Sistema integrado de gestão: saiba o que é, e quais seus benefícios

Ter um sistema integrado de gestão em sua empresa pode te ajudar a otimizar os processos. Quer saber como? Confira o artigo!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Com o sistema integrado de gestão não será mais preciso contar com inúmeras planilhas e você passa a ter uma visão muito mais ampla e detalhada de todos os setores da empresa, com muito mais eficiência e rapidez.

Um Software ERP tem todos os setores ligados e faz com que as informações conversem entre si, o que facilita não só a análise, mas o controle de cada etapa e de cada área.

Quer saber de qual maneira esse sistema pode ajudar a aumentar as vendas, facilitar processos internos e alavancar o crescimento de uma empresa? No artigo a seguir te contamos tudo!

Banner CTA

O que é um sistema de gestão integrado?

Organização e automatização dos processos

Em empresas pequenas e que não possuem várias pessoas na equipe, as atividades manuais acabam sendo realizadas mais frequentemente. Com o sistema integrado de gestão, essas ações passam a ser automatizadas, dispensando o uso de planilhas e atualizações mecânicas. O sistema integrado de gestão é a solução mais viável para quem procura automatizar os seus processos financeiros, gerenciais e comerciais. Isso porque seu principal foco é integrar as mais diferentes fases de uma operação, desde o planejamento de um produto, desenvolvimento, fabricação, vendas e até mesmo marketing.

O ERP é um sistema integrado de gestão em que todos os dados das áreas do negócio estão a poucos cliques. Todos os módulos de cadastro, estoque, compras, financeiro e vendas, além dos relatórios gerenciais, reunidos em um único lugar.

Além disso, o sistema de gestão ajuda a empresa a realizar o gerenciamento de sua operação de forma automatizada, com processos produtivos financeiros e gerenciais mais organizados. Sendo assim, é um diferencial para os empreendimentos que querem inovação.

Vamos ver um exemplo prático: se você possui uma loja, virtual ou física, e realizar a venda de produtos com o sistema integrado de gestão, é possível ter os itens que foram cadastrados descontados automaticamente do estoque, assim que a operação foi contabilizada. Outro exemplo disso é a geração de boleto, que no sistema acontece de forma fácil e sem nenhuma burocracia.

Vantagens de usar um sistema integrado

Além da integração, que já citamos, existem outras vantagens de usar o software de gestão. Apresentaremos em detalhes todos os benefícios adquiridos ao fazer a instalação ou migração, caso já possua um sistema em sua empresa, para um Software ERP. Confira:

Sem a necessidade de atualização manual do estoque, as informações ficam muito mais organizadas e cada departamento tem maior controle do que entra e sai da empresa. Além disso, a visualização se torna mais fácil em qualquer hora do dia.

Otimização do tempo

Como já diz o ditado: “tempo é dinheiro”. E não é diferente quando falamos em tarefas realizadas no dia a dia. Com o ERP, uma das principais vantagens é poder acompanhar todo o fluxo de caixa e gerar relatórios financeiros com dados muito mais organizados.

Além disso, ter um controle de contas a pagar te permite saber sobre todas as movimentações financeiras detalhadamente. Outros benefícios para lojas são as escolhas de:

  • Tamanho da etiqueta do produto;
  • Tamanho da fonte na embalagem;
  • Descrição do item e o valor da mercadoria;
  • Exibição do código de barras;
  • Recursos que facilitam a transferência de estoque entre lojas e a emissão de notas fiscais eletrônicas.

E para quem procura melhorias nos processos internos, a comunicação interna e o atendimento ao cliente também são impactados pelo sistema integrado de gestão. Isso acontece, pois, ao processar as informações, o envio se torna mais rápido e, consequentemente, menos burocrático, gerando um menor número de reclamações.

Estabilidade financeira

Quando falamos em organização, não podemos esquecer das finanças e, se tratando dessa área, um sistema ERP abrange várias ramificações. São elas:

  • Controle de contas a pagar e a receber;
  • Acompanhamento do fluxo de caixa;
  • Conciliação bancária;
  • Emissão de boletos e carnês;
  • Relatórios gerenciais completos, que incluem até mesmo comissões.

Segurança das informações

Por último, mas talvez um dos itens mais importantes de uma empresa: a segurança. Com o sistema integrado de gestão é possível garantir que suas informações estão seguras.

Isso acontece porque todos os dados são armazenados diretamente na nuvem. Somado a isso, o sistema facilita o trabalho da contabilidade e gera relatórios que auxiliam no planejamento estratégico.

Como escolher o ERP ideal para sua empresa?

Agora que você já sabe qual a importância de um sistema integrado de gestão, vale entender como escolher o ideal para a sua empresa e como funciona a implementação de um ERP, certo?

Para a escolha, leve em consideração alguns fatores, afinal, esse é um sistema extremamente importante para a sua empresa, que pode te ajudar a aumentar não só o número de clientes, mas auxiliar na expansão do seu negócio.

Atualização do sistema precisa ser frequente

É importante garantir que o seu Software ERP seja atualizado com frequência, pois, por ser totalmente on-line, a evolução deve ser constante e verificada. Esse tipo de procedimento evita erros e falhas na segurança e faz com que a sua empresa esteja em boas mãos.

Certifique-se que o sistema escolhido te dá suporte em todos os processos

Escolher um ERP que garanta suporte durante todo o seu processo de negócios evita que processos importantes para o sucesso de sua organização sejam feitos fora da plataforma.

Esse é o caso do sistema Omie, um ERP completamente integrado, 100% na nuvem e totalmente intuitivo. E o melhor, com ele você consegue ter um gerenciamento simples, completo e em qualquer lugar do mundo.

Além do acesso para emissão de notas fiscais, CRM e gestão de oportunidades, integração com o contador, compras, estoque e produção e a melhor gestão financeira para a sua empresa alavancar.

Pronto para melhorar os processos da sua empresa?

Agora que você já sabe o que é, suas vantagens e os dois principais critérios para escolher um bom sistema integrado de gestão, ficou claro como sua empresa pode ganhar mais produtividade e, consequentemente, redução de custos e mais vendas, certo?

Conte com a Omie para ser o seu sistema de gestão! Aqui você acompanha conteúdos ricos sobre como manter sua empresa sempre atualizada e funcional, além de poder fazer parte da Omie Academy e aprender cada vez mais como trazer a transformação digital para seu negócio!

Banner
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
importancia de relatórios contábeis
Descubra como o relatório contábil pode impulsionar seu escritório e auxiliar em decisões estratégicas. Saiba agora!
Ter um modelo de proposta comercial para escritório de contabilidade é essencial para apresentar os serviços oferecidos. Mas você sabe
Proteja seus dados: aprenda sobre segurança da informação e mantenha os dados do seu escritório e clientes seguros.