A pesquisa de mercado é uma prática essencial para compreender o comportamento do público-alvo, o posicionamento da marca, dores e anseios, identificando oportunidades interessantes para o negócio.
Além de tudo, a ferramenta também é um ponto de partida indispensável para o planejamento de novas estratégias. Entenda a seguir a função da pesquisa de mercado, sua importância e os tipos mais comuns dessa ferramenta.
Qual é a função da pesquisa de mercado?
As pesquisas de mercado funcionam como um guia para os empreendedores, permitindo ter informações reais para traçar as estratégias do negócio. São instrumentos que coletam dados concretos, dando um suporte na tomada de decisão do gestor.
Os dados obtidos pela pesquisa de mercado podem envolver informações a respeito do comportamento do público-alvo, como os hábitos de consumo, a percepção da marca e as expectativas do mercado, auxiliando, assim, no planejamento de marketing.
A pesquisa de mercado pode ser:
- quantitativa – pesquisa que mede os dados numéricos, geralmente realizada com questionários padrão que envolvem perguntas de múltipla escolha;
- qualitativa – pesquisa que não é baseada em números e sim com pesquisas abertas para entender interesses, preferências e comportamento do consumidor, utilizando entrevistas, testes de produtos, degustação de alimentos e bebidas, entre outros.
Qual a importância da pesquisa de mercado?
Esse tipo de análise é indispensável para a compreensão das diversas nuances do mercado e para a redução da margem de erro no momento de tomada das decisões.
Ajuda, portanto, no planejamento do negócio, aumentando as probabilidades de sucesso das estratégias que serão adotadas pela empresa. Além disso, a pesquisa de mercado permite:
- explorar diferentes nichos de mercado;
- conhecer o público-alvo e a concorrência;
- compreender a viabilidade de novas estratégias ou empreendimentos;
- construir planejamentos mais estratégicos.
Quais os tipos de pesquisa de mercado?
Existem vários tipos de pesquisa de mercado e ferramentas disponíveis para fazer o levantamento de dados conforme o propósito a ser alcançado. Acompanhe.
Pesquisa para compreender a realidade do mercado
Pesquisa que envolve um questionário a ser respondido pelos clientes para compreender melhor o comportamento do mercado e diagnosticar possíveis alterações no comportamento de consumo.
Pode ser realizada quando há uma alteração significativa no volume de vendas, em algum produto ou serviço específico, ou quando há a necessidade de otimizar os preços, por exemplo.
Entretanto, para garantir o sucesso da análise, é importante ter um planejamento para a implementação da pesquisa e saber analisar corretamente os dados obtidos.
Pesquisa de branding
Busca identificar como é a percepção do público a respeito da marca e como ela se destaca em relação aos concorrentes. É uma forma de analisar como está sendo percebida a identidade da empresa, assim como os seus valores sociais e cultura organizacional.
Para entender o que é branding, é importante ter em mente que essa é uma ferramenta interessante para as estratégias de marketing, pois visa melhorar o posicionamento de marca.
Sendo assim, o método possibilita identificar diversos aspectos positivos e negativos relacionados ao negócio.
Hábitos de consumo
Esse tipo de pesquisa é realizado com o objetivo principal de entender o comportamento do público-alvo, ou seja, os reais consumidores da empresa. Assim, é possível conhecer os hábitos de consumo, bem como possíveis necessidades ocultas.
Essa ferramenta é essencial na elaboração de estratégias de vendas e marketing, já que possibilita um planejamento bem alinhado com a realidade do cliente.
O levantamento pode contar com dados de consumidores ativos ou que já tenham optado pelo seu serviço/produto. Para isso, integre a equipe de marketing e vendas e analise as demandas dos clientes reais.
Pesquisa da concorrência
O benchmarking, ou análise da concorrência, é uma estratégia eficaz para identificar a trajetória de uma concorrente considerada ideal, juntamente com as medidas tomadas, seus erros e acertos.
As informações necessárias para a pesquisa da concorrência podem ser obtidas de diversas formas, como a coleta de dados públicos ou com o questionário direto com as pessoas envolvidas na organização.
Entretanto, é importante ter em mente que algumas entidades podem ter uma política rígida em relação à divulgação de tais dados.
Pesquisa de satisfação dos clientes
É uma análise detalhada do feedback dos clientes, a fim de medir o nível de satisfação com o produto ou serviço oferecido. Aqui, o foco é analisar o grau da possibilidade do cliente tornar-se um consumidor fiel e como foi a sua experiência de compra.
Além disso, a pesquisa de satisfação dos clientes é importante para identificar falhas ao decorrer da jornada de compra e priorizar a melhoria de pontos fracos. Assim, é uma pesquisa que também auxilia a monitorar constantemente a reputação e a credibilidade da marca.
Como escolher o tipo de pesquisa mais adequado?
Para escolher o melhor tipo de pesquisa de mercado para sua empresa, é importante entender o qual é o problema que a empresa quer analisar, que pode ser, por exemplo:
- interesse e preferências dos clientes;
- queda nas vendas;
- percepção de um produto ou serviço;
- viabilidade de explorar uma fatia de mercado.
O próximo passo, após ter em mente o que será analisado, é definir o objetivo e metas que se pretende alcançar e ainda definir a amostra, ou seja, quem vai fornecer as informações da sua pesquisa, determinando, assim, o perfil do público.
Depois, você pode definir o melhor método de pesquisa, como:
- entrevistas;
- questionários;
- análise de dados da concorrência.
Ideias de perguntas para pesquisa de mercado
Se você quer fazer uma pesquisa de mercado para sua empresa, confira ideias de perguntas para o questionário ou entrevista:
- Qual sua marca preferida do produto X?
- Quais aspectos influenciaram sua compra?
- Você recomendaria a nossa empresa/produto/serviço para um amigo ou familiar?
- Como você avalia a qualidade no nosso atendimento?
- Você já comprou na Black Friday?
- Quais redes sociais você usa mais?
Exemplos de pesquisas de mercado bem-sucedidas
Grandes marcas se valem da pesquisa de mercado para lançar ou modificar um produto e para entender as preferências do público. Logo, é uma estratégia que contribui para a gestão por resultados da organização.
Um exemplo é a Coca-Cola, que, por meio de pesquisa, descobriu que os consumidores queriam uma bebida com baixa caloria e sem açúcar, o que resultou no lançamento da Coca-Cola Zero Açúcar em 2017.
O McDonald ‘s também utilizou pesquisa de mercado em 2014 para entender o motivo das quedas nas vendas e identificou que uma das queixas dos consumidores era em relação ao atendimento.
Assim, a rede focou no treinamento e melhor remuneração das equipes e melhorou seus resultados.
Pesquisas de mercado auxiliam na tomada de decisão
O momento de tomar decisões importantes pode ser crítico para muitas empresas, pois significa a sobrevivência do próprio negócio. Sendo assim, ter em mãos dados reais sobre o comportamento dos clientes, o volume de vendas e outros fatores é crucial.
Uma das formas de conseguir esses dados é por meio da realização de pesquisa de mercado, ferramenta indispensável para a elaboração de ações de marketing que vão trazer bons resultados para o seu negócio.
Para entender o perfil dos seus clientes, um ponto importante é contar com um sistema de gestão completo. Conheça os diferenciais do sistema ERP Omie para empreendedores, que conta com diferentes módulos, inclusive o CRM!