Descubra o que é self checkout, como funciona e por que ter um

Conheça mais sobre o Self Checkout: a solução tecnológica que pode otimizar o atendimento do seu negócio e melhorar seus resultados.
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O modo dos consumidores se relacionarem com empresas e marcas mudou muito, inclusive no varejo. Um exemplo disso é a expansão da tecnologia self checkout em muitos estabelecimentos.

A implementação do sistema de self checkout pode ser uma escolha inteligente para melhorar a experiência do cliente. Outros ganhos diretos são o aumento da eficiência operacional e a redução dos custos de sua empresa.

Está em dúvida se esse recurso serve para a sua empresa? Aqui, você vai poder tirar essa dúvida e saber mais sobre tudo que envolve essa solução empresarial. Boa leitura!

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O que é self checkout?

O self checkout é um sistema de autoatendimento – ou sistema PDV – no qual o próprio cliente realiza o processo de pagamento das suas compras, sem a necessidade de um atendente de caixa. É a automatização do atendimento por completo.

O sistema de caixa self checkout surgiu em 1990, com a necessidade da digitalização e transformação digital das empresas. Desde então, a ideia foi ganhando espaço e se tornando cada vez mais comum em lojas e restaurantes. Algumas marcas famosas que adotaram o sistema são: Walmart, Carrefour e McDonald’s.

Como funciona o self checkout 

De forma simples, o self checkout em supermercado, por exemplo, funciona seguindo um processo bastante prático. 

  • Primeiro, o cliente pega os produtos que deseja comprar e os coloca na área designada na máquina. Então, ele usa um scanner de código de barras para escanear o código de barras de cada item. Isso adiciona os produtos à sua lista de compras na tela.
  • O sistema verifica se cada item passado pelo leitor está correto e se corresponde ao preço listado. Se houver um problema, como um item sem código de barras, o cliente pode usar o teclado para digitar o número do item ou chamar um atendente para ajudar na frente de caixa.
  • Depois de escanear todos os produtos, a máquina mostra uma lista deles na tela. O cliente pode verificar se está tudo certo e se nada foi esquecido.
  • Depois de escanear todos os itens, o cliente pode pagar pelas compras com base nos meios de pagamento disponibilizados, geralmente um cartão de crédito, débito ou pix. O sistema verifica o pagamento e, em seguida, imprime um recibo.
  • Assim que o pagamento é concluído, o cliente pode pegar suas compras e sair da loja sem a necessidade de passar por um caixa tradicional. O processo é rápido e eficiente!

Em especial, as novas gerações – naturalmente mais tecnológicas e com hábitos de consumo alinhados a essa evolução – apreciam essa solução. Assim, o self checkout em lojas é uma tendência crescente em diversos segmentos.

Quais as vantagens de ter self checkout

Ao compreender o que é o self checkout, fica claro entender as vantagens que ele oferece aos negócios. Vamos listá-las a seguir:

Redução do tempo de espera

Uma das principais vantagens do self checkout é a diminuição do tempo de espera nas filas de caixa. Isso pode ser especialmente útil em horários de pico ou épocas de maior movimento, como as compras de fim de ano. Isso pode melhorar a experiência e aumentar a satisfação do cliente.

Maior autonomia do cliente

Ao permitir que os clientes realizem o processo de pagamento sozinhos, o self checkout oferece mais autonomia e controle sobre a experiência de compra. Isso pode ser particularmente valioso para clientes que preferem fazer suas compras sem a ajuda de atendentes ou para aqueles que estejam com pressa.

Redução de custos

O self checkout pode ser um grande aliado da gestão financeira, ajudando a reduzir os custos operacionais dos estabelecimentos. Esse cenário se torna possível já que requer menos funcionários para gerenciar a frente de caixa.

Maior eficiência

Esse recurso pode ser mais eficiente do que os caixas tradicionais. Isso porque ele permite que mais clientes sejam atendidos em menos tempo. 

Diminuição de erros

Ao automatizar o processo de compra e pagamento, o self checkout pode ajudar a reduzir erros de preços e outras diferenças que surgem no caixa. Assim, é possível melhorar a precisão do sistema e a satisfação do cliente com um self checkout transparente.

Otimização do layout do negócio

Como os caixas do self checkout são geralmente menores e requerem menos espaço, eles podem ser mais facilmente instalados em áreas de tráfego intenso.

Quais as desvantagens do self checkout

Apesar de oferecer muitos ganhos aos negócios, caso não seja bem planejada, a inserção do self checkout em um mercado, por exemplo, pode trazer alguns desafios para os empreendedores.

Erros na leitura de código de barras

Em alguns casos, o sistema pode ter dificuldade em ler o código de barras dos produtos, o que pode atrasar o processo de compra e levar a uma má experiência do cliente.

Dificuldade para lidar com alguns itens

Se um produto não tiver um código de barras determinado, pode ser difícil para os clientes encontrarem o item no sistema. Isso pode ser particularmente problemático para produtos a granel, como frutas e legumes, pesados por quilo. 

Problemas de segurança

Como o self checkout permite que os clientes escaneiem e paguem por seus próprios itens, pode haver mais oportunidades para fraudes. Alguns clientes podem tentar escanear itens mais baratos ou até mesmo não escanear alguns produtos, por exemplo. 

Suporte técnico

Essa é uma tecnologia relativamente nova e, às vezes, pode ser difícil para os clientes usarem o sistema. Isso pode levar a longas filas e exigir mais suporte técnico para ajudar os clientes a passarem pelo processo de compra. 

Menor personalização e humanização da experiência

Alguns clientes podem preferir interagir com um caixa humano para fazer suas compras. Além disso, o self checkout pode parecer menos pessoal e pode não fornecer a mesma experiência que um atendente oferece no momento da compra.

Esse último ponto tem uma relevância especial quando pensamos nas gerações X e Baby Boomer. 

Como fazer a implementação self checkout na sua empresa?

Implementar um sistema de self checkout pode ser uma maneira eficaz de melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência em seu negócio. Para garantir que o sistema seja uma solução inovadora, trouxemos algumas dicas: confira!

  • Escolha o sistema de autoatendimento com atenção: existem muitas opções de self checkout disponíveis no mercado, portanto, opte por aquela que melhor se adapta às necessidades de seu negócio.
  • Considere a localização: procure colocar o caixa de self checkout em uma área que seja conveniente para os clientes, onde haja espaço suficiente para que eles possam escanear e empacotar seus produtos confortavelmente.
  • Treine sua equipe: é essencial garantir que sua equipe esteja bem treinada para ajudar os clientes que possam ter problemas com o self checkout. Garante que eles estejam preparados para lidar com situações de segurança e prevenção de perdas, por exemplo.
  • Faça um teste antes de implementar: uma ótima dica é realizar um teste do sistema antes de implementá-lo para garantir que tudo esteja funcionando corretamente e que seu time esteja familiarizado com o self checkout.
  • Informe seus clientes: lembre-se de informar e garantir que seus clientes estejam cientes da implementação, ofereça suporte para que eles saibam como usá-lo e disponibilize ajuda se necessário.
  • Ofereça opções de pagamento: deixe à disposição várias opções de pagamento, como cartões de crédito, débito, dinheiro e pagamentos móveis. Mas, lembre-se de pensar no fluxo de caixa, para evitar problemas. 
  • Acompanhe o self checkout: não deixe de monitorar regularmente o sistema para garantir que ele esteja funcionando e para que você possa corrigir qualquer problema que surja de forma imediata. 

Otimize os processos do seu estabelecimento

O self checkout pode ser uma excelente forma de otimizar os processos de compra no seu estabelecimento. Afinal, ele oferece a praticidade e autonomia que os clientes buscam. 

Lembre-se de manter os produtos organizados e bem dispostos nas prateleiras para facilitar a localização pelos clientes. Isso economiza tempo e evita confusões.

Certifique-se de que sua equipe está bem treinada para fornecer um serviço eficiente e amigável aos clientes. Isso inclui conhecimento sobre os produtos, habilidades de atendimento ao cliente e procedimentos operacionais.

Analise os processos da sua loja para identificar áreas de melhoria. Isso pode incluir o fluxo de clientes, tempos de espera, eficiência operacional e feedback dos clientes. Com base nessa análise, faça ajustes conforme necessário para otimizar ainda mais os processos.

Além dessas soluções, investir em outras tecnologias é um dos meios mais eficientes de otimizar processos internos e externos nos negócios. Com frequência, novos sistemas para os mais diversos fins surgem para auxiliar o dia a dia das empresas e tornar as decisões mais assertivas.

Um exemplo é o sistema de gestão: ele permite a integração de informações e dados para que você tenha uma visão estratégica do negócio em tempo real. Esse cenário dá muito mais liberdade para que você crie planejamentos que contribuam para o sucesso da empresa.

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