissionais caixeiros viajantes que percorriam grandes distâncias para vender seus produtos. Esse conceito de caixeiro viajante aplicado na roteirização refere-se a misturar rotas em uma mesma viagem para atender o maior número de localidades com mais eficiência. A rota inicia no depósito e o veículo tem como ponto final também o depósito.
Tenha um sistema de roteirização logística automatizado
Para evitar erros de gestão de logística, como falta de estoque e problemas na entrega, adote um software para otimizar a roteirização dos veículos. Esse sistema deve ser integrado com os dados de outros setores da sua empresa e reunir informações essenciais para tomada de decisões estratégicas.
Conheça o sistema para transportadoras da Omie, que inclui várias ferramentas de gestão como gestão de cadastro de clientes e endereços (CRM), emissão de CT-e, integração com a área de finanças e contabilidade e muitos outros. Experimente ter a Omie no cotidiano da sua empresa e tenha uma roteirização logística de excelência.