Entenda o que é Sociedade Limitada LTDA

Pensando em abrir ou fazer parte de uma Sociedade Limitada? Confira nesse artigo tudo o que precisa saber antes de tomar a decisão de começar a empreender.

14/Set/2020
Empreendedorismo

Para abrir uma empresa, além de conhecer as obrigações fiscais de cada tipo de empreendimento, é importante entender qual o melhor enquadramento jurídico para o seu tipo de negócio. Entre as opções, está a Sociedade Limitada.


Também conhecida pela sigla LTDA, a Sociedade de Responsabilidade Limitada é uma modalidade de empresa que permite o enquadramento em vários sistemas tributários, incluindo o Simples Nacional.


Sem um valor mínimo de capital social para começar a empreender, esse tipo de empresa tem conquistado o mercado empresarial brasileiro. Para entender o que é Sociedade Limitada e quais as vantagens dessa modalidade, acompanhe o conteúdo abaixo.


Características de uma Sociedade Limitada

O primeiro requisito para que uma empresa seja uma Sociedade Limitada é que os sócios escolham esse tipo jurídico logo na abertura do empreendimento, na Junta Comercial.


Até 2019, as LTDAs precisavam ter dois ou mais sócios para começar a operar. No entanto, no mesmo ano, a Medida Provisória nº881 trouxe algumas alterações. Por exemplo, a exclusão desse pré-requisito através da Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, prevendo que uma Sociedade Limitada pode iniciar a operação com apenas um único sócio.


Além desses pontos citados, a Sociedade Limitada tem características previstas pela legislação brasileira. Veja abaixo:


  • Cada associado tem responsabilidades limitadas que restringem a integralização do capital, embora todos possam responder pelo capital social da empresa;
  • Recomenda-se a existência de um conselho fiscal para administrar as ações da empresa e intermediar a comunicação do quadro societário;
  • Com o objetivo de garantir a estabilidade e o funcionamento da empresa, é proibido retirar e distribuir lucros em situações em que há prejuízo,
  • Caso não haja o pagamento de um valor acordado ou que gere prejuízos ao negócio, o sócio pode ser destituído da função.

  

Como funciona a Sociedade Limitada LTDA?

A Sociedade Limitada, ao contrário de outros tipos de empresas, não limita o número de sócios que podem integrar o quadro de acionistas. Além disso, essa modalidade empresarial ainda resguarda o patrimônio pessoal de cada sócio.


A constituição de uma LTDA, em geral, possui um prazo de dez dias, sendo que ela deve ser regularizada com um contrato social. Sem valor mínimo ou máximo, o capital social da empresa deve ser dividido em quotas, com flexibilidade da divisão dos dividendos.


A responsabilidade dos sócios na Sociedade Limitada vai desde a administração até as decisões de quando e onde investir o capital. O ideal é que essas decisões sejam tomadas com base em dados, como relatórios de fluxo de caixa, resumo e planejamento financeiro, etc.


Por isso, é importante pensar na aquisição de um software de gestão que consolide essas informações e facilite a tomada de decisão.


Por não ser obrigatório que um administrador de empresas assine pelo empreendimento, entre os deveres dos acionistas está escolher, entre eles, uma pessoa para ser o responsável legal.

 

Qual o custo de abrir um negócio LTDA?

Para entender como abrir uma Sociedade Limitada, é importante também conhecer seus custos. Embora seja um valor variável, já que depende das quantias cobradas pelo município no qual a empresa está sediada, em geral, a abertura fica em torno de R$ 1.200.


Vantagens da Sociedade Limitada

A Sociedade Limitada é um dos exemplos de modalidades de empresa mais presentes no mercado brasileiro. Confira os tópicos abaixo e conheça as vantagens desse tipo de empresa:


  • É um empreendimento de capital fechado, então as ações não são negociadas na Bolsa de Valores (B3);
  • Possui a remuneração compatível com o investimento;
  • Pode usufruir de autonomia dentro da companhia;
  • Possibilita a exclusão de membros;
  • Tem um quadro societário em que atuam em conjunto,
  • Por não poder receber os lucros em eventuais prejuízos, esse impedimento gera estabilidade ao negócio.


Pontos de atenção

Como você viu, existem diversos benefícios que fazem com que o empresário brasileiro comece a fazer parte de uma LTDA. Porém, existem alguns elementos que precisam de atenção, como o fato de não poder emitir valores mobiliários, ou seja, debêntures.


Assim, como qualquer tipo de negócio, a Sociedade Limitada possui seus pontos fortes e fracos. Algumas desvantagens desse tipo de empresa são:


  • Responsabilidade individual sobre o capital total da empresa;
  • Falta de um capital mínimo,
  • Ausência da obrigatoriedade do conselho fiscal.


Conte com um sistema de gestão

Além de entender como funciona uma Sociedade Limitada, também é necessário investir no seu negócio para  desenvolver e automatizar os seus processos internos. Então, que tal conhecer o sistema de gestão número um do Brasil? Fale com um de nossos especialistas  e descubra todos os benefícios que o Omie pode trazer para o seu dia a dia empresarial.



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas