Sistema integrado de gestão: saiba o que é e seus benefício

Ter um sistema integrado de gestão em sua empresa pode te ajudar a otimizar seus processos. Quer saber como? Confira o artigo!

29/Set/2021
Empreendedorismo

O sistema integrado de gestão é a solução mais viável para quem procura automatizar os seus processos financeiros, gerenciais e comerciais. Isso porque, seu principal foco é integrar as mais diferentes fases de uma operação, desde o planejamento de um produto, desenvolvimento, fabricação, vendas e até mesmo o marketing.


Além disso, o sistema de gestão ajuda com que a empresa faça o gerenciamento de sua operação de forma automatizada, com processos produtivos financeiros e gerenciais mais organizados. Sendo assim, um diferencial para os empreendimentos que querem inovação. 

Com o sistema integrado de gestão você não precisa mais contar com as planilhas e tem uma visão muito mais ampla e detalhada de todos os setores da empresa, com muito mais eficiência e rapidez. Um Software ERP que tem todos os setores ligados e faz com que as informações conversem entre si, o que facilita não só a análise, mas o controle de cada etapa e cada área.

O que é um sistema de gestão integrado?

O ERP é um sistema integrado de gestão em que todos os dados das áreas do negócio estão a poucos cliques. Todos os módulos de cadastro, estoque, compras, financeiro e vendas, além dos relatórios gerenciais em um único lugar.


Se você possui uma loja, virtual ou física, e realiza a venda de produtos, com o sistema integrado de gestão você consegue ter os itens que foram previamente cadastrados descontados automaticamente do estoque assim que a venda é contabilizada. Outro exemplo disso é a geração de boleto que no sistema acontece de forma fácil e sem nenhuma burocracia.

Vantagens de usar um sistema integrado

Além da integração, que já citamos, existem outras vantagens de usar o software de gestão, e vamos te apresentar em detalhes todos os pontos para que você possa fazer a sua instalação ou migração, se já possui um sistema em sua empresa. Confira:

Organização e automatização dos processos

Em empresas pequenas e que não contam com várias pessoas na equipe, as atividades manuais acabam sendo mais demoradas para serem realizadas, e com o sistema integrado de gestão, essas ações passam a ser automatizadas, e dispensado o uso de planilhas. 


Sem a necessidade de atualização manual do estoque, as informações ficam muito mais organizadas e cada departamento tem mais controle do que entra e sai da empresa e a visualização se torna mais fácil em qualquer hora do dia. 

Otimização do tempo

Como já diz o ditado, “tempo é dinheiro” e isso não é diferente quando falamos em tarefas realizadas no dia a dia. E com o ERP, uma das principais vantagens é poder acompanhar todo o fluxo de caixa e gerar relatórios financeiros com dados muito mais organizados. Além disso, ter um controle de contas a pagar é muito melhor por saber todas as movimentações financeiras detalhadamente. 


Outros benefícios para lojas são a escolha do:


  • Tamanho da etiqueta do produto;
  • Tamanho da fonte na embalagem;
  • Descrição do item e o valor da mercadoria;
  • Exibição do código de barras;
  • Recursos que facilitam a transferência de estoque entre lojas e a emissão de notas fiscais eletrônicas.


E para quem procura melhorias nos processos internos, a comunicação interna e o atendimento ao cliente também são impactados pelo sistema integrado de gestão, e isso acontece porque ao ser feito o processamento dessas informações, o envio se torna muito mais rápido e consequentemente menos burocrático e com um número menor de reclamações. 

Estabilidade financeira 

Quando falamos em organização, não podemos esquecer das finanças, e quando se trata dessa área, um sistema ERP abrange várias ramificações, e são elas: 


  • controle de contas a pagar e a receber;
  • acompanhamento do Fluxo de Caixa;
  • conciliação bancária;
  • emissão de boletos e carnês;
  • relatórios gerenciais completos, que incluem até mesmo comissões.

Segurança das informações

Por último, mas uma das coisas mais importantes de uma empresa, é a segurança. Com esse sistema, é possível ter a garantia de segurança das informações, e isso acontece porque todos os dados são armazenados diretamente na nuvem. Além de facilitar o trabalho da contabilidade, gera relatórios que auxiliam no planejamento estratégico.

Como escolher o ERP ideal para sua empresa?

Mas, agora que você já sabe qual a importância de um sistema integrado de gestão, vale entender como escolher o ideal para a sua empresa e como funciona a implementação de um ERP, certo?


Para a escolha, leve em consideração alguns fatores, afinal, esse é um sistema extremamente importante para a sua empresa, que pode te ajudar a aumentar não só o número de clientes, mas auxiliar na expansão do seu negócio.


Garanta que ele tenha atualizações frequentes, principalmente sendo totalmente online, a evolução deve ser constante e verificada. Visto que, esse tipo de procedimento evita com que se tenham erros e falhas na segurança e faz com que a sua empresa esteja em boas mãos.


O ERP deve dar todo o suporte ao seu processo de negócios, evitando assim, que sejam feitos processos importantes para o sucesso de sua organização fora da plataforma. E esse é o caso do sistema Omie, um ERP totalmente integrado, 100% na nuvem e totalmente intuitivo.


E o melhor, com ele você consegue ter um gerenciamento simples, completo e em qualquer lugar do mundo. Além do acesso para emissão de notas fiscais, CRM e gestão de oportunidades, integração com o contador, compras, estoque e produção e a melhor gestão financeira para a sua empresa alavancar. 


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas