Um bom profissional é composto de diversas habilidades, tanto técnicas quanto comportamentais. Saber quais são as soft skills e hard skills mais importantes é fundamental para a contratação de talentos e desenvolvimento dos seus colaboradores.
Mas, afinal, você sabe qual é a diferença entre esses termos e por que eles são tão importantes para o crescimento do seu negócio? Nesse artigo vamos abordar os principais pontos para você reconhecer uma hard skill e uma soft skill, além de mostrar como complementar essas habilidades no seu time.
Qual a diferença entre soft skills e hard skills?
Para entender a diferença entre os termos, primeiro precisamos compreender seus conceitos – e é isso o que veremos agora, em detalhes.
As soft skills são habilidades comportamentais, ou seja, aquelas que não podem ser facilmente comprovadas com diplomas e certificações, mas são vistas no convívio diário por aqueles que cercam um profissional.
Já as hard skills são as competências técnicas, relacionadas à área de atuação do colaborador, e que são fundamentais para a realização das suas atividades. Essas habilidades são treinadas com mais facilidade, mas nem por isso deixam de ser importantes.
Para entendermos melhor, imagine um profissional da área de contabilidade, com certificações sobre o assunto. Todos os relatórios e processos que ele desenvolve são excelentes e os clientes não encontram erros em seus projetos.
Porém, esse contador não consegue trabalhar bem em equipe e não é flexível, ou seja, faz as coisas sempre da mesma forma, mesmo que não seja o melhor processo ou não seja o que o cliente procura.
Esse é um claro exemplo de uma pessoa com excelentes hard skills, mas com soft skills deficitárias.
Afinal, o que são soft skills?
As soft skills são competências comportamentais, relacionadas ao social e à forma como o colaborador lida com as emoções e as situações ao seu redor. Elas podem ser adquiridas ao longo da vida, com experiências e o desenvolvimento pessoal, mas nem sempre são identificadas com facilidade.
Por isso, em um processo seletivo, é importante procurar conhecer o profissional, analisando além do seu currículo e experiências de trabalho passadas. Uma forma interessante de se fazer isso é perguntar o que ele faria em determinada situação e avaliar a resposta dada.
Alguns exemplos de soft skills são:
- Empatia;
- Senso de liderança;
- Flexibilidade;
- Motivação;
- Comunicação objetiva;
- Persuasão;
- Negociação;
- Capacidade de resolver problemas;
- Resiliência.
A identificação e o desenvolvimento das soft skills ajudam no convívio entre os profissionais, potencializando seu conhecimento técnico em sua área de atuação. Quem nunca conheceu uma pessoa muito competente no que fazia, mas que tinha sérios problemas de relacionamento com os demais?
O que são hard skills?
Por outro lado, as hard skills são as habilidades técnicas, diretamente relacionadas ao cargo que o profissional exercerá na empresa. Essas competências podem ser visualizadas nas atividades exercidas, além de serem comprovadas com testes práticos, diplomas e certificações.
A depender da profissão, as hard skills podem ser muito específicas e procuradas pelos empreendedores, que também podem oferecer treinamentos, workshops e cursos para seus colaboradores se desenvolverem.
As hard skills são apresentadas em currículo e são muito importantes para a execução de algumas profissões. Isso não significa, obrigatoriamente, uma educação formal, mas é preciso conseguir atestar as habilidades para trabalhar em determinadas atividades.
Alguns exemplos de hard skills são:
- Conhecimento em planilhas;
- Fluência em idiomas;
- Escrita criativa;
- Certificação em Marketing Digital;
- Capacidade de operar e analisar bancos de dados;
- Habilidades em informática;
- Graduações, pós-graduações, mestrados e doutorados.
Essas habilidades podem ser desenvolvidas de várias maneiras e é interessante quando a empresa incentiva o crescimento e aprimoramento dos colaboradores, pois também se beneficia com isso.
Como as hard skills e soft skills são complementares?
Embora sejam diferentes, as hard skills e soft skills ajudam a formar um profissional completo, independente da sua área de atuação. Como consequência, a empresa também tem vantagens, pois seus colaboradores passam a atuar de maneira mais integrada, apresentando resultados mais consistentes e alinhados com as metas dos negócios.
É muito importante buscar profissionais capacitados, que possuam conhecimentos em diversas áreas e que possam desenvolver qualquer atividade, mas os resultados serão potencializados com as soft skills corretas.
Por exemplo, se uma empresa está em expansão e decide contratar um gerente financeiro, é preciso listar quais as hard skills que esse profissional deve apresentar. Após um tempo de integração na companhia, se esse gestor não tiver senso de liderança e uma comunicação clara, poderá ter problemas para lidar com seu time, apresentar respostas à diretoria e resolver questões que surgirem no cotidiano.
Da mesma forma, não é muito produtivo ter um colaborador que se dá bem com todo mundo na empresa, mas que não consegue desempenhar suas atividades por falta de conhecimentos técnicos.
Por isso, é muito importante que os gestores busquem desenvolver nos colaboradores as competências técnicas necessárias, com treinamentos, cursos e incentivo à educação. Mas também foquem no desenvolvimento das habilidades comportamentais, para que o clima da empresa seja agradável e favoreça o aparecimento de novas ideias.
Quando os funcionários estão em um ambiente em que as soft skills são valorizadas e estimuladas, sentem-se mais seguros para desempenhar suas funções, dedicam-se mais às atividades e contribuem para o crescimento da empresa, com boas ideias e projetos.
Por que soft skills e hard skills são essenciais para desenvolver negócios
Nenhuma empresa consegue crescer sem o apoio de colaboradores e parceiros. Essas pessoas envolvidas nos negócios precisam de habilidades que ajudem na sua expansão. Por exemplo, uma companhia de tecnologia precisa de profissionais capacitados para desenvolver os sistemas que são comercializados. Uma loja precisa de bons vendedores para alavancar os negócios e assim por diante.
Cada empresa possui uma necessidade diferente com relação às hard skills, dependendo do seu ramo de atuação e dos setores que possui. Com o tempo, essa demanda vai se alterando, porque acompanha o crescimento dos negócios.
Garantir que os profissionais que trabalham na empresa possuem as melhores qualificações técnicas traz mais segurança para a realização das atividades, sabendo que os colaboradores são competentes para exercerem suas funções.
Todas as organizações precisam de soft skills, pois elas ajudam a colocar em prática todo o conhecimento técnico. Um vendedor pode entender de várias metodologias, mas será muito mais eficiente se souber negociar e ter empatia com o cliente.
As soft skills tornam a empresa um bom lugar para se trabalhar, o que reflete na maneira como os consumidores são atendidos e, por fim, nos resultados financeiros.
Aprimore seus negócios com a tecnologia
É muito importante que você, empreendedor, busque desenvolver as hard e soft skills em você e no seu time. Procure listar quais habilidades são mais importantes para seu negócio e foque em fomentá-las. Conheça sobre ferramentas e técnicas de controle empresarial 100% online para se aperfeiçoar.
A tecnologia é uma ótima parceira nesse processo, pois otimiza o tempo dos colaboradores, além de automatizar tarefas, permitindo que novas habilidades sejam aprendidas. O sistema ERP da Omie é ideal para aprimorar a gestão do seu negócio, apoiando processos e análises mais eficientes.