Você sabe o que é a Participação nos Lucros e Resultados? Saiba tudo sobre a PLR!

Saiba mais sobre a Participação nos Lucros e Resultados, como ela pode ser benéfica para a empresa e quem tem direito à mesma.

22/10/2021
Contabilidade

Você sabe o que é a Participação nos Lucros e Resultados de uma empresa? Esse assunto é muito interessante, entretanto, muitas pessoas desconhecem o que é e como funciona, até mesmo funcionários que têm direito de receber PLR.

 

Vale ressaltar que a PLR trata-se de um benefício dado aos colaboradores como retribuição da lucratividade da empresa. Mas, não é só isso, tem muito mais aspectos interessantes acerca desse assunto.

 

Logo, para facilitar seu entendimento, produzimos esse artigo, onde abordaremos os seguintes tópicos:

 

●    O que é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR)?

●    Para que serve a PLR?

●    Quais são as principais vantagens da adoção da PLR?

Vamos lá!

 

O que é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR)?

 

A Participação nos Lucros e Resultados,também conhecida como PLR, é uma forma das empresas recompensarem seus funcionários pelos bons resultados, dando bonificações de acordo com os rendimentos da empresa.

 

Esse benefício está regularizado na Constituição Federal e também na Consolidação da Legislação Trabalhista (CLT), de acordo com a Lei de número 10.101/2000. Apesar disso,não é um direito de todos os funcionários.

 

Isso porque,a adoção da PLR pode depender da iniciativa da empresa. Dessa forma, é facultativo que o negócio adote esse tipo de remuneração para os seus colaboradores, podendo ou não criar um programa de participação.

 

Além disso,a PLR não substitui o salário do colaborador, visto que, tal é um benefício à parte. Assim, ela é mais semelhante a uma bonificação de acordo com os lucros e resultados do que um complemento salarial.

 

Agora que você já sabe o que é a PLR, chegou a hora de descobrir como ela funciona na prática! Confira no tópico a seguir.

 

Para que serve a PLR?

 

Apesar de não ser obrigatória para todas as empresas, a adoção da Participação nos Lucros e Resultados serve para engajar e motivar os colaboradores a alcançar resultados cada vez melhores.

 

Além disso,vale ressaltar que a distribuição do benefício não tem um padrão estabelecido,podendo ser tanto um valor fixo por colaborador ou até mesmo um valor proporcional à contribuição do mesmo para aquele resultado.

 

Em linhas gerais, os seguintes aspectos são levados em consideração para a distribuição do benefício aos funcionários:

 

●    índices de produtividade e qualidade;

●    Taxas de crescimento do negócio;

●    Valores de faturamento;

●    Feedbacks de qualidade dos serviços;

●    Rendimentos obtidos pela empresa;

 

Quanto à frequência de pagamentos da PLR, vale destacar que podem variar entre uma ou duas parcelas. Dessa forma, fica a cargo da empresa decidir qual é a melhor periodicidade para o pagamento do benefício.

 

Diante disso, já alinhamos o que é e para que serve a PRL, portanto, vale descobrir se realmente vale a pena a adoção dessa prática. Por isso, confira no tópico a seguir as principais vantagens da mesma.

 

Quais são as principais vantagens da adoção da PLR?

 

Considerar quais são as vantagens é muito importante para ponderar se vale ou não a pena a utilização de determinada ferramenta. Por isso, vamos te apresentar as principais vantagens da adoção da PLR pelas empresas:

 

Cumprimento de metas

A PLR vai depender dos resultados e lucros obtidos pela empresa, portanto, os colaboradores devem bater as metas estabelecidas para que a mesma seja aplicada.

 

Diante disso, a implementação dessa bonificação em uma empresa serve como um motivador para que as metas sejam batidas e até mesmo ultrapassadas. Isso, por sua vez, é um incentivo à produtividade e beneficia o programa de metas da empresa.

 

Motivação e engajamento dos colaboradores

O reconhecimento e remuneração de um trabalho são fatores que potencializam muito a motivação e engajamento dos colaboradores.

 

Dessa forma,funcionários mais engajados são mais tendenciosos a trazer bons resultados e soluções inovadoras, o que além de melhorar os resultados, interfere também na otimização de processos e melhoria de desempenhos.

 

Aumento da transparência

A transparência pode ser considerada um dos principais fatores para que uma empresa tenha sucesso, tanto internamente quanto externamente. Assim, a adoção da PLR implica em uma gestão mais transparente, o que é muito positivo.

 

Diante disso, os colaboradores se sentirão mais seguro se confiantes para vestir a camisa da empresa, que por sua vez, passará muito mais credibilidade da sua marca para o mercado.

 

Logo, diante dessas informações, ficou bem mais fácil a tomada de decisão, certo? Esperamos que esse conteúdo tenha conseguido sanar as principais dúvidas acerca desse assunto.

 

Esse conteúdo foi produzido pelo Blog Voitto, tal que somos uma escola de negócios com mais de 200 mil alunos, que tem como missão levar a liberdade do online com a qualidade do presencial. Por isso, não deixe de nos acompanhar!  

  

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas