Os benefícios da contabilidade 2.0 em um negócio

Já ouviu falar na contabilidade 2.0? Esse é um jeito inovador de administrar um dos setores mais importantes de uma empresa. Venha conferir

11/Set/2020
Contabilidade

Não é novidade que as empresas têm se adaptado às novas tecnologias, seja para agradar ao consumidor ou para aproveitar as comodidades dessas inovações. Não alheio a essas mudanças, a contabilidade, um setor muito importante das companhias, recebeu uma nova definição: contabilidade 2.0.


A emissão de notas fiscais, a declaração de Imposto de Renda e até o balanço patrimonial são algumas das atividades que hoje são realizadas de maneira totalmente digital, seguindo essa nova definição do setor contábil. 


Como exemplo, nos últimos anos, os livros contábeis têm sido substituídos por suas versões digitais: EFD (Escrituração Fiscal Digital) e ECD (Escrituração Contábil Digital). Quer saber mais sobre a contabilidade 2.0? Leia o conteúdo a seguir e confira as características desse profissional.


A evolução da contabilidade até a versão 2.0

Ao comparar a contabilidade antiga e atual é possível notar certas diferenças entre elas, desde as etapas de processamento até o tempo e precisão com que eles são realizados.


Graças a introdução de novas tecnologias, o setor de contabilidade já não é mais uma área em que o profissional só deve conhecer o básico dos cálculos tributários. A tecnologia, portanto, transformou o modo como são feitas as análises e auditorias, aumentou a precisão de relatórios e os resultados são 100% dimensionáveis, diminuindo as chances de erros.


A contabilidade na atualidade — versão 2.0 — exige do profissional conhecimentos que agreguem valor à empresa para a qual presta serviços, como por exemplo, estar familiarizado com as necessidades e oportunidades de um segmento específico de mercado.


Essa mudança, além de aprimorar as técnicas existentes, também ajuda a desenvolver os processos empresariais, ou seja, o contador 2.0 passa a agregar valor a empresa, como um administrador de processos. 


Sendo assim, quando o setor está alinhado a esse pensamento, ele consegue ter um agente influenciador dentro da empresa, que ajuda a desenvolver mudanças e crescimento no mercado.


Características do contador 2.0

O contador moderno é um profissional que tem como responsabilidade atualizar as práticas de controle financeiro, além de manter um relacionamento on time com os clientes por meio de sistemas de gestão, com o objetivo de simplificar as tarefas.


Entre as principais características desse profissional da contabilidade 2.0 está a proatividade nos processos, a organização, o dinamismo e o pensamento estratégico para criar um alinhamento de mindset que possibilite o crescimento do negócio.


Quais os benefícios da transformação digital?

Com a introdução da transformação digital na contabilidade surgiram diversas ferramentas e sistemas que tem como objetivo otimizar os processos contábeis, como a emissão da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) por softwares, por exemplo.


Processos que antes demoravam dias para serem averiguados, hoje, com a contabilidade 2.0, são realizados com precisão e agilidade. Para conhecer mais vantagens dessa versão, leia os tópicos abaixo.


Redução dos custos

Já parou para pensar nos custos que o armazenamento e a impressão de documentos geram para um negócio? Pois então, a digitalização é uma das funcionalidades da contabilidade 2.0, que proporciona a redução de gastos em uma empresa. 


Além disso, um empreendimento digital também impacta no modo como as empresas podem se comunicar com os fornecedores, auxiliando em negociações mais vantajosas para o seu crescimento.


Ampliação da escalabilidade

A escalabilidade — potencial de crescimento de uma empresa — é um fator que todos os empresários querem ter em alta no seu empreendimento. Apesar de não ser uma característica fácil de ser adquirida, com a contabilidade 2.0 fica mais simples.


Isso por que, a contabilidade oferece a integração de sistemas, que auxilia na troca de informações, declarações, contratos e certificados com os fornecedores e sócios, gerando uma comunicação transparente e em tempo real. Dessa forma, fica mais claro onde, como e quando agir para aumentar o potencial de crescimento da empresa.


Otimização dos processos

Uma das grandes vantagens da contabilidade 2.0 é a automação das práticas contábeis, proporcionando resultados mais confiáveis. Por conta dessa agilidade no processamento, o contador consegue ter uma análise completa da situação do negócio, auxiliando em tomadas de decisões mais assertivas.


Recursos contábeis como o fluxo de caixa e o balanço patrimonial se tornam mais precisos. Sendo assim, a otimização dos processos geram diversos benefícios para empresa, entre eles podemos citar:


  • Evitar o pagamento de multas;
  • Manutenção da legalização da empresa,
  • Adiamento da incidência de multas.


Conte com uma integração contábil

A contabilidade 2.0 é mais um passo para atrelar a inovação aos processos tradicionais. Por isso, para dar continuidade a essa transformação, fale com um consultor Omie e veja como você pode integrar as informações fiscais e financeiras dos seus clientes.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas