O termo self checkout vem se destacando no mercado. Mesmo que ainda não tão comum, provavelmente você já frequentou algum estabelecimento que oferece essa possibilidade. A implementação do sistema de self checkout pode ser uma escolha inteligente para melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência operacional e reduzir os custos de sua empresa.
Isso porque este sistema oferece aos clientes a oportunidade de fazer compras de forma rápida e fácil, sem precisar esperar em longas filas. Para entender mais sobre ele e como ele pode beneficiar a sua empresa, continue a leitura!
O que é self checkout?
O self checkout nada mais é do que um sistema de autoatendimento no qual o próprio cliente realiza o processo de pagamento das suas compras, sem a necessidade de um atendente de caixa.
Ele funciona mediante leitores de código de barras, câmeras e balanças que identificam os produtos e seus preços, permitindo que o cliente faça o pagamento por meio de cartão de crédito, débito, dinheiro e pix.
O sistema de caixa self checkout surgiu ainda em 1990, com a necessidade da digitalização e transformação digital das empresas. Na época, o engenheiro americano David R. Humble, que trabalhava na empresa de tecnologia de automação de varejo, desenvolveu o conceito de um sistema self checkout para supermercado, visando reduzir o tempo de espera nas filas e otimizar o trabalho dos funcionários.
De lá para cá, a ideia foi ganhando espaço e se tornando cada vez mais comum em lojas e restaurantes. Algumas marcas famosas que adotaram o sistema são: Walmart, Carrefour e McDonald’s.
Além disso, o sistema de self checkouts também é amplamente utilizado em aeroportos e estações de trem para a compra de bilhetes e check-in de voos, por exemplo. O sucesso por trás dessa solução é principalmente porque ele é visto como uma alternativa conveniente e eficiente para os clientes, que podem realizar suas compras com mais rapidez e autonomia!
Vantagens e desvantagens do self checkout
Embora ofereça muitas vantagens, o self checkout também apresenta alguns desafios e desvantagens que precisam ser considerados na hora de decidir se vale a pena ou implementá-lo em seu negócio.
Para facilitar essa decisão listamos quais são as vantagens e desvantagens relacionadas a esse sistema. Confira mais detalhes abaixo.
Vantagens self checkout
Entre as vantagens que um self checkout pode oferecer para sua loja estão:
- Redução do tempo de espera: uma das principais vantagens do self checkout é a diminuição do tempo de espera nas filas de caixa, o que pode ser especialmente útil em horários de pico ou épocas de maior movimento, como as compras de fim de ano. Isso pode melhorar a experiência e aumentar a satisfação do cliente.
- Maior autonomia do cliente: ao permitir que os clientes realizem o processo de pagamento sozinhos, o self checkout oferece mais autonomia e controle sobre a experiência de compra. Isso pode ser particularmente valioso para clientes que preferem fazer suas compras sem a ajuda de atendentes ou para aqueles que estejam com pressa.
- Redução de custos: o self checkout pode ser um grande aliado da gestão financeira, ajudando a reduzir os custos operacionais dos estabelecimentos, já que requer menos funcionários para gerenciar a frente de caixa.
- Maior eficiência: o self checkout pode ser mais eficiente do que os caixas tradicionais. Isso porque ele acaba permitindo que mais clientes sejam atendidos em menos tempo.
- Diminuição de erros: ao automatizar o processo de compra e pagamento, o self checkout pode ajudar a reduzir erros de preços e outras diferenças que surgem no caixa, melhorando a precisão do sistema e a satisfação do cliente.
- Melhor utilização do espaço: como os caixas do self checkout são geralmente menores e requerem menos espaço do que os tradicionais, eles podem ser mais facilmente instalados em áreas de tráfego intenso, otimizando o uso do espaço do varejo.
Desvantagens self checkout
Entre as principais vantagens de implementar o self checkout estão:
- Erros na leitura de código de barras: em alguns casos, o sistema pode ter dificuldade em ler o código de barras dos produtos, o que pode atrasar o processo de compra e levar a uma má experiência do cliente.
- Dificuldade para lidar com itens a granel: se um produto não tiver um código de barras determinado, pode ser difícil para os clientes encontrarem o item no sistema. Isso pode ser particularmente problemático para produtos a granel, como frutas e legumes, pesados por quilo.
