Como ser um Contador 2.0

Se a concorrência só aumenta e tanta gente diz que a profissão vai acabar, como hackear este cenário para se tornar um Contador 2.0

06/03/2019
Contabilidade
https://go.vooozer.com/embed/aac00d23

Se formos falar do cenário da contabilidade brasileira, teríamos que ressaltar dois pontos muito falados: a concorrência só aumenta, a cada dia um novo escritório disputa os empresários que precisam encontrar um contador, até porque a lei ainda os obriga, e infelizmente teríamos que destacar também a quantidade gigantesca de artigos e analistas que dizem que a profissão vai morrer, pois seria substituída por tecnologias que fariam o mesmo serviço.

A primeira conclusão que podemos tirar destes destaques é que a visão geral que está existindo da contabilidade como mercado e como profissão é extremamente simplista. Dizer isso não ignora o fato de que a concorrência é e sempre foi ferrenha, nem o fato de que a tecnologia mudou drasticamente a profissão, assim como fez com virtualmente todas as profissões.

Este mesmo cenário, visto como péssimo por uma maioria, pode ser visto como uma grande oportunidade por aqueles que tentarem enxergar um pouco além da superfície. Muitos dos contadores que hoje sofrem com uma concorrência cruel, acabam não enxergando a oportunidade que está em sua frente, de oferecer outros serviços para seus clientes, utilizando um know how que eles já têm.

Saber aproveitar esta situação é entender o advento da Contabilidade Digital como uma oportunidade, e não uma ameaça. É estar pronto para ser um Contador 2.0.

A tecnologia não vem roubar funções humanas, apenas retirar das pessoas funções que podem ser automatizadas, liberando suas cabeças para focar em atividades que realmente precisam de uma alta expertise e conhecimentos profundos. O contador que enxerga isso está já no caminho certo para se tornar um contador consultor, ou Contador 2.0.

Os relacionamentos que ele já mantém e o conhecimento profundo das leis do fisco brasileiro, que são extremamente complexas e altamente mutáveis, permitem que este contador se torne o melhor consultor que qualquer empresário possa querer. Mas para isso os empreendedores precisam saber e acreditar que o contador deseja ter este papel.

Muitas vezes o que falta é apenas o primeiro passo, que faz com o que contador comece o processo de adaptar os serviços que oferece a seus clientes, para incluir este novo e vasto universo da consultoria fiscal e financeira. E para estar mais preparado ainda para encarar esta nova realidade da sua profissão, os contadores podem fazer um reskilling que os prepara para esta nova realidade digital.

Com esta visão, podemos enxergar que o mercado vive firme e forte, mesmo com todas estas mudanças. Não há motivos para acreditar no fim da profissão do contador, desde que ele saiba se adaptar às novas realidades, colhendo também os enormes frutos que virão com elas.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas