7 benefícios da contabilidade para ME

Conheça a importância da contabilidade para ME e colha os benefícios da organização fiscal para sua empresa. E mais: veja passo a passo como realizá-la.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A organização fiscal é uma estratégia que pode beneficiar diferentes tipos de negócios, principalmente aqueles de pequeno e médio porte. A contabilidade para ME é necessária e imprescindível, seja para aumentar lucros, otimizar recursos ou para se manter em dia com as obrigações legais.

Em um empreendimento, o setor de contabilidade tem muito a oferecer. Mais do que números, esse serviço pode facilitar sua rotina fiscal e oferecer insights profundos sobre quais decisões tomar.

Contar com um profissional contábil possibilita manter sua documentação e guias de impostos em dia e é um investimento inteligente, a curto e médio prazo. A importância desse serviço passa despercebido em muitos casos e, para solucionar esse problema, leia o artigo a seguir.

Nele, é apresentada a importância da contabilidade para microempresas e como se beneficiar dessa prática fundamental para se destacar em seu nicho de mercado; além disso, você verá algumas dicas que ajudam a implementar a contabilidade para ME no seu dia a dia. Boa leitura!

Bannner para conhecer o sistema

A importância da contabilidade para ME

Uma microempresa, ou seja, uma ME, basicamente, é todo negócio em que se consiste uma pessoa jurídica que possua CNPJ cujo faturamento anual bruto não ultrapasse os R$ 360 mil. Além disso, o empreendimento deve se enquadrar em um dos seguintes regimes tributários: Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional.

Apesar de serem consideradas um pequeno negócio, as microempresas só têm a ganhar com a implementação da contabilidade, ainda mais se precisarem passar por alguma auditoria futura, obrigatória para, por exemplo, a obtenção de algum certificado nacional como o do INMETRO.

Dependendo do seu nicho e estrutura, é uma forma de alcançar mais consumidores, demonstrando confiança e transparência, além de responsabilidade fiscal.

Assim, a contabilidade para ME é importante para uma gestão ética e eficaz, permitindo conferir o potencial de lucro através da conferência das despesas e receitas.

Contudo, a contabilidade para ME e EPP vai muito além da previsibilidade de lucro. Contratar um contador trará fluidez para seu negócio, possibilitando uma visão maior sobre as decisões que precisam ser tomadas, assim como possíveis despesas desnecessárias no momento.

Por isso, todas as empresas, exceto as MEIs, precisam de um profissional contábil para representá-la junto ao governo. Isso porque o contador é quem precisará assinar o balanço, os arquivos enviados de forma digital como o SPED e a DIRF, entre muitos outros, além dos livros contábeis.

Segundo a Lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179, “o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”.

Assim, a gestão de contabilidade para microempresas tem como objetivo principal colocar em dia sua documentação, deixando sua empresa com os impostos organizados e sem atrasos. Dessa forma, a legislação trabalhista, previdenciária e fiscal são cumpridas.

Mas, quando alguns empresários pensam que podem dispensar um contador profissional e ajustar a documentação sozinhos, percebem que isso não é possível. Então, a microempresa negligencia a contabilidade e sofre certas punições, pois é vista como irregular aos olhos do fisco.

Alguns problemas podem ocorrer, como:

  • Pagamento indevido de impostos: O microempresário acaba realizando o pagamento indevidamente dos tributos, pois pode estar enquadrado incorretamente em sua classificação de atividade econômica, gerando um valor a pagar ainda maior que o correto;
  • Acúmulo de dívidas: Isso pode ocorrer ao esquecer prazos das taxas a serem pagas ou dos impostos, entrando em débito com os órgãos públicos;
  • Complicações fiscais: Possivelmente enfrentará complicações com o Fisco, pois estes órgãos governamentais fiscalizam se a empresa mantém em dia: contrato social, emissão de notas fiscais, as guias de pagamento, balanços e livros contábeis.

Os 7 benefícios da contabilidade para ME

Contabilidade para ME é o tipo de contabilidade que agiliza todo o setor fiscal da sua empresa, enviando relatórios analíticos que permitem uma visão geral para saber se há riscos previstos.

Por conta de seu tamanho e tipo de atuação, essa visibilidade é ainda mais essencial e estratégica. Isso porque, ao obter um controle contábil, há o aumento do controle financeiro seguro, o que gera mais chances de sucesso.

Por isso, a seguir, veja 7 benefícios que comprovam o papel da contabilidade no seu negócio!

1. Manter a empresa dentro da lei

Um contador ou uma empresa de contabilidade auxilia a empresa a se manter dentro da lei, ou seja, pagando seus tributos em dia, sem multas por atraso, emitindo suas notas corretamente, sem erros e omissões que, muitas vezes, ocorrem por falta de informação do empreendedor que as preenche.

2. Ajudar na escolha do melhor regime tributário

Um contador é o profissional ideal para ajudar na escolha de enquadramento da empresa, já que existem o Simples Nacional, Lucro Real ou Presumido. Assim é feito o planejamento tributário com eficiência e assertividade.

3. Proporcionar mais controle das contas a pagar e a receber

Vantagem que sinaliza o quanto a organização financeira é imprescindível para o crescimento do seu negócio. Garantir que seus débitos sejam pagos em dia facilita o seu crédito perante fornecedores e engrandece sua imagem aos clientes.

Ademais, com contas a receber sob uma gestão eficaz, o número de inadimplentes diminui, já que é possível o acompanhamento real.

4. Auxiliar na tomada de decisão

Um bom contador poderá analisar as informações do seu empreendimento. Especialmente para as MEs, saber que passo pode dar evita estratégias erradas que possam comprometer a gestão financeira do seu negócio.

5. Fornecer informações e relatórios sobre o seu negócio

Uma contabilidade oferece relatórios relevantes, com informações que darão o direcionamento sobre que decisão tomar diante de uma crise, ou para alavancar as vendas,  por exemplo.

6. Reduzir custos extras

A contabilidade ajuda na redução de custos e despesas extras, controlando vendas e pagamentos e ajudando na precificação. Uma grande vantagem é que um contador enxerga para seu negócio o valor que precisa ser economizado e aplicado na realização de melhorias e investimentos.

7. Colaborar com o crescimento empresarial

Finalmente, este benefício é a junção dos anteriores, já que com todos os demais pontos importantes alinhados é possível alcançar um crescimento e destaque no nicho de atuação. Uma contabilidade organizada garante, também, uma gestão financeira eficiente.

Como fazer a contabilidade de uma ME?

Realizar a contabilidade de uma microempresa de forma correta e sem complexidade é possível com algumas dicas que podem ser colocadas em prática facilmente. Confira a seguir:

  • Coloque em dia as despesas e receitas: organize seus documentos fiscais e demais negociações. É fundamental o registro correto dos recibos, extratos, notas, balancetes, contas a pagar e a receber, e todos os demais correlativos;
  • Planeje um calendário/tabela: evite atrasar o pagamento de tributos e impostos;
  • Utilize um bom software de gestão contábil: mantenha as informações atualizadas e seguras. Além disso, através de um sistema, se consegue relatórios com dados em tempo real;
  • Escolha do profissional adequado: defina com cautela o profissional ou a empresa de contabilidade que irá gerir suas contas. Essa parceria, quando bem escolhida, só trará benefícios e produtividade.

O sistema Omie ERP e a contabilidade para microempresas

Contar com um sistema online facilita e otimiza sua rotina. O sistema Omie ERP é uma solução tecnológica que auxilia microempresas a fazer contabilidade de forma descomplicada e sem burocracias.

Com o sistema Omie ERP, a sua microempresa dará um salto em gestão contábil e empresarial na nuvem, de forma econômica e de fácil implementação. Tudo disponível online, de qualquer lugar.

Ademais, ao utilizar um ERP Omie, todas as áreas de serviços ficarão interligadas, sendo possível o acesso permitido pelo responsável. Conheça, a seguir, alguns benefícios do sistema Omie ERP:

  • 100% online;
  • Suporte total;
  • Implementação fácil para usar assim que ativar;
  • Total segurança dos dados;
  • Integridade das informações;
  • Criação e restrição de usuários ilimitada.

Banner CTA

Cresça com a Omie

A contabilidade é uma área essencial para gerir seus ganhos, despesas e planejar investimentos. Alinhar uma boa saúde financeira a serviços de qualidade garante uma atuação de sucesso no mercado.

Neste conteúdo, você aprendeu como a contabilidade é ainda mais importante quando se trata de pequenas e médias empresas. Foram apresentados diversos benefícios e como a tecnologia tem atuado como um fator decisivo para otimização e integralização de processos.

Reduza prejuízos e aumente seu lucro, crescendo e conquistando mais áreas de atuação. Para isso, conte com bons profissionais de contabilidade e mantenha-se sempre atualizado. No Blog da Omie você encontra diversos artigos sobre este e muitos outros temas sobre o mundo do empreendedorismo.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
EFD-Reinf
EFD-Reinf: confira o que é, quais são as mudanças para 2024 e como ficar dentro da conformidade.
a importância de gestão de custos
Confira o que é gestão de custos, como diferenciar custos fixos e variáveis e como melhorar lucratividade e a eficiência
tabela icms
O ICMS é um tributo fundamental e pode afetar o seu negócio. Confira a tabela 2024 atualizada com os valores