- Problemas de segurança: como o self checkout permite que os clientes escaneiem e paguem por seus próprios itens, pode haver mais oportunidades para fraudes. Alguns clientes podem tentar escanear itens mais baratos ou até mesmo não escanear alguns produtos, por exemplo.
- Necessidade de suporte técnico: o sistema de self checkout é uma tecnologia relativamente nova e, às vezes, pode ser difícil para os clientes usarem o sistema. Isso pode levar a longas filas e exigir mais suporte técnico para ajudar os clientes a passarem pelo processo de compra.
- Experiência menos pessoal: alguns clientes podem preferir interagir com um caixa humano para fazer suas compras. Além disso, o self checkout pode parecer menos pessoal e pode não fornecer a mesma experiência que um atendente oferece no momento da compra.
Como funciona o self checkout
Na prática, o funcionamento do self checkout é bem simples. O processo começa com o cliente selecionando a opção de autoatendimento no estabelecimento. Em seguida, o cliente é direcionado para um terminal de autoatendimento equipado com um scanner de código de barras e uma tela sensível ao toque.
Ao começar a fazer compras, o cliente escaneia cada item que deseja comprar, colocando-o na área de empacotamento. O sistema verifica se cada item passado pelo leitor está correto e se corresponde ao preço listado. Se houver um problema, como um item sem código de barras, o cliente pode usar o teclado para digitar o número do item ou chamar um atendente para ajudar na frente de caixa.
Depois de escanear todos os itens, o seu cliente pode pagar pelas compras com base nos meios de pagamento disponibilizados, geralmente um cartão de crédito ou débito. O sistema verifica o pagamento e, em seguida, imprime um recibo.
Assim que o pagamento é concluído, o cliente pode pegar suas compras e sair da loja sem a necessidade de passar por um caixa tradicional. O processo é rápido e eficiente e muitos clientes apreciam a conveniência de poder fazer suas compras sem ter que interagir com um caixa humano.
Dicas para implementar o self checkout
Implementar um sistema de self checkout pode ser uma maneira eficaz de melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência em seu negócio. E para garantir que o sistema seja uma solução inovadora e não um problema para o seu negócio, trouxemos algumas dicas para te ajudar. Confira:
- Escolha o sistema de autoatendimento certo: existem muitos sistemas de self checkout disponíveis no mercado, portanto, escolha aquele que melhor se adapta às necessidades de seu negócio.
- Considere a localização do sistema: procure colocar o caixa de self checkout em uma área que seja conveniente para os clientes, onde haja espaço suficiente para que eles possam escanear e empacotar seus produtos confortavelmente.
- Treine sua equipe: é essencial garantir que sua equipe esteja bem treinada para ajudar os clientes que possam ter problemas com o self checkout. Garante que eles estejam preparados para lidar com situações de segurança e prevenção de perdas, por exemplo.
- Faça um teste antes de implementar: uma ótima dica é realizar um teste do sistema antes de implementá-lo de fato para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.
- Informe seus clientes: lembre-se de informar e garantir que seus clientes estejam cientes da implementação, ofereça suporte para que eles saibam como usá-lo e disponibilize ajuda se necessário.
- Ofereça opções de pagamento: ofereça várias opções de pagamento, como cartões de crédito, débito, dinheiro e pagamentos móveis. Mas, lembre-se de pensar no fluxo de caixa, para evitar problemas.
- Acompanhe o sistema de self checkout: não deixe de monitorar regularmente o sistema de autoatendimento para garantir que ele esteja funcionando corretamente e para que você possa corrigir qualquer problema que surja de forma imediata.
Otimize os processos do seu estabelecimento
O self checkout pode ser uma excelente forma de otimizar os processos de compra no seu estabelecimento. Afinal, ele oferece a praticidade e autonomia que os clientes buscam, sem fazer com que eles tenham uma má experiência.
Alinhado a isso, vale a pena investir também em um sistema PDV para supermercado, por exemplo, garantindo ainda mais facilidade na gestão do seu negócio. Isso porque esta ferramenta automatiza os processos, tornando-os mais seguros e eficientes, conquistando mais tempo para investir em estratégias que ajudem seu negócio a crescer! Conte com as soluções Omie